Mariana Melo 27/05/2012"Você demorou muito para ganhar todo esse peso, e ele não vai sumir da noite para o dia. Tenha paciência." Pág. 155
Nada contra os gordinhos, ok? Pra mim, o mais importante é a gente se sentir bem, se amar e ficar feliz ao se olhar no espelho. Acontece que comigo mesma eu sou muito exigente e pior: confesso que sou muito influenciada pelos modelos de beleza da nossa sociedade – ao menos no quesito corpo perfeito. Se esta também é a sua realidade, o livro “100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma” será muito útil tanto pra afinar as formas quanto para te ajudar a viver mais e melhor.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que este não é um livro para você sentar e ler durante horas como costumamos fazer com livros de literatura. Este livro será como uma visita ao médico, um momento pra você entender melhor o funcionamento da gordura do seu corpo, e deve ser lido quando você estiver curiosa sobre esses assuntos. Por exemplo, sabe aquela hora no fim do domingo que você pensa “putz, hoje eu destruí meu regime” e sai que nem uma desorientada procurando regimes malucos pela internet (#depoimento)? Ou então aquela hora que te dá vontade de comprar uma revista Boa Forma da vida, pra ver se consegue acabar de vez com os pneuzinhos? É nessas horas que você pegaria esse livro.
Ele é dividido em 100 capítulos de mais ou menos 2 páginas cada, o que faz a leitura ser mais leve e mais fácil de apreciar aos pouquinhos, só quando dá vontade. Cada capítulo vai te explicar tintin por tintin como você engorda, com várias dicas de ouro, por exemplo:
por que as fibras, vegetais, frutas e proteínas magras são melhores pra você do que gorduras, doces e frituras;
quais tipos de alimentos são melhores pra cada tipo de vontade de comer;
quais alimentos ajudam a queimar calorias ou queimam mais calorias ao serem digeridos;
quais formas de pensar atrapalham seu objetivo de emagrecer;
dicas de lanchinhos magros e diferentes pra você não morrer de tédio durante o regime, etc.
Em alguns momentos você precisará de um pouco de paciência, pois o autor é americano e às vezes dá uns exemplos que não tem nada a ver com a nossa cultura, como quando ele fala pra você tomar um suco de grapefruit de manhã, algo que no Brasil não costumamos fazer ou sequer encontrar no supermercado. Outro ponto negativo é que ele pode soar repetitivo às vezes, mas não creio que seja o caso. Acontece que, por exemplo, as fibras são boas pra você por vários motivos. Então se em algum momento você achar que ele já falou que fibras fazem bem, é porque ele falou mesmo – ele só está te explicando de um outro ponto de vista porque elas te fazem bem, e são essas várias explicações que vão fixar na sua cabeça o que é bom você comer e o que não é, e que vão te ajudar a mudar sua forma de lidar com os alimentos.
O mais importante sobre a leitura deste livro é que ela não te dará uma receita mágica impossível de seguir. Ela te ensinará a olhar pra comida de uma outra forma, sem passar fome mas com equilíbrio, buscando seu bem estar e sua reeducação alimentar, não para você emagrecer 20 kg em 1 mês, mas para você ir aprendendo a comer bem, e ser uma pessoa mais magra e saudável durante toda a sua vida. É aquela velha história: pra ter hábitos saudáveis você precisa saber o que te faz bem – e é nisso que esse livro vai te ajudar. Mas saber o que te faz bem não te faz emagrecer: você precisa ter pulso firme e agir.
Mais resenhas e promoções no www.felizvros.com