A vida imortal de Henrietta Lacks

A vida imortal de Henrietta Lacks Rebecca Skloot




Resenhas - A Vida Imortal de Henrietta Lacks


38 encontrados | exibindo 31 a 38
1 | 2 | 3


Kethelyn 07/09/2022

Interessante
O livro retrata a história de uma mulher negra nos anos 50 que sentia dores no útero e não tinha acesso a um tratamento digno. É bem indigesto ler como trataram ela, totalmente desumano e inacreditável, em contraponto as células HeLa são essenciais para nossa vida atualmente, contribuiu imensamente para o avanço da ciência.
Confesso que li o livro devido a uma matéria da faculdade, bioética e biossegurança, assuntos que aparecem no decorrer de todo o livro, mas foi uma experiência bacana. Achei meio tedioso os detalhes sobre a forma que a jornalista buscou informações com a família e outras fontes por exemplo, mas isso se deve mais a mim do que a qualidade do livro acredito.
Indico para quem gosta de ciência e assuntos sociais.
comentários(0)comente



Lizzmarcella 27/12/2022

Li por indicação do Átila Iamarino e não me arrependi
Em meio a toda a relevância histórica das celulas Hela, em meio a todas as descrições científicas muito pertinentes, me conectei à história de Henrietta e chorei. Chorei pensando na vida sofrida dela e dos filhos, principalmente da filha que morreu num manicômio, abandonada e sozinha após a morte da mãe. Isso me fez pensar profundamente sobre como as mães temem morrer e deixar os filhos pequenos à própria sorte. Quando se é pobre e sem rede de apoio é praticamente uma sentença de sofrimento perpétuo pras crianças. Enfim, além de tudo também pensei sobre como é injusto que não haja o recebimento de direitos autorais por parte dos herdeiros, após toda a contribuição que sua mãe deixou para a ciência.
comentários(0)comente



Maria 07/05/2023

Ética na Ciência!
O livro impacta o leitor em tantas questões éticas, preconceitos, segregação entre tantas coisas vergonhosas da história humana. Cada capítulo trás uma reflexão importante.
A autora escrever toda a situação que a família e amigos sofreram devido a tudo relacionado o que Henrietta e sua filha passaram é muito triste, mas muito relevante.A escritora conseguiu passar muito bem a complexidade desse assunto tanto no âmbito da ciência como na questão familiar.
comentários(0)comente



Felipe 15/07/2018

Tinha muito potencial, mas...
A história de Henrietta é realmente interessante. A autora fez uma pesquisa científica aceitável. Mas em determinado ponto o que deveria ser material informativo se torna fofoca da família e as falhas de escrita da autora se tornam muito evidentes. Uma pena.
comentários(0)comente



Nanda Corpe 12/02/2024

Henrietta merecia um livro contando sua história!
Um livro com uma história familiar incrível, digna de um filme.. tantas coisas que aconteceram na vida da família Lacks... A cada página que eu lia, eu ficava fascinada com tudo o que aquelas pessoas viveram e tiveram que passar. O livro sobre Henrietta e a importância de suas células para o progresso da ciência se faz necessário, uma vez que nem Henrietta e nem a família obtiveram o reconhecimento que mereciam. É um livro que trata sobre ciência, ética nas pesquisas científicas, racismo, crenças, enfim.. há muitas camadas a serem desbravadas em uma leitura. Eu conhecia as células HeLa e sua peculiaridade da "imortalidade"desde os tempos da faculdade de biologia, mas nunca nos foi apresentado maiores detalhes a respeito da mulher por trás dessa façanha. Foi uma leitura incrível, divertida, às vezes sofrida e emocionante. Vale a pena conhecer a história dessa mulher que, mesmo sem saber, contribuiu para os avanços científicos e que até os dias atuais vem sendo muito relevante para a ciência. Henrietta, esse livro é para você! ??
comentários(0)comente



Carmem.Milena 21/03/2018

Impressionante, fascinante e triste
O livro é incrível, fascinante, comovente, muito além de células e o avanço medicinal, pois traz também como cenário o auge da segregação racial, o que deixa a história tão tocante e marcante. Não deixando de fora, claro, a própria vida difícil dos Lacks. Muito bom!
comentários(0)comente



Fabiana 02/01/2015

Maravilhoso.
Leitura obrigatória para quem trabalha com pesquisa acadêmica ou clínica.
comentários(0)comente



Ana Rebeca 27/03/2012

HeLa
A autora conta a história de Henrietta Lacks e como suas células cancerígenas foram usadas depois da sua morte, sem o conhecimento da sua família.
Os cientistas através dos meios de cultura, pesquisando essas células, fizeram grandes avanços na ciência (principalmente para a cura do câncer). Mostrando também que eles lucraram, durante vinte anos, enquanto sua família, além de não saber dessas pesquisas, não ganharam nada financeiramente.
A escritora teve uma convivência próxima e bastante conturbada com a família, para escrever a história de Henrietta e criou uma fundação em benefício da divulgação dessas pesquisas.
É um livro bom, pelas informações científicas contidas nele, mas às vezes, se torna maçante, pelo uso de muitos termos técnicos.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 31 a 38
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR