Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar




Resenhas - Lavoura Arcaica


305 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



paulina 06/05/2022

Amor, trabalho e tempo
Que livro! Comecei a ler porque um professor falou a respeito da história e despertou a minha curiosidade, mas acho que principalmente em relação à questão do incesto. Mas ao ler, no início encontrei uma certa dificuldade por causa do recurso do fluxo de consciência, em que diversos capítulos mesclam poucas ações com muitos pensamentos ? o que no plano gráfico e interpretativo é muito difícil de acompanhar, principalmente porque tem pouca pontuação para demarcar que o pensamento corre, não faz pausas. No fim das contas, comecei a ler por um motivo/temática e me encantei por um outro aspecto: a crítica à estrutura familiar rígida e patriarcal ? isso é muito perceptível pelas diversas menções ao objeto mesa e, mais especificamente, quando André fala a respeito da posição de cada membro da família em relação à cabeceira (o pai): o irmão mais velho com as duas irmãs de um lado; a mãe ao lado do próprio André, da Ana (com quem ele mantinha relações incestuosas) e do Lula, o caçula. Então ele discorre sobre o fato de que um lado da mesa era o tronco forte, mas o outro, puxado pelo galho da mãe, era o "torto" ? e a forma de se pensar sobre tempo, também o que é viver.

Aqui deixo as citações que mais gostei:

"O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo; existe tempo"

"dar o passo mais largo que a perna é o mesmo que suprimir o tempo necessário à nossa iniciativa"

"o instante que passa, passa definitivamente"

"um homem, mesmo quebrado, não perdeu ainda sua resistência, embora nada provasse que continuava ganhando em sensibilidade"

"A terra, o trigo, o pão, a mesa, a família (a terra); existe neste ciclo, dizia o pai nos seus sermões, amor, trabalho, tempo."
comentários(0)comente



Clara Xavier @araclana 08/05/2022

Lavoura Arcaica - Raduan Nassar
Raduan Nassar, em 1975, trouxe, em Lavoura Arcaica, o fluxo de consciência para contar a história de André, que após fugir do seio familiar é resgatado por seu irmão Pedro da pensão que passava seus dias, embriagado e desolado, remoendo o peso do acontecimento que o fez partir.

André, ao ter seu amor rejeitado, não vê razão para continuar tentando se encaixar em um ambiente familiar que não lhe cabe. Sermões à mesa do pai, muito afeto da mãe, família grande, trabalho pesado na lavoura, e uma paixão que o queima mais que tudo. Além disso tudo, ele ainda é visto como alguém torto, pois tem episódios de epilepsia, que para seus pais é sinal de possessão. A sua ?tortidão? é sua tortura. Fica evidente em seus fluxos desconexos, altamente poéticos, que o que o preenche inteiramente é seu martírio. Ele, André, depositou todo seu coração em um amor proibido e avassalador.

Pedro consegue o trazer de volta à casa, mas a festa da volta do filho pródigo se torna uma tragédia com os efeitos da grande verdade revelada. André ama Ana, sua irmã.

Poesia que não parece ter sido feita por um mortal. É incrível!

Para ler Lavoura Arcaica é preciso pausar, ir bem devagar, voltar e se deter aos detalhes, reler o quanto for preciso para atingir o mínimo do panorama cênico impresso por Raduan em sua obra. O leitor ansioso, como eu, precisa ter calma para não devorar sem digerir. A graça está em olhar as minúcias bem de perto. É muito lindo e também perturbador.

Lavoura Arcaica tem adaptação para o cinema e não vou deixar de ver.
comentários(0)comente



Rubi 11/05/2022

Acho que é a terceira vez que eu leio esse livro, mas, felizmente, é a primeira vez que eu entendo e eu estou feliz por isso. É um leitura difícil e sem pontos, se vc começar um capítulo ou vc termina ele ou vc para em qualquer parte. Muitas coisas pra dizer sobre asa obra e sobre todas as relações. Que família conturbada. Eu amo o fato dela ser dívida na mesa, de um lado a continuação e do outro a descontinuação. Para entender esse livro é preciso fazer uma leitura muito atenta porque, para mim, o autor não é direto nas palavras, é mais fácil ele descrever uma ação do que colocar essa ação. Surpreendente!
comentários(0)comente



Barbara.Costa 12/05/2022

Esse livro é um absurdo completo faltam palavras depois de todas essas, que livro absurdo, imenso, clássico, visceral ABSURDO! Quanto tempo pra se recuperar de uma leitura assim? Nunca li nada parecido, orgulho cabuloso da literatura brasileira. Esse livro é um absurdo, é isso
comentários(0)comente



dieipi 24/05/2022

lírico, sensível, trágico, irônico
O tempo, o tempo, o tempo e suas águas inflamáveis, esse rio largo que não cansa de correr, lento e sinuoso, ele próprio reconhecendo seus caminhos, recolhendo e filtrando de vária direção o caldo turvo dos afluentes e o sangue ruivo de outros canais para com eles construir a razão mística da história...
comentários(0)comente



Deeh 16/08/2022

Não gostei.
Preciso mesmo analisar o livro?
É lírico? É.
Mas também é incômodo.
E eu não gostei do contexto.
Não desceu, graças a Deus.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thati Cappe - Arrumando a bibliotec 24/07/2022

O peso do sangue que corre em nós
Numa narrativa que nos leva ao chão, Lavoura Arcaica expõe a impossibilidade da vida ao lado daqueles que carregam o mesmo sangue que você. É denso. É triste. É perturbador. É verdadeiro e belo. Um dos livros que mais me afetaram ao longo de suas páginas, lidas e relidas muitas e muitas vezes.
comentários(0)comente



MireilaMM 05/08/2022

Uma leitura muito densa
Lavoura arcaica tem uma escrita brilhante, com toques de lirismo. Encontrei neste livro um dos capítulos mais bonitos que já li, algo sensacional e de uma beleza incomum. Mas é um livro difícil, tanto na linguagem metafórica que apresenta, quanto na construção sintática: a falta de pontos finais é uma particularidade que interfere muito no ritmo de leitura, quase sempre em fluxo de consciência, que por si só já representa um desafio maior ao leitor. A história crua, angustiante e triste ajuda a compor uma obra com um "peso" quase físico. É daqueles livros que nos deixa pensando, processando e elaborando os acontecimentos por vários dias depois do término. É uma experiência de leitura ímpar, mas não fácil e talvez nem prazerosa, mas um leitor com uma certa caminhada literária entenderá a grandiosidade e singularidade da obra.
comentários(0)comente



Robson58 23/09/2022

Estou em choque!
Finalmente, um livro que "explodiu minha cabeça". Por várias vezes pensei em desistir dele, mas com tantos comentários positivos fiquei curioso para descobrir seu apse.
A leitura é meio lenta. 80% do livro se passa na cabeça do narrador, descrevendo detalhadamente cenas passadas, filosofando sobre a vida, tentando justificar o motivo de sua saída da casa dos pais.
Ainda assim, os pensamentos de André chamam a atenção. Com um tom lírico, dramático, nostálgico, nos leva a lugares remotos. Traduz com riqueza as tradições e contradições de nossa terra.
Mas no final a coisa acelera de uma forma absurda. Eu não consegui acreditar em seu desfecho frenético e inesperado. Li o último capítulo 3 vezes para não perder nenhum detalhe se quer.
Por fim, as notas e os comentários de fato justificaram o livro. Realmente, uma trama inquietante, com um desfecho pra lá de inusitado, que expõe a nudez da insensatez humana de forma animalesca, irracional.
comentários(0)comente



Valentina.Kurtz 03/10/2022

Um livro polêmico
Lavoura arcaica mistura uma grande quantidade dos temas polêmicos que sou capaz de imaginar. Confesso que a história em si não me agregou muito, porém a escrita do autor me prendeu durante todo o livro. Apesar de escrever usando frequentemente monólogos cheios de metáforas, Raduan consegue fazer a leitura fluir tranquilamente e de maneira clara.
comentários(0)comente



lari 03/07/2022

Uma leitura que não é para todos
A escrita do Raduan é bastaaante floreada, ele gosta de brincar com as palavras e, por conta disso, eu me perdi várias vezes no que os personagens estavam querendo dizer, me fazendo voltar uma e outra vez na mesma linha. Além disso, a temática do livro é bem pesada, e foi algo que eu não curti nem um pouco; os assuntos tratados são problemáticos, mas não foram abordados de forma errada nem foram romantizados, mas simplesmente não é pra mim esse tipo de história. Eu precisei ler para um trabalho da faculdade, e apenas finalizei por obrigação mesmo.
comentários(0)comente



Douglas.Bonin 21/09/2022

Deus fez as primas, mas ele quis a irmã?
Senhores, o que dizer deste livro que começa com tamanha intimidade? Um ator de amor próprio é o primeiro passo na escrita desta obra.

Não digo que é um livro fácil, o leitor desavisado poderá tropeçar numa poética as vezes exagerada, ou num incesto ocasional, mas vale a pena ser insiste.

O autor nos coloca no ceio de uma família que se assenta nas bases do moralismo religioso, as figuras bíblicas marcam os capítulos e conduzem rumo a este amotoado de contradições.

Confesso ter uma dificuldade em distinguir plenamente as intenções do autor, se era o desconforto, conseguiu.
comentários(0)comente



305 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR