O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald




Resenhas - O Grande Gatsby


3231 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


dido4 11/06/2020

Um Grande Livro
Em um dos prefácios (no Apêndice dessa edição que li), é dito que antes de escrever O Grande Gatsby, Fitzgerald disse: "Quero escrever algo novo - algo extraordinário, belo e simples mais intrincado como trama". E é exatamente isso que nos deparamos com a leitura dessa obra. A história parece simples, mas, se bem observada e lida, percebe-se como é vasto o que se encontra por trás do que é dito nas linhas.

É um romance divertido e rápido de se ler, além de uma história que prende o leitor. Além disso, é também capaz de pintar um retrato extremamente bom da sociedade da época (a década de 20), e de incitar muita reflexão. Recomendo bastante.
Paulin 11/06/2020minha estante
Se tornou meu clássico favorito, e meu autor estadunidense predileto. Tanto o livro como o filme )do DiCaprio) são maravilhosos. Escrevi uma pequena reflexão sobre o livro paralelando com a recente história dos EUA no começo do século XX. Se tiver interessado em ler, me chama no direct do Instagram @opaulo_santiago | abs ??


Nina 11/06/2020minha estante
Eu reconheço muitos aspectos importantes e relevantes do livro, mas achei tão chato ??




Isabelle 10/12/2023

Não se pode reparar o passado
Eu achei o desenrolar da leitura meio chato e tedioso , porém ao terminar de ler e entender o que o autor quis passar com essa história o livro subiu no meu conceito. Há muitas nuances e reflexões . Nesse caso eu achei o filme melhor que o livro e o final me arrasou.
Praga.Enzo 10/12/2023minha estante
Ce assistiu antes de ler o livro? Talvez tenha sido isso. Nossa, eu não conseguia parar de ler kkkkk


Isabelle 10/12/2023minha estante
Não , eu li primeiro depois vi o filme




Lari 26/03/2021

Um livro de tão pouca página, parece que levei um mês pra ler, pq n estava me prendendo. Até que é bom, porém n curti muito.
Kevis Wallis 28/03/2021minha estante
Tive a mesma sensação, quase que não acabava.


Lari 28/03/2021minha estante
Kkkkkkkkk te entendo




spoiler visualizar
Nanna 07/02/2022minha estante
Farei Ctrl C + Ctrl V kkkk concordo CTG. Mas é aquela... Gatsby msm não se preocupava em fazer amigos, as festas e o luxo era pra chamar atenção de uma pessoa apenas...


helenaslodk 07/02/2022minha estante
???




m.eduarda1 12/04/2023

Este livro surpreendentemente me ajudou no teste de história
É engraçado não é? Pois bem. Apesar de ter sido uma leitura um tanto quanto enjoativa, me ajudou a ter um grande horizonte sobre o que é ter sido um membro da aristocracia e burguesia nos "loucos anos 20", uma antecedência dos acontecimentos da quebra da bolsa de valores de Nova York e uma consequência indireta para a segunda guerra mundial. Ademais, não tenho tanto a acrescentar sobre o livro, mas foi de grande ajuda para que eu pudesse compreender e ter dissertado muito bem sobre a década de 20 na prova de história.
Diegofoxcviii 12/04/2023minha estante
Quais foram os pontos principais sobre os agitados anos 20?
Desculpe a curiosidade, mas como professor de História não poderia deixar de perguntar. Kkkkk


m.eduarda1 12/04/2023minha estante
oii, posso responder. O livro me deu uma grande nuance sobre a época de um consumismo tremendo, festas e o famoso jazz, uma grande prosperidade naquela época para quem investia e saia como um louco para gastar com a sobra do lucro.




@anypaganbook 09/09/2020

Blasé. Chato. Tedioso. Maçante.
Blasé. Chato. Tedioso. Meia boca. Sem sal. Sem graça. Enfadonho. Monótono. Maçante. E qualquer outro adjetivo do mesmo gênero.
Tentei gostar mas foi a pior leitura que consegui completar, vi diversas resenhas mas não consegui achar nada de bom.
Sim, eu entendi que é uma crítica à sociedade da época e ao próprio estilo de vida do autor, mas não deu pra mim. Terminei o livro com a única sensação de "ta, e daí?".
Mell Rodriguez 09/09/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk morta! Ia começar hoje, mas depois dessa, vou reavaliar minha urgência.


@anypaganbook 09/09/2020minha estante
olha, a grande maioria das pessoas gosta, então não sei até que ponto minha avaliação condiz com a realidade geral kkkkkkkk. Talvez você goste, mas se no início você já achar chato, não vai adiantar esperar pra ver se melhora, sabe?




Mfarits 28/05/2021

?Antes de criticar alguém, lembre-se:
Nem todos tiveram as mesmas oportunidades que você.?
Que escrita fenomenal!
Desde o começo da minha leitura da obra eu pensei comigo ?esse livro é diferente!?
Uma cena que me fez pensar bastante nesse sentido foi a primeira aparição de Gatsby. ?Nossa que fora do convencional essa descrição.? Foi a minha primeira impressão.

Quantas vezes não já fizera o papel de Gatsby? Completamente imerso em idealização quando a sua própria realidade poderia ser bem diferente e até mais proveitosa?
Mas não julgo por nenhum momento Gatsby. Ele é bobo, sim. Inconsequente, cego e tolo por não aproveitar seus bens.
Mas temos que pensar que tudo que lhe pertence, foi fruto do seu esforço para o objetivo que achamos tão sem sentido no final.
Ganhou sua fortuna para tal motivo, para conseguir realizar o seu ÚNICO sonho.

O leitor (eu mesmo por exemplo) pode pensar ?Nossa, mas que absurdo uma pessoa com tais oportunidades e com tantas possibilidades investindo toda a vida no amor de uma mulher??. Mas Gatsby só conquistou o que consquistou por tal objetivo. Revoltante e triste. Mas nos lembra que nossos sonhos, não devem jamais depender dos outros, nossos sonhos devem ser nossos e dependentes apenas de nós.
necrowitch 10/06/2021minha estante
ai que lindooo ????


Mfarits 10/06/2021minha estante
???amo esse livro




Lucas.Augustinho 11/03/2022

Muito bom o livro, uma leitura agradável que não se arrasta, mas o final do livro me pegou de calça curta. Não esperava um plot desse tipo. Valeu a leitura.
Lexicia 11/03/2022minha estante
Fiquei curiosa agora com esse plot kkkk


Lucas.Augustinho 11/03/2022minha estante
Olha, pega qualquer um desprevenido kkkk




Marinafreire 08/05/2021

Segunda vez do livro,
Primeira vez depois de ter assistido a adaptação de 2013 como DiCaprio, que eu amo. Foi muito gostoso ler o livro de novo com aquela explosão de cor e movimento e música do filme. E claro, pensando no DiCaprio toda vez que o Gatsby aparecia no livro. Logo depois de terminar, fui assistir o filme. De novo. Eu particularmente amo essa mistura da década de 20 com alguns elementos mais atuais. No livro não evitei, mas no filme, como sempre, não vejo o fim.

A questão da crítica aos valores sobre os quais o sonho americano pós-guerra se sustentavam não fica tão explícita no filme, acredito que no livro, por você ter que ler, fique um pouco mais fácil de ser observada. No filme isso se mistura um pouco com o vislumbre da riqueza de detalhes e da riqueza que essas pessoas apresentavam de forma rápida. Em alguns momentos essa crítica pode ser ouvida, vista e percebida. Mas pra muitos pode passar despercebida. E aí, o principal objetivo da obra se perde. Esse é o ponto em que o filme deixa a desejar, por sair do trilho construído no livro.

É uma história e tanto, que apresenta vários elementos dentro de um contexto que gira em torno daquilo que faz todo homem, admitindo ou não, escalar na vida: o amor por alguém.
Gatsby é um sonhador ambicioso. Ou um ambicioso sonhador. Esse negócio da história ser contada por um narrador não confiável ficou muito boa na história, pq traz mais mistério pra vida misteriosa de Gatsby, e ver toda a história sob a perspectiva de Nick, mesmo que desconfiável, indica os caminhos que o leitor tem que seguir pra tirar as próprias conclusões, quanto à sociedade, época que a história se passa e foi escrita (isso é bom ter em mente o tempo todo), história do Gatsby (mas será que importa?), enfim. Essa sensação de história não acabada, mas acabada. Trágico.
A perspectiva de Nick sobre a sociedade, tanto a conservadora de onde ele vem quanto a emergente em Nova Iorque, mostra que ele se apega a seus valores de interiorano. Porém, alguém que em partes vai abrindo mão disso pra experimentar mais dessa nova realidade que acontece ali onde ele mora, onde trabalha, sempre guiado por Dayse, Tom, JG e Jordan, uma personagem interessantíssima. Eu penso que Nick, mesmo criticando aquela sociedade que vive de aparência e futilidades, acaba deixando transparecer uma pontinha de inveja.

Minha leitura e visão da obra sempre se aperfeiçoa a cada vez que me envolvo. Tanto a questão dos amores, das duvidas e da crítica aberta à sociedade norte americana da década de 20, e isso mais por parte do autor do que de qualquer personagem.

Vale muito a pena como objeto de conhecimento de época e vida social, quanto para um momento prazeroso numa história que prende do início ao fim.
brendkarla 08/05/2021minha estante
não vou nem ler, quero me aprofundar nesse livro 100% sem saber de absolutamente nada


Marinafreire 08/05/2021minha estante
Emoçãooooo




Jrdncst 26/04/2021

Um suco do "sonho americano"!
Bom, vamos lá!

Dei quatro estrelas para o livro, portanto, percebe-se que tenho muitos prós e alguns contras. Primeiramente, fui muito surpreendida, para não dizer decepcionada, pois esperava uma história com mais acontecimentos. No entanto, a narrativa é muito detalhista, o que contribui bastante para o enriquecimento do texto. Dessa forma, podemos contemplar personagens muito bem construídos e uma narração que nem sempre segue a ordem cronológica dos acontecimentos. Sendo assim, a história acaba sendo mais lenta.

Enfim, a leitura é muito válida, pois além de entrarmos em contato com questões pertinentes nos anos 20, podemos tirar algumas lições de vida. Gostei!
mandita 26/04/2021minha estante
Maneiro vou ler então


Jrdncst 26/04/2021minha estante
faça isso!




Matheus Luís 23/01/2021

O Grande Gatsby
Um livro excelente!

Que traz a história através do ponto de vista de Nick, que é um narrador que como nós só sabe partes do que acontece, então ele vai demonstrando os personagens do seu ponto de vista, do que ele vê e do que os outros personagens falam para ele. Deixando o questionamento será que ele é confiável?

O Gatsby é o cara que fez e fará de tudo pelo amor enquanto puder, com a esperança de um dia conquistá-la novamente.

O livro me prendeu logo na primeira página ao trazer o seguinte:

"Quando era mais jovem e mais vulnerável, meu pai me deu um conselho que venho remoendo desde então.
- Sempre que sentir vontade de criticar alguém- disse ele - lembre que nem todo mundo teve os mesmos privilégios que você."

F. Scott Fitzgerald escreveu um livro onde Gatsby é tido como a personificação do sonho americano, que era pobre e se tornou rico e com influência, só que de maneiras duvidosas. Só que ele ainda vive o sonho de um dia poder se casar com sua amada. O que traz outro questionamento: vale a pena viver remoendo o passado ou é melhor esquecer-lo e seguir adiante?
Matheus 24/01/2021minha estante
A solidão do Gatsby ao final é muito triste. Só teve o Nick por ele.


Matheus Luís 24/01/2021minha estante
Exato!




spoiler visualizar
Surtalamisa 25/03/2024minha estante
Hum, eu já sabia por cima do q se tratava por estudar ele em literatura, mas sempre fiquei com o pé atrás por conta da escrita...me sinto burra quando n entendo oq os autores escrevem kkk


Johann 25/03/2024minha estante
Eu tbm me sinto assim às vezes kkkk mas a linguagem desse livro não é difícil...




Kamy Delchello 01/07/2024

Difícil de avaliar
No início, me vi totalmente perdida na história, não estava entendendo absolutamente nada e nunca havia visto o filme (coisa que vi que umas avaliações comentaram que ajudaram a entender). Demorou (muito) até que eu me encontrasse e começasse a entender o que estava se passando.
Se não tivesse tido esse intervalo entre início da história e início de onde comecei a entender o livro, a avaliação seria melhor.
Não é um livro/ história ruim, eu até que gostei, o que me pegou foi isso no início e cenas que deveriam passar rápido passarem devagar e vice versa, ao mesmo tempo que umas partes pareciam ser arrastadas, elas estavam ao mesmo tempo correndo com os fatos (da para entender?).
Não julgo quem ama o livro, até entendo, só acho que não funcionou comigo.

SPOILER AQUI:

Porém, mesmo assim, no final fiquei muito revoltada, com raiva EXTREMA E PRINCIPALMENTE da Daisy, do Tom também e fiquei morrendo de dó da morte solitária de Gatsby, deu vontade de entrar no livro e abraçar o Nick, pai do Gatsby e o próprio Gatsby, ele não merecia isso.
Stephanie295 07/07/2024minha estante
Aí eu não fiquei com tanta raiva da Daisy pq você vê tudo pelo contexto. Ela foi abandonada por ele, depois que ele viu a merd@ que fez que foi atrás dela, ela não podia esperar por ele pra sempre. Ela se casou, estava normal (infeliz mas todos ali são infelizes) até ele começar a tentar reconquista-la de novo. Eu entendo as razões dela.


Kamy Delchello 10/07/2024minha estante
No caso, a certa "raiva" pela Daisy foi pelo fato de ela ter matado a amante do Tom (fato esse que ela não contou para ninguém) o que ocasionou na morte do Gatsby, na qual ela nem foi ao velório ou ao menos se importou em falar com o Nick quando ele ligou. Por outro lado, entendo sim que para ela deve ter sido difícil ter sido abandonada e do nada o cara reaparece de volta e tenta recuperar todo o tempo em que perdeu, mas ela já tem filha e um marido, consigo perfeitamente imaginar como a mente dela deve ter ficado.




Layla.Ribeiro 08/12/2020

Livro de agradável leitura, nos mostra os brilhos dos EUA nos anos 20, um livro curto, com um narrador personagem que vai nos contando a história de sucesso e sonhos de Jay Gatsby, gostei que os personagens do livro são bem humanos mesmo, não temos heróis e nem vilões, é uma grande crítica ao capitalismo que estava em efervescência graças a alta do bolsa de valores e também faz um severa crítica ao egoísmo da elite em geral. No mais, criei grandes expectativas sobre este livro e ele não me encantou como eu esperava, mas é uma leitura boa.
D.Angelo 22/12/2020minha estante
Oi... tente ?6 contos da era do Jazz? do S. Fitzgerald.


Layla.Ribeiro 23/12/2020minha estante
Ok , obg pela indicação




Labranches 26/08/2013

Perdi meu tempo...
Essa edição que eu comprei tem uma tradução estranha, com frases sem sentido e erros gráficos. Leitura chata! Não vou nem perder meu tempo lendo a parte em inglês, já que comprei a edição bilíngue.

Dizem que o recente remake do filme é bom, pelo menos o visual é bonito. Assistirei pra ver se minha impressão sobre a história melhora.
Sorry.
Matheus 25/10/2013minha estante
Como você avalia um livro pela edição que você tem? o.o


Labranches 27/10/2013minha estante
Eu avaliei A EDIÇÃO q eu tinha. E não o livro.
18 anos, "esperto" e arrogante!
Má vá...




3231 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR