gvnnrs 16/12/2020
é bom pensar a educação como essa orgia de amor
Conheci a escrita de Rubem Alves hoje, através dessa leitura rapidinha e deliciosa, escolhida especialmente para hoje, o fim do meu 2º semestre em Pedagogia 🥰 Fiquei encantada pelo tom de conversa gostosa que essa escrita tem, achei MEGA interessante a crítica e sugestão de uma outra opção para os vestibulares, já estou ansiosa por mais! Quais outras obras desse autor vocês me indicam?
QUOTES FAVORITOS:
• “As coisas impossíveis de serem comunicadas diretamente só podem ser comunicadas por meio de analogias. E é aí que surge a poesia, a linguagem das coisas que não podem ser ditas diretamente.”
• “há professores - e incluo aqui os professores de escola, pais, mães, instrutores - que têm a extraordinária capacidade de criar impotência de inteligência. (Pois, se existe impotência sexual e a analogia é válida, tem de haver impotência de inteligência.) Seria interessante que houvesse avaliação dos professores para saber quais são os excitantes e quais são os brochantes. Esses últimos são perigosos. Exibem seus talos de saberes para humilhar os que ainda não sabem. O que desejam, mesmo, é produzir eunucos.”
• “É bom pensar a educação como essa orgia de amor.”
• “de cor vem da palavra latina que quer dizer coração (cor, cordis). Assim, saber alguma coisa de cor é mais que saber com a cabeça. É saber que mora no ligar onde a vida pulsa. A cabeça pode esquecer, mas aquilo que foi aprendido com o coração não é esquecido nunca.
• “Para aqueles que moram no corpo, palavra é coisa que se acolhe como quem colhe a uva. Coisa para comer e beber. E ficamos com ela por aquilo que ela faz conosco. As coisas boas que ela acorda lá no fundo, a alegria, o corpo que se expande para sentir as dores e as esperanças dos outros...”
• “A tarefa do professor é a mesma da cozinheira: antes de dar faca e queijo ao aluno, provocar a fome... Se ele tiver fome, mesmo que não haja queijo, ele acabará por fazer uma maquineta de roubar queijos.”
• “O pensamento é como águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.”