Helena

Helena Machado de Assis...



Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Lmcn 26/10/2024

Helena. Machado de Assis romântico.
Esse livro é aquele típico livro de Machado de Assis, porém o que lhe diferencia dos outros, é o toque romântico percebido na história. Sendo um clássico da literatura, Machado de Assis sempre impressionou com suas obras, em Helena acredito que ele se sobressaiu, o romance que compõe a narrativa, além do toque misterioso por volta de Helena, complementa uma narrativa impressionante e com um final triste porém bom.
Gosto bastante desse livro e considero uma leitura bastante interessante e profunda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adan Holiday 24/10/2024

Muito cansativo
O livro é bem pequeno, mas é muito cansativo. Sofri bastante pra terminar. Gostei da protagonista forte e determinada, mas nossa, foi realmente um esforço hercúleo pra terminar o livro. E olha que encaro bem clássicos.
comentários(0)comente



João Pedro 24/10/2024

Ah, as reviravoltas machadianas...
Mais um de Machado de Assis para a conta. Ele que é um dos meus escritores preferidos. Comecei essa leitura, porém, com expectativas dosadas. Apesar de ser um romance machadiano e de carregar, só por isso, um selo de qualidade, eu sabia de antemão que "Helena" (1876) fora escrito e publicado antes das obras mais famosas do autor. Faz parte de sua chamada fase romântica.

Fico contente em anunciar que minhas expectativas foram superadas. "Helena" é um romance que foi primeiramente publicado em formato de folhetim. Como uma novela (e parece um dramalhão novelesco mesmo), capítulo por capítulo foram publicados no jornal da época e, só depois, o livro foi editado em um volume único.

Com ares de um clássico romance romântico, acompanhamos a chegada da protagonista, Helena, na casa da família do Conselheiro Vale, após seu falecimento. O detalhe: Helena é uma filha reconhecida postumamente pelo conselheiro, em seu testamento, que trazia como disposição de última vontade seu desejo de que ela não apenas fosse reconhecida legalmente como filha – com direito a parte da herança e tudo o mais -, como também que fosse integrada ao seio familiar, que consistia tão somente em Estácio e Dona Úrsula, irmão e tia de Helena, respectivamente.

Apesar da premissa interessantíssima, passei boa parte da leitura acreditando se tratar apenas de um romance água com açúcar que giraria em torno de casamento. Ansiei por algum tipo de reviravolta machadiana e já havia quase me dado por vencido quando as coisas começam a mudar perto do final do romance. E como mudam! "Helena" não é nada do que aparenta ser.

Temos aqui um trágico dramalhão de Machado de Assis que não deixa nada a desejar às tragédias de Shakespeare. É imprevisível. Uma pancada na alma fazendo as vezes de romance de folhetim. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Carol 22/10/2024

Fiquei obcecada com esse livro! Livros clássicos normalmente são de difícil leitura mas esse me prendeu que só consegui largar quando terminei.
Simplesmente perfeito!
comentários(0)comente



Felipe1503 20/10/2024

Sem chão.
O último contato que eu tinha tido com um livro do Machado de Assis tinha sido na época do ensino médio. Depois de ter lido Dom casmurro e memórias póstumas de Brás Cubas, eu pensei que nunca mais iria ler algo de Machado.

Vale a pena ressaltar que eu acho completamente injusto uma criança ou adolescente ter que ler uma obra tão majestosa e tão bem escrita Como Machado fazia. Minha vida inteira eu pensei que não gostava de clássicos e achava eles totalmente enfadonhos, por causa da experiência que tive no ensino médio.

Contudo, após começar a colecionar livros clássicos eu realmente voltei a ler Machado e não poderia terminar este livro, este pequeno e tão singelo romance, sem dar a minha opinião crítica.

Helena me lembra, em alguns aspectos, um romance shakespeariano. Um romance onde o drama e a tristeza muitas vezes estão descritas nas pequenas coisas de pequenas ações de todos os personagens. Mas ao mesmo tempo ele mostra que as alegrias e as ações que tomamos ao longo da nossa jornada são muitas vezes vinculadas a nossa síncope.

Machado não escreve, parece que Machado pinta as letras de uma forma que você fica absorto e completamente pasmo com aquilo que está sendo feito. Helena não é um livro, é uma obra-prima

Contudo, reconheço que não é o melhor clássico que eu li e também não deve ser a melhor obra do Machado, mas eu pude sentir no coração o desespero e a mensagem que o autor quis passar em um livro que foi totalmente destrinchado em uma época complicada, antes da proclamação, mas ainda cheio de culturas e normas vinculadas a escravatura.

Helena aqueceu meu coração para futuros romances, espero que eu consiga ler os clássicos da mesma forma que Helena conseguiu me envolver.

Recomendo Machado pela escrita única, e para mostrar que nossos livros nacionais não ficam atrás de una clássicos mundiais não!
amandpena_ 20/10/2024minha estante
estava pensando em comprar esse, agora vou com certeza!


Felipe1503 20/10/2024minha estante
Machado é impecável! Você fica angustiado e atento pra não oerder nada.


Felipe1503 20/10/2024minha estante
Perder**


Gregory.Benevides 20/10/2024minha estante
Boa análise! Um dos romances mais novelescos de Assis.




Isabela354 18/10/2024

AMEI
Primeira leitura de um LIVRO do Machado de Assis!
Achei fantástico,especialmente por me prender a cada capítulo, capítulos que eram granchos para a imaginação e sempre deixavam gostinho de quero mais,adorei o estilo da narrativa, soava como uma novela para mim e eu pude imaginar os personagens e cenários com muito detalhe.
comentários(0)comente



twicereja 18/10/2024

"? O medo? O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito desfaz-se; basta a simples reflexão."
comentários(0)comente



Maria18823 18/10/2024

Nossa!
É um livro interessante, um pouco complicado de ler mas do meio pro final ele ficar melhor! E nossa, o final te deixa sem fôlego!
comentários(0)comente



Anailop0 17/10/2024

Maravilhoso
Me prendeu do começo ao fim. Helena foi minha primeira leitura do Machado de Assis, é curto e interessante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



vi lupielo 15/10/2024

A TRISTEZA É NECESSÁRIA À VIDA
Se você quer começar a ler clássicos nacionais esse é o livro, e se você quer ler Machado de Assis pela primeira vez esse definitivamente é o livro.
Esse livro foi escrito inicialmente como um folhetim semanal e isso deixa a história cativante porque todo final de capítulo tem um plot que te prende e te puxa por próximo capítulo a história é cheia de revelações de segredos ?sombrios?.
comentários(0)comente



Frasson 15/10/2024

Ótima leitura. Texto com uma construção que vai conquistando o leitor aos poucos, com um bom final. Essa edição da antofagica está incrível e com ótimos posfácios!
comentários(0)comente



Clara1986 14/10/2024

Helena
Foi uma ótima leitura, o mistério do enredo me prendeu demais e o final foi emocionante, valeu muito a pena ler.
comentários(0)comente



Mary Lisa 14/10/2024

Machado de Assis afirma está obra é particularmente prezada.
Converso que não sabia nada sobre o livro antes de ler,comprei apenas por ser Machado de Assis, e quando li as primeiras páginas com os assuntos relatados do livro fiquei estática,escandalizada e pensei como assim Machado escreveu sobre incesto ainda Maia naquela época,mas convenhamos o Assis não erra em suas obras.

Helena é durante a fase "imatura" de Machado de Assis, obra romântica com um pé no pré-realismo. Com críticas sociais sutis em seu humor irônico.

Helena é uma história de uma garota "comum " entrando em uma família rica,ela foi descoberta pela família por meio de um testamento como filha do dono da fortuna após a sua morte --Para quem é leitor contemporâneo esse começo não lembra-te jogo de herança--no entanto a garota leva com se um segredo, ela todas às manhãs vai a uma casinha humilde,não sabemos o que ela vai fazer lá.
"Retrata o patriarcalismo, o machismo e a subserviência da mulher, que, sendo reconhecida pela família nobre, vivia a servir às vontades do meio-irmão.
A rígida hierarquia mostrava que a figura feminina era impossível de ascender socialmente e viver a liberdade de suas próprias escolhas."
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |