Fernanda631 05/07/2023
Acima de qualquer suspeita
Acima de qualquer suspeita foi escrito por Scott Turow.
O livro começa nos introduzindo o personagem principal de toda a trama: Rozat “Rusty” Sabich, um renomado advogado que ao chegar ao seu trabalho é notificado de que sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus foi assassinada e estuprada. Como seu chefe, Raymond Horgan está no meio de uma campanha de reeleição, e insiste que Rusty seja o encarregado na investigação do caso. Até aí, tudo “normal”. Porém, logo no início nos é revelado que Rusty tinha um caso com Carolyn, do qual as pessoas não tinham conhecimento. Fato que poderia ser considerado corriqueiro, se ele não fosse casado há alguns anos com Barbara e tivesse um filho com ela, Nathaniel.
A história então gira em torno do promotor assistente Rusty Sabich que se encontra em uma complicada situação logo no início do livro: uma de suas colegas, a ambiciosa e sensual Carolyn Polhemus, foi brutalmente assassinada. Rusty é encarregado da investigação, que se torna ainda mais complicada visto que Rusty e Carolyn costumavam a ser amantes. A época do assassinato também não é das melhores. Às vésperas das eleições para promotor de justiça, o chefe de Rusty se encontra em uma apertada disputa na qual o resultado tende a piorar caso não se encontre e puna o responsável por tal crime. Rusty ainda tem outra batalha para enfrentar: seu casamento com Bárbara que, ciente do caso do marido, é contra que ele trabalhe na investigação do assassinato da ex-amante. Mas o que é ruim fica ainda pior, devido ao seu relacionamento com Carolyn, Rusty é acusado de tê-la assassinado, o que coloca o promotor assistente nas manchetes de todos os jornais e faz deste o maior caso que o condado já viu.
Ao investigar o caso, Rusty tenta acobertar os indícios do seu caso com Carolyn, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um suspeito com a ajuda de seu grande amigo, detetive Lipranzer, ignorando o detetive que foi originalmente destacado para o caso. Porém, como toda boa história, o fato inesperado é que Tommy Molto, um dos maiorais dentro da área de Homicídios, conduziu uma investigação paralela. Assim que o chefe de Rusty perde a reeleição para Nico Della Guardia, Nico e Tommy acusam então Rusty de estar presente na noite do crime na casa de Carolyn e afirmam ter provas disso pois um dos copos encontrados no apartamento possuem as digitais dele.
Seu chefe por doze anos, Raymond, lhe nega apoio, porém Rusty está empenhado em provar sua inocência. Contando com a ajuda de Lipranzer, seu amigo, e, pasmem, com o apoio de sua esposa, Barbara, que tinha ciência sobre o envolvimento de seu marido com Carolyn, Rusty contrata um ótimo advogado para defendê-lo e começa então o julgamento.
No inicio do livro, a historia se desenvolve em três núcleos paralelos: a investigação do assassinato, os acontecimentos relativos às eleições, e ainda as consultas de Rusty com um psiquiatra, através das quais temos conhecimento das circunstancias que deram inicio ao seu caso com Carolyn. Todos esses núcleos são desenvolvidos com calma e de forma igualmente interessante, deixando evidente desde as primeiras páginas que Turow sabe do que está falando e não tem medo de discorrer sobre praticas jurídicas e investigações criminais.
A investigação caminha a passos lentos, como provavelmente aconteceria em um caso real, sem o surgimento de pistas extraordinárias e soluções miraculosas. Isso até poderia tornar o livro maçante se não fosse o conjunto de acontecimentos que o autor criou em volta da história principal, ou seja, o casamento de Rusty e Barbara, as eleições, e as seções de terapia.
Mas se as coisas iam bem até esse momento, elas ficam muito superiores depois que Rusty é indiciado e principalmente quando o julgamento tem inicio no tribunal do júri. É nesse momento que “Acima de qualquer suspeita” deixa de ser um livro bom, para tornar-se excelente.
Para sua defesa, Rusty contrata um dos melhores advogados da cidade, alguém que, inclusive, já foi seu adversário anteriormente no tribunal, Alejandro “Sandy” Stern. Foi com surpresa que me deparei com Sandy Stern, afinal, ele é o protagonista de “O ônus da prova” que citei anteriormente. É curioso observar que em “Acima de qualquer suspeita” o advogado de defesa é um personagem muito mais carismático, sendo um mero coadjuvante, do que no livro onde todos os acontecimentos giram ao seu redor. Aliás, carismático não é o termo correto. Eu arriscaria dizer que brilhante estaria mais adequado.
Para os que me conhecem, basta dizer que se Patty Hewes (da fantástica série Damages) não estivesse disponível eu estaria inclinada a contratar Sandy Stern como meu advogado, caso eu precisasse de um. E já que eu mencionei advogados da ficção, devo dizer que ao ler o livro de Turow foi impossível não lembrar da série Law & Order e ficar com muita vontade de assistir algumas reprises da finada série jurídica.
O enredo é fascinante e incrivelmente bem estruturado. Aos poucos vamos conhecendo melhor a personagem principal, sua vida durante a infância, como conheceu a esposa, como foi seu envolvimento com Carolyn. Todos os personagens possuem profundidade e motivações. Fora a descrição das cenas dentro do tribunal em que o autor nos leva a pensar que estamos ali sentados, observando tudo de perto, desde grandes frases de efeito dos advogados, às menores reações das testemunhas. O autor envolve o leitor de tal maneira que nos faz sentir como um dos jurados. Até mesmo para quem não entende nada sobre Direito, o livro é bastante didático.
Um fato curioso que só percebi ao terminar a minha leitura é que em momento nenhum senti pena ou compaixão pela vítima, Carolyn. Pois mesmo estando morta desde o início é uma personagem que está constantemente em cena ou sendo relembrada por alguém. A única coisa que queria ao longo de minha leitura era descobrir quem tinha a assassinado e os motivos.