Kamilla 12/08/2023Não queria para mimO livro se trata daqueles romances que são lindos, em teoria, para os outros, mais precisamente para Kate, a protagonista, mas que só funciona porque se trata de Kate e porque Daniele Steel é uma ótima escritora e conseguiu me transportar para a mente e para as emoções de Kate, concluindo, Kate e Joe são lindos juntos mas eu nunca perderia o meu tempo com um homem como ele.
Joe é um workaholic (extremamente talentoso) que de certa forma já está casado com a sua profissão e com as suas metas pessoais, Joe é um EU, e em nenhum momento da relação dele com a Kate eles conseguiram virar um NÓS. Além do mais, ele tem diversos traumas do passado que ele nunca consegue superar e nem precisa, pois convenientemente ele sempre consegue o que quer se tratando de Kate.
Fiquei com bastante pena de Andy, pessoalmente, no lugar da protagonista o Andy seria a minha primeira opção e eu deixaria tranquilamente o Joe ser uma parte do meu passado, mas me repetindo, no caso da Kate é só o Joe que funciona.
Acho que o livro também acaba sendo um retrato da época em que a história se passa, Kate nunca se realizou profissionalmente, teve filhos - mas filhos em dia crescem e vão - e não desenvolveu grandes interesses, era existia apenas para amar Joe, e sempre acabava assumindo a culpa das pedras no caminho no relacionamento para conseguir preservar Joe junto a si. É um livro escrito de uma forma bonita, mas que conta uma história triste, eu sinceramente torci para ela encontrar um novo amor durante a maior parte da leitura.