Deus Me Livre!

Deus Me Livre! Luiz Puntel




Resenhas - Deus me Livre!


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Aline221 23/09/2024

Uma leitura necessária
Não me lembro especificamente sobre a história e personagens em si.Mas consigo me lembrar de que a história tinha um apego social muito forte.
Como já escrevi em várias resenhas,por mais que você não lembre do enredo do livro,a sensação de que a história é boa fica com você pra sempre.
comentários(0)comente



Mateus1259 13/07/2024

Até o momento foi o livro de crime e mistério da coleção com teor mais obscuro e violento mesmo para a faixa etária destinada. Tinho O autor apresenta bons momentos como início da investigação, Tinho disfarçado, a personalidade do padre que o acolhe, a reação da comunidade quando Tinho é incriminado, referência a outro livro da coleção Vagalume. No entanto, tem momentos bem fracos, a investigação no final se resolveu como um passe de mágica, é como se o autor tivesse que fazer caber em menos de 100 páginas e fez de qualquer jeito. O teor religioso também me incomoda em alguns pontos e a situação do beco incerta poderia ter finalizado. Seria interessante se este livro tivesse uma continuação para explorar o pós-inocência de Tinho e como o beco ia lidar contra nos interesses de especulação imobiliária. Dois pontos altos do livro são justamente abordando a especulação imobiliária e como interpretamos notícias, de como não devemos confiar e consumir apenas uma única fonte de notícias de certamente tem um viés de ideias.
comentários(0)comente



Márcia 10/01/2024

Leitura necessária
Confesso que eu li quando tinha uns 12/14 anos, e não me lembro bem dos personagens e do desfecho da estória, mas lembro de situações do livro que me marcaram muito. O meu primeiro contato com um crime foi nesse livro Esse livro era indicado nas escolas públicas a época e peguei no armário do meu irmão. Vou reler para ver se os sentimentos serão os mesmos.
comentários(0)comente



nanasatz 19/08/2023

Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo esse livro. Os personagens são escritos maravilhosamente, a crítica é ótima e arte é linda.

O livro representa a realidade de vários brasileiros nessa sociedade onde muitos são condenados injustamente, o Tinho é uma representação ótima e verdadeira.

O livro não é nada lento ou chato, ele faz com que você fique preso na narrativa por horas. Tem de tudo um pouco, momentos engraçados, de aventura, romance e é claro, a crítica.
comentários(0)comente



Jorge 11/01/2023

Nostalgia...
Lembro de que a 15 anos atrás, começava a conhecer a série vagalume... Os livros incríveis para a época... Hoje consigo entender a crítica por trás dessa trama... Recomendo a leitura....
comentários(0)comente



Marcos Aurélio 12/10/2022

A turma do Beco
Reencontro Puntel depois de ler o Açúcar Amargo.

A história de Tinho se repete neste Brasil afora todos os dias. Condenados pelo princípio do direito que nenhum livro cita, mas existe: "precipitação".

O jovem que perdeu cedo demais o pai, nenhuma criança deveria perder os pais. O trabalho no Banco do Brasil, muitos estudantes adolescentes nos anos 80 e 90 gostariam de ter a oportunidade de trabalhar na instituição.

O sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo lugar onde nasceu, e mora. O progresso, aumentando a selva de pedra e expulsando que não pode conviver com os "novos ricos", porque sua simples presença os ofende.

Sim, o livro é uma leve aula de filosofia, isto se pensar sobre os problemas sociais e humanos for realmente leve.

E enfim, a paixão, na fase em que o menino se apaixona pela menina sem se dar conta. E naquele tempo, nestas páginas ainda existia o frio na barriga, o suor nos mãos, a espera e conquista do primeiro beijo.

E naquele tempo a igreja era igreja. Um lugar de espiritualidade, princípios, valores e muito amor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline.Rodrigues 21/05/2021

Livro com crítica social
Temos aqui um ótimo livro ,com muitas aventuras e uma baita de uma crítica social a sociedade que desde sempre nunca ligou para os pobres.
comentários(0)comente



mj4 30/01/2021

Livros antigos
Resolvi vasculhar livros que tenho que deixo em uma gaveta, acabei encontrando diversos livros da coleção Vaga-lume que eu ainda não tinha lido, são livros antigos pra mim, faziam parte da adolescência dos meus pais. Comecei por Luiz Puntel, já conheço o autor porque li outras obras dele, como “Açúcar Amargo”, “Tráfico de anjos” e outros. Ler esse livro me lembrou da ótima sensação que é ler romance policial.
comentários(0)comente



Jota 04/12/2020

Que delícia de leitura
Li um ou outro livro da coleção Vaga-Lume quando criança/adolescente. Quero ler a coleção inteira, pra poder apresenta-la ao meu filho e, se ele quiser e deixar, rsrsrs, ler com ele.

Deus me Livre, de Luiz Puntel, foi lançado em 1984, e faz parte da série Vaga-Lume. Essa coleção de livros brasileiros voltada para o público infantojuvenil teve início em 1973, pela editora Ática.

Conta a história de Tinho, morador de uma região pobre, chamada de Beco do Deus-Me-Livre (ou de forma preconceituosa, como Favelão). Essa comunidade ficava entre dois bairros nobres da cidade de Ribeirânia, portanto despertava interesse de empresas de construção e do prefeito.

Um dia, enquanto voltava pra casa, Tinho vê ladrões arrombando o laboratório de uma faculdade. Ele pula a janela do recinto, se sentindo um super-herói, para barrar os criminosos. Após fracassar, ele é raptado, e, o pior, é obrigado a assinar um documento se declarando responsável por um crime. Tinho torna-se vilão, fugitivo, procurado pela polícia e nem os moradores do próprio bairro acreditam nele.

Ao longo da história, percebemos uma ótima crítica social, uma denúncia sobre a condição de vida de pessoas na miséria, a violência contra os mais pobres devido interesses econômicos, etc.

Gostou? Venha conhecer a história. Tenho certeza que você vai amar.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq/
comentários(0)comente



Laiza 13/07/2020

Deus me Free
31 anos e nunca havia lido nenhum livro da coleção vagalume. Peguei esse livro no metrô, naqueles projetos de pegue/deixe um livro. Cheio de aventura com bons ideais. Ótima leitura para leitores iniciantes que estejam entediados num dia qualquer da quarentena.
comentários(0)comente



Ana Trindade 26/05/2020

Ótimo coml todos os livros da coleção vagalume! Com aventura e um pouco de suspense me deixou bem presa!
comentários(0)comente



Larissa4578 05/03/2020

Leitura Rápida
Leitura rápida e fluida, um leve suspense com a reflexão de como é importante e necessário lutar pela justiça.
comentários(0)comente



BINHA Around The World 19/10/2018

Para os jovens
Narrativa maravilhosa da aventura de um jovem, ajudado por um grupo de jovens, um padre e um professor, que precisa desvendar uma trama bem armada para poder salvar sua reputação e sua pele.

Sensacional e bem interessante para o público adolescente.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR