Jon O'Brien 01/11/2024
Resenha Acima de Qualquer Suspeita – Scott Turow | LIVRO X SÉRIE
Desde Em Defesa de Jacob, primeiro thriller jurídico que li, fiquei fascinado por esse tipo de narrativa, então decidi passar à frente na lista de leituras um livro do considerado mestre do thriller jurídico, o Scott Turow, aproveitando que foi lançada, neste ano, uma minissérie adaptando a obra original, que já fora adaptada para filme décadas atrás. Venha ver, sem spoilers, o que achei.
O livro acompanha o julgamento do promotor Rusty Sabich, acusado de estuprar e matar a amante e colega de trabalho, Carolyn Polhemus. É ele quem inicia as investigações do caso, mas, à medida que provas circunstanciais o colocam como principal suspeito, o caso passa a ser investigado por um rival de Rusty.
A escrita do Scott Turow é muito boa, revelando informações importantes no momento certo, mas tem uma linguagem técnica um pouco complicada para quem não entende os jargões da área do direito. Outra questão importante de ser comentada é a demora do livro em “começar”. O livro é dividido por partes, e Rusty só se torna oficinalmente um suspeito na transição de uma parte para outra. O livro, que tem quase 500 páginas, demora muito a chegar ao momento descrito na sinopse, e eu acho que essa demora foi injustificada. O autor constrói muito bem os personagens, todos eles vistos do ponto de vista do Rusty, mas essa demora da trama em engatar foi um tanto cansativa e desnecessária.
Quando a trama de fato começa, no entanto, Scott Turow mostra como consegue prender o leitor com as nuances de um julgamento acerca de um crime superviolento. Rusty é levado ao limite e, com a ajuda de um amigo investigador, tenta fazer uma investigação paralela para provar que não há provas que atestam sua culpa. As cenas do julgamento foram as mais aguardadas por mim, e elas não decepcionaram, levando a tensão da obra a outro nível conforme testemunhas eram chamadas.
E o livro termina com um final surpreendente, ou pelo menos foi surpreendente para mim. Achei que a história estava se encaminhando para um lado, mas na verdade eu fui surpreendido, e o melhor de tudo é que o autor deixou pistas ao longo do livro para que pudéssemos chegar à mesma conclusão. Por conta de um final extremamente satisfatório, eu subi a nota do livro de 4 para 4.5 estrelas.
A minissérie baseada no livro Acima de Qualquer Suspeita foi produzida pelo streaming da Apple TV e possui 8 episódios. O protagonita, Rusty Sabich, é performado por Jake Gyllenhaal, e o elenco conta também com as estrelas Ruth Negga, Bill Camp, O-T Fagbenle e Peter Sarsgaard. Para começar, diferentemente da adaptação de Em Defesa de Jacob, as mudanças da minissérie de Acima de Qualquer Suspeita em relação ao material original são inúmeras. São mudanças tão grandes e tão fora da curva que num dado momento eu fiquei me perguntando se o final da série seria diferente também.
No entanto, por mais improvável que possa parecer, a maior parte dessas mudanças me agradou. Na verdade, a minissérie tem um ritmo muito mais acelerado que o livro, o que é ótimo, uma vez que o livro tem aquele problema de “demorar a começar”. Na série, a tensão entre os personagens é mostrada desde o começo. Houve mudanças estruturais que pensei que pudessem afetar drasticamente o resultado da adaptação, mas felizmente a maior parte dessas mudanças não ficou ruim. O final, no entanto, também alterado, foi um pouco decepcionante, motivo pelo qual, dos oito episódios, avaliei apenas o último com 9, e não com 10 estrelas.
Ainda assim, a produção foi muito bem-feita, as atuações estão incríveis e eu soube que estão considerando transformar a série em uma antologia. A próxima temporada, por exemplo, vai adaptar um outro thriller jurídico. E aí, já leu esse clássico, assistiu ao filme ou ao seriado? Conte para mim nos comentários. Vou adorar saber!
site: https://redipeblog.wordpress.com/2024/11/01/resenha-acima-de-qualquer-suspeita-scott-turow-livro-x-serie/