Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1244 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Thiago C Luz 22/05/2022

O interessante de ler os clássicos é perceber as nuances que o autor consegue atribuir aos seus personagens. Infelizmente não se consegue ver esse tipo de escrita e raciocínio nas leituras de hoje em dia! Sempre vale a pena ler e reler Machado de Assis.
comentários(0)comente



Aylana Almeida 21/05/2022

Ainda tentando absorver essa história!
Machado nunca nos deixa dúvidas de sua genialidade na escrita. Com uma narrativa fluida, Helena é mais um exemplo de história que prende, cativa e instiga. Do meio para o final, a história perdeu um pouco o ritmo pra mim mas a leitura valeu demais. Mais uma obra de Machado pra conta ?
comentários(0)comente



Lary 20/05/2022

HELENA
Obra no nosso audacioso Machado de Assis.
Helena, foi publicado em 1876, através do jornal ?O globo?, cada capítulo era publicado separadamente e aos poucos.
O livro começa com a morte do Conselheiro Vale. Deixando para trás seu filho Estácio, sua irmã D. Úrsula, amigos, e sua filha até então desconhecida, Helena.
Em seu testamento, o Conselheiro deixa para Helena uma parte de sua fortuna e ainda, pede para que a acolham com o carinho familiar.
Com a entrada de Helena na família a tramar familiar começa.
Uma tia que a rejeita, inicialmente.
Um irmão compreensível e acolhedor.
E Helena, uma jovem educada, inteligente, formosa e olhares ingênuos.
Ao longa da obra inúmeras emoções vão surgindo. Principalmente, a quebra da figura de uma típica mulher do século XIX, geradora de frutos familiares, sem voz, opinião e poder de decisão.
Helena está muito longe de ocupar esta posição, um exemplo disto, é quando o seu próprio irmão a pede conselho para ingressar ou não na política.
O amor entre irmãos surge no meio deste grande espetáculo capitalista e patriarcal.
Machado de Assis vai deixando o leitor curioso para saber o final de um amor proibido.
Afinal, quem é Helena?
?- Perdi tudo, padre-mestre! gemeu Estácio.?
comentários(0)comente



Talita.Chaves 20/05/2022

Drama
Muito bom...mas um final muito triste! Livro rápida leitura...amor..tragédia...incesto...isso que vamos encontrar aq!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jacinhaxz 15/05/2022

Helena
A história é fluida no início, mas se torna um pouco arrastada no meio e final, porém ainda sim é digna de cinco estrelas.
Foi um livro muito interessante e o final foi surpreendente, já imaginava que eles não ficariam junto, pois se trata de uma obra do período realista.
De todas as obras de Machado de Assis que eu li até agora, essa passa a ocupar a quarta posição.
"O amor não é mais que um instrumento de escolha; amar é eleger a criatura que há de ser companheira na vida, não é afiançar a perpétua felicidade de duas pessoas, porque essa pode esvair-se ou corromper-se".
comentários(0)comente



Bruno B. 14/05/2022

Ápice da fase Romântica machadiana (e de sua fuga)
O que posso dizer dessa obra desse grande gênio!!
Um livro maravilhoso, publicado em 1876, Machado tinha por volta de 37 anos. Sua publicação original foi através do jornal "O globo" cada capítulo, saiu de cada vez.
Na obra Machado explora muito traços do romantismo, como sentimentos idealizados, paixões arrebentadoras e extremadas, intensidade dos sentimentos humano e certo tom de ingenuidade.
Trama com tema central nas relações de interesses, cheia de reviravoltas, mistérios e uma protagonista, inteligente, incrível, forte e totalmente quebrada. Não só a protagonista quebrada, mas todos os personagens em tons de cinza (especialidade de Machado de Assis).

Leia e tente não se encantar pela perícia machadiana de desenvolver personagens.
comentários(0)comente



Sálvia 08/05/2022

“Helena” [Machado de Assis]
A leitura de Machado de Assis é bem densa, sua escrita romancista detalha divinamente o ambiente, como por exemplo, a Chacará; Assim como também os personagens, em especifico Helena, carrega um retrato de jovem mulher, que além da sua sabedoria e inteligência, ela prioriza muito a leitura, também sendo bem delgada, muito graciosa com seus olhares e fios do cabelo de coloração castanha , sendo então de maneira formosa que encanta aos olhares de Estácio, seu meio irmão. Afinal, ambos filhos do Conselheiro do Vale com enorme herança e valor nobre, que em seu triste desfecho falece, deixando seu único testamento que choca a todos ao redor, entre eles, o padre Melchior, Dr Camargo e Dona Ursúla. Li as últimas páginas numa pressa afim de devolver em tempo o tal livro á biblioteca. Mas ansiosa seria a sensação que deixaste, bastante sufocante, eu diria. Por conta do romance entre Helena e Estácio, mas também a origem e o final trágico da pobre e ingênua menina. Considero uma leitura de grau um pouco mais elevado, comparado com muitas outras obras nacionais, pela riqueza de palavras cordiais e desconhecidas pelo meu particular vocabulário. Contudo, conseguir compreender e desfrutar da boa leitura clássica brasileira. A inclusão de criticas sociais, como a escravidão que foi de alta relevância, me admirei com uma devida parte, localizada no momento em que ocorre uma conversação entre Estácio e Helena ao andarem a cavalo.
comentários(0)comente



Natália 07/05/2022

Livraço ????
Primeira leitura de maio concluída ??

Machado de Assis é o meu escritor preferido. Suas obras apresentam um traço marcante de ironia e crítica social, com personagens muito bem construídos.

Helena foi o quarto livro que li do autor e se tornou um dos meus livros preferidos da vida.

A obra inicia com a morte do conselheiro Vale, um homem abastado, viúvo, pai de Estácio e irmão de Dona Úrsula. Ao abrir o testamento, a família do conselheiro é surpreendida. O documento revela um segredo guardado: o conselheiro tinha uma filha fora do casamento chamada Helena, uma jovem de cerca de 16 a 17 anos. Em seu testamento, o conselheiro exige que seu último desejo seja cumprido: que a irmã e o filho recebam Helena em sua casa e a integre em sua família. Com sua beleza, inteligência e gentileza, Helena cativa e encanta a todos ao seu redor em sua nova casa.
Durante o decorrer da história, mais e mais segredos são revelados.
Uma história curta e profunda, envolvente desde a primeira página, sensível, mas ao mesmo tempo tão triste.
Machado de Assis não me decepcionou mais uma vez.
comentários(0)comente



Fabiano 05/05/2022

Helena
Uma história com muitas incógnitas a serem resolvidas, cheio de pontas a serem aparadas, porém com um charme elegante e um eloquente mistério.
comentários(0)comente



lulu63 01/05/2022

é bem legal no início mas o final é tão arrastado que tive que ouvir audiobook pra conseguir terminar. o início e o meio são impecáveis
comentários(0)comente



Sabrina.Uliana 01/05/2022

Helena
Me surpreendi muito com esse livro. Deixei parado na minha estante por anos e, quando li, me arrependo de ter deixado ele.
História boa, escrita leve, reviravolta bem construída.
Helena é uma personagem apaixonante, que cativa o leitor desde os primeiros momentos.
Recomendo a leitura para os que querem começar a ler Machado de Assis por outros caminhos, que não os clássicos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luna 22/04/2022

??
É bom e tranquilo, nada de novo, a Helena é uma personagem muito interessante, o segundo protagonista é um pouco abatido mas gosto dele também
comentários(0)comente



Janaina Edwiges 19/04/2022

?Sou uma pobre alma lançada num turbilhão?
Há histórias que nos inspiram a pensar sobre aquela difícil decisão, que pode surgir em algum momento da vida: renunciar ou lutar por um grande amor? Helena, com uma trama envolvente e cheia de mistérios, é uma dessas histórias.

Machado de Assis consegue prender a
atenção do leitor até as páginas finais, trazendo reflexões importantes sobre as ambições sociais da época e até onde as pessoas são capazes de chegar para alcançá-las.
Fabricio268 19/04/2022minha estante
Pretendo ler em breve.


Fabricio268 19/04/2022minha estante
Pretendo ler em breve.


Marisa 20/04/2022minha estante
Lindo!!!!


Janaina Edwiges 21/04/2022minha estante
Recomendo muito, Marisa e Fabrício. É uma delícia conhecer as histórias do Machado :)


Marisa 21/04/2022minha estante
Lí há muitos anos atrás. Mal lembro da história. Machado é maravilhoso




1244 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR