Acima de Qualquer Suspeita

Acima de Qualquer Suspeita Scott Turow




Resenhas - Acima de qualquer suspeita


68 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Regina 09/08/2023

Bom livro
Um bom livro. Começou bem lento mas a história é muito boa. Do meio para frente melhora bastante e vale muito a pena a leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda631 05/07/2023

Acima de qualquer suspeita
Acima de qualquer suspeita foi escrito por Scott Turow.
O livro começa nos introduzindo o personagem principal de toda a trama: Rozat “Rusty” Sabich, um renomado advogado que ao chegar ao seu trabalho é notificado de que sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus foi assassinada e estuprada. Como seu chefe, Raymond Horgan está no meio de uma campanha de reeleição, e insiste que Rusty seja o encarregado na investigação do caso. Até aí, tudo “normal”. Porém, logo no início nos é revelado que Rusty tinha um caso com Carolyn, do qual as pessoas não tinham conhecimento. Fato que poderia ser considerado corriqueiro, se ele não fosse casado há alguns anos com Barbara e tivesse um filho com ela, Nathaniel.
A história então gira em torno do promotor assistente Rusty Sabich que se encontra em uma complicada situação logo no início do livro: uma de suas colegas, a ambiciosa e sensual Carolyn Polhemus, foi brutalmente assassinada. Rusty é encarregado da investigação, que se torna ainda mais complicada visto que Rusty e Carolyn costumavam a ser amantes. A época do assassinato também não é das melhores. Às vésperas das eleições para promotor de justiça, o chefe de Rusty se encontra em uma apertada disputa na qual o resultado tende a piorar caso não se encontre e puna o responsável por tal crime. Rusty ainda tem outra batalha para enfrentar: seu casamento com Bárbara que, ciente do caso do marido, é contra que ele trabalhe na investigação do assassinato da ex-amante. Mas o que é ruim fica ainda pior, devido ao seu relacionamento com Carolyn, Rusty é acusado de tê-la assassinado, o que coloca o promotor assistente nas manchetes de todos os jornais e faz deste o maior caso que o condado já viu.
Ao investigar o caso, Rusty tenta acobertar os indícios do seu caso com Carolyn, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um suspeito com a ajuda de seu grande amigo, detetive Lipranzer, ignorando o detetive que foi originalmente destacado para o caso. Porém, como toda boa história, o fato inesperado é que Tommy Molto, um dos maiorais dentro da área de Homicídios, conduziu uma investigação paralela. Assim que o chefe de Rusty perde a reeleição para Nico Della Guardia, Nico e Tommy acusam então Rusty de estar presente na noite do crime na casa de Carolyn e afirmam ter provas disso pois um dos copos encontrados no apartamento possuem as digitais dele.
Seu chefe por doze anos, Raymond, lhe nega apoio, porém Rusty está empenhado em provar sua inocência. Contando com a ajuda de Lipranzer, seu amigo, e, pasmem, com o apoio de sua esposa, Barbara, que tinha ciência sobre o envolvimento de seu marido com Carolyn, Rusty contrata um ótimo advogado para defendê-lo e começa então o julgamento.
No inicio do livro, a historia se desenvolve em três núcleos paralelos: a investigação do assassinato, os acontecimentos relativos às eleições, e ainda as consultas de Rusty com um psiquiatra, através das quais temos conhecimento das circunstancias que deram inicio ao seu caso com Carolyn. Todos esses núcleos são desenvolvidos com calma e de forma igualmente interessante, deixando evidente desde as primeiras páginas que Turow sabe do que está falando e não tem medo de discorrer sobre praticas jurídicas e investigações criminais.
A investigação caminha a passos lentos, como provavelmente aconteceria em um caso real, sem o surgimento de pistas extraordinárias e soluções miraculosas. Isso até poderia tornar o livro maçante se não fosse o conjunto de acontecimentos que o autor criou em volta da história principal, ou seja, o casamento de Rusty e Barbara, as eleições, e as seções de terapia.
Mas se as coisas iam bem até esse momento, elas ficam muito superiores depois que Rusty é indiciado e principalmente quando o julgamento tem inicio no tribunal do júri. É nesse momento que “Acima de qualquer suspeita” deixa de ser um livro bom, para tornar-se excelente.
Para sua defesa, Rusty contrata um dos melhores advogados da cidade, alguém que, inclusive, já foi seu adversário anteriormente no tribunal, Alejandro “Sandy” Stern. Foi com surpresa que me deparei com Sandy Stern, afinal, ele é o protagonista de “O ônus da prova” que citei anteriormente. É curioso observar que em “Acima de qualquer suspeita” o advogado de defesa é um personagem muito mais carismático, sendo um mero coadjuvante, do que no livro onde todos os acontecimentos giram ao seu redor. Aliás, carismático não é o termo correto. Eu arriscaria dizer que brilhante estaria mais adequado.
Para os que me conhecem, basta dizer que se Patty Hewes (da fantástica série Damages) não estivesse disponível eu estaria inclinada a contratar Sandy Stern como meu advogado, caso eu precisasse de um. E já que eu mencionei advogados da ficção, devo dizer que ao ler o livro de Turow foi impossível não lembrar da série Law & Order e ficar com muita vontade de assistir algumas reprises da finada série jurídica.
O enredo é fascinante e incrivelmente bem estruturado. Aos poucos vamos conhecendo melhor a personagem principal, sua vida durante a infância, como conheceu a esposa, como foi seu envolvimento com Carolyn. Todos os personagens possuem profundidade e motivações. Fora a descrição das cenas dentro do tribunal em que o autor nos leva a pensar que estamos ali sentados, observando tudo de perto, desde grandes frases de efeito dos advogados, às menores reações das testemunhas. O autor envolve o leitor de tal maneira que nos faz sentir como um dos jurados. Até mesmo para quem não entende nada sobre Direito, o livro é bastante didático.
Um fato curioso que só percebi ao terminar a minha leitura é que em momento nenhum senti pena ou compaixão pela vítima, Carolyn. Pois mesmo estando morta desde o início é uma personagem que está constantemente em cena ou sendo relembrada por alguém. A única coisa que queria ao longo de minha leitura era descobrir quem tinha a assassinado e os motivos.
comentários(0)comente



xtina42 01/06/2023

Fofaaaa esse cara eh foda. Já tô com outro livro dessa série pra ler. Gostei bastante. É exatamente o tipo de mistério/suspense que eu curto. Desenvolvimento calmo e calculado. Suspeitos viáveis, resolução de impacto. Show de bola, amigues. Recomendo.
comentários(0)comente



Hugo 22/03/2023

Mistério e suspense
Os história começou devagar, mas foi por pouco tempo. Atuação magistral de advogados de defesa. Tem corrupção no sistema judicial, vários suspeitos e talvez um crime não resolvido.
comentários(0)comente



Paula1735 17/12/2022

Rusty um brilhante advogado de defesa e defensor. Busca no momento um grande caso para assim poder marcar sua carreira. Em que precisa descobrir quem é o responsável pelo assassinato da morte da sua colega Carolyn. E eles também dividam a cama. E Rusty vai esconder está informação para assim ñ torna-se o principal suspeito da morte de Carolyn. Por Rusty ser casado e pai de um filho. Ñ receberá a ajuda de seu chefe a quem pede apoio , mas por incrível que pareça recebe apoio da sua esposa, onde ela sabia do envolvimento de seu marido com Carolyn.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Rebeca 19/06/2024minha estante
Acabei de ler e faço das suas palavras as minhas!




Camirota 20/03/2022

Hmmm
O livro é bom, em algumas partes pode ser um pouco denso pois o personagem principal explica de forma jurídica o que está acontecendo no julgamento, não é ruim, só pode se tornar um pouco cansativo.
Em certo momento o real suspeito até passou pela minha cabeça, realmente foi ?acima de qualquer suspeita?, porém, senti que suas ?motivações? para o crime foram um pouco rasas; também gostaria de ver a perspectiva do autor do crime com suas próprias palavras, pois foi algo pouco tratado no livro.
comentários(0)comente



eliazevedo 11/03/2022

Uma advogada assassinada e abusada sexualmente. Como suspeitos, os vários estupradores que ela ajudou a condenar. Como encarregado da investigação, um colega da promotoria que tenta esconder que vinha tendo um caso com a vítima. Qdo o caso vem a tona, novas circunstâncias são levantadas e a suspeita recai sobre ele. Mas afinal, ele é ou não é o assassino?
comentários(0)comente



ardnai 13/01/2022

Tive uma relação de amor e ódio com esse livro...
em todos esses 15 meses que passei lendo, pois abandonava e voltava a ler, realmente o The Sunday Times não errou!

Primeiro, em vários momentos o autor parecia ter jogado várias informações ali só para encher páginas e mais páginas, ou na intenção de despistar o leitor do real objetivo, que era saber "quem realmente matou Carolyn Polhemus" ; ou ele realmente queria tornar a leitura maçante. Segundo, eu realmente pouco queria saber da vida do protagonista e sua trajetória desde a infância e "blá blá blá" (no meio do livro tive um momento de raiva onde eu realmente parei de acreditar na sua inocência por conta de alguns episódios de seu egocentrismo).

Mesmo assim, esse romance investigativo não foi ruim. O ponto alto foi a sua narrativa, o que era, até então, algo novo do gênero para mim. Amo histórias criminais, mas algo contado do ponto de vista de um PROMOTOR DE JUSTIÇA que está indo a julgamento num ambiente onde ele trabalhou por anos, com participações de outros personagens jurídicos importantes, foi bastante interessante e empolgante. A escrita ? contada em primeira pessoa ? parecia nos levar até o momento, sendo julgados ou apenas testemunhando aquele fato no tribunal de justiça. Enfim, como o The Sunday Times classificou, realmente "se você começar a ler este livro, vai terminá-lo".

PS: A lição que fica da história é: NUNCA SUBESTIME UMA MULHER TRAÍDA. :)
comentários(0)comente



Nolan 27/10/2021

Parei na metade?
Não sei exatamente o porquê, mas não achei bom. Parece que nada muda, nada surpreende. Se quer um livro de crimes e detetive eu não indicaria esse.
comentários(0)comente



Fernanda 03/08/2021

Resenha
Eu particularmente adoro livros com temas policiais e jurídicos e por isso mesmo que este livro me "chamava" para ler lido cada vez que ia pegar um novo para ler.
A história toda fala da vida e carreira de Rusty, um investigador com uma carreira brilhante mas nem tão perfeita na vida pessoal. Inicialmente o autor nos passa uma visão da vida do personagem que parece sim ser ótima mas aos poucos ele vai mostrando detalhes da vida de Rusty e atitudes que talvez não tenham sido corretas, porém que levam um caminho sem volta.

Acusado de um crime que ele jura ser inocente, o livro mexe com a imaginação do leitor até o momento final onde a sentença é dada. Seria o personagem inocente ou culpado? Acredite, mesmo depois de ler o final, você ficará desconfiado da decisão do juiz.

Bastidores de audiências são detalhadas nos mínimos detalhes, incluindo a emoção de todos os envolvidos. Detalhes das investigações também são narradas com o máximo de cuidado. Para quem não for da área jurídica não se preocupe, o livro relata cada ação de forma bem compreensível.

O livro é interessante demais pois além de nos mostrar os bastidores do mundo jurídico (que eu adoro), nos coloca a refletir sobre as decisões, às vezes aparentemente sem importância que tomamos no dia a dia, o quanto essas decisões de fazer algo podem afetar nosso futuro.

Eu adorei o livro e enquanto não comecei a ler a continuação não susseguei, hehehe. Recomendo para todos que adoram investigações e área jurídica.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2014/11/resenha-acima-de-qualquer-suspeita.html
comentários(0)comente



Ricardo.Rincon 04/07/2021

Um ótimo thriller
Se você está procurando um livro de tirar o fôlego e que você não consegue parar de ler.
Que final sensacional.
Maravilhoso.
Só não é perfeito porque tem alguns momentos enfadonhos.
comentários(0)comente



Edy 13/06/2021

É um romance policial, que fala sobre homicídio e as fases das investigações e julgamento. É uma leitura fluída, que consegue prender dia atenção e ter o tempo todo curiosidade do desfecho do caso
comentários(0)comente



Dan 11/06/2021

Simplesmente surpreendente!
O desfecho da história é simplesmente surpreendente. Se em algum momento suspeitei do assassino no decorrer do livro foi bem rápido, tão rápido que eu nem me lembro!
Dificilmente você irá descobrir quem matou Carolyn Polhemus antes do autor dizer com todas as letras, EU SINTO MUITO...
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR