Jota 04/12/2020Que delícia de leituraLi um ou outro livro da coleção Vaga-Lume quando criança/adolescente. Quero ler a coleção inteira, pra poder apresenta-la ao meu filho e, se ele quiser e deixar, rsrsrs, ler com ele.
Deus me Livre, de Luiz Puntel, foi lançado em 1984, e faz parte da série Vaga-Lume. Essa coleção de livros brasileiros voltada para o público infantojuvenil teve início em 1973, pela editora Ática.
Conta a história de Tinho, morador de uma região pobre, chamada de Beco do Deus-Me-Livre (ou de forma preconceituosa, como Favelão). Essa comunidade ficava entre dois bairros nobres da cidade de Ribeirânia, portanto despertava interesse de empresas de construção e do prefeito.
Um dia, enquanto voltava pra casa, Tinho vê ladrões arrombando o laboratório de uma faculdade. Ele pula a janela do recinto, se sentindo um super-herói, para barrar os criminosos. Após fracassar, ele é raptado, e, o pior, é obrigado a assinar um documento se declarando responsável por um crime. Tinho torna-se vilão, fugitivo, procurado pela polícia e nem os moradores do próprio bairro acreditam nele.
Ao longo da história, percebemos uma ótima crítica social, uma denúncia sobre a condição de vida de pessoas na miséria, a violência contra os mais pobres devido interesses econômicos, etc.
Gostou? Venha conhecer a história. Tenho certeza que você vai amar.
site:
https://www.instagram.com/mundolivrosehq/