Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1244 encontrados | exibindo 1066 a 1081
72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 |


Guacira.GonAalves 17/04/2020

Uma boa adaptação do clássico Helena, de Machado de Assis. Desenhos bem feitos e com qualidade.
comentários(0)comente



camila. 12/04/2020

Homens achando que podem decidir o que é melhor pra uma mulher e estragando tudo.
comentários(0)comente



robert 11/04/2020

Ao fim do livro, perdi-me o ar.
Helena é um clássico que merece ser lido por todos aqueles que percebem e se encantam com as mais suaves oscilações da vida. Espere, do começo ao fim, uma história cheia de passagens que encantam a alma, chacoalham o coração e provocam mudanças no espírito.
comentários(0)comente



ciih 03/04/2020

Uma boa leitura
Entre partes em que quase se devora o livro e trechos mais penosos de ler se dá esse romance, em que discretamente Machado se anuncia da forma que conhecemos, com sutis ironias e críticas sem fugir, aqui, do estilo romântico. Com certeza é um livro que vale a pena, mesmo sem se familiarizar muito com a escola romântica, ele encanta com suas nuances, que seguem até o desfecho.
rebeccavs 06/04/2020minha estante
Helena (a obra, não a protagonista) me partiu o coração. A simplicidade do amor entre ambos e o final inesperado levaram o romance ao ápice.


ciih 06/04/2020minha estante
Concordo, me surpreeendi de muitas formas, principalmente porque estava deixando o livro de lado há tempos kkkk




Denise.Marreiros 02/04/2020

A escrita do autor te ganha de cara, Helena é uma heroína fascinante mas tirei uma estrela pelo final.
comentários(0)comente



Letícia 31/03/2020

Helena
Machado de Assis é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores escritores brasileiros e um dos grandes nomes que moram no meu coração.

Passar numa feira de livros é, talvez, um dos programas mais calmos e íntimos que alguém pode ter. Digo isso pois, estando acompanhado ou não, seus olhos sempre vão para aqueles livros que lhe despertam algo, normalmente positivo, e que demonstram para si ou outro alguém o que de fato lhe interessa.

“Mas, onde cessava ali a realidade e começava a aparência? Vinha de tratar com um infeliz ou um hipócrita?”

Entre as minhas viagens quotidianas em transportes públicos, tenho a sorte de passar por locais onde sei que há venda de livros, feiras dessas que citei ou uma pequena loja escondida. Locais onde podemos encontrar livros que talvez não sejam tão glamurosos para se vender numa livravia famosa. Foi então que, num dia qualquer e numa estação de metrô, me deparei com um caixote de livros usados (e bastante antigos) que estavam a ser vendidos por um preço ridiculamente barato. Foi aí que encontrei Helena.

O livro, publicado em 1876, terá sido escrito na primeira fase da carreira de Machado de Assis, considerada a romântica. Com a história ambientada no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, o autor faz diversas críticas à sociedade do século XIX.

“O medo? O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito desfaz-se; basta a simples reflexão.”

“Helena” conta a história de uma menina que, após o seu pai falecer, vai viver com familiares que nunca antes havia conhecido. O pai de Helena é também o pai do Dr. Camargo que, até a morte do seu progenitor, não fazia a mínima ideia de que em algum lugar uma irmã sua vivia. No testamento, lido pelo médico, o falecido Conselheiro (o pai) dá a conhecer a sua filha e faz o pedido para que a jovem fosse tratada com todo o carinho e legitimidade que lhe era por direito.

A menina, com os seus dezessete anos, era modesta, mas ao mesmo tempo bastante instruída e um tanto quanto misteriosa. Desperta sentimentos e confusão em todos os que estão à sua volta. Até mesmo em nós, leitores.

“O melhor modo de viver em paz é nutrir o amor-próprio dos outros com pedaços do nosso.”

É através desta mudança de vida nos personagens, principalmente da menina, que nós percebemos como a sociedade da altura vivia e pensava. Além, é claro, do misto de quentinho e aperto no coração que todo bom romance traz.

“Não se deliberam sentimentos; ama-se ou aborrece-se, conforme o coração quer.”

site: https://umbreviario.wordpress.com/2020/03/31/helena-machado-de-assis/
comentários(0)comente



Padfoots 28/03/2020

Pobre Helena!
Sempre fui uma daquelas que teve sérios preconceitos com literatura brasileira. Só na idade adulta tomei coragem para me aventurar no gênero e cheguei à conclusão de que, lá atrás, quando meus professores de literatura cobravam a leitura dos clássicos nacionais e eu os achava o maior martírio do mundo, eu simplesmente não estava pronta para eles ainda. Não tenho outra explicação, porque muitos anos depois de terminar o ensino médio, para mim, Machado de Assis foi amor logo nas primeiras páginas e com 'Helena' não foi diferente.
Encanta-me a forma como Machado usa as palavras para descrever as emoções dos personagens. A escrita nos permite sentir junto com eles e durante todo o livro pareceu-me que as angústias de Helena eram minhas próprias.
E que angústias! Até agora, talvez seja Helena a personagem mais sofredora dos livros que li de Machado. Dividida durante todo o tempo entre um amor que sabe ser impossível e o amor de um pai de quem não consegue ficar longe. Pobre Helena! Seu fim não me surpreendeu, mas nem por isso deixou de me comover.
Como um todo, gostei bastante da história e, apesar de não ter sido o melhor dos livros de Machado, conseguiu um lugarzinho na lista de livros que com certeza lerei de novo.
comentários(0)comente



Paulascrap 18/03/2020

Uma excelente obra para relembrar ou conhecer o romance de Machado de Assis!...
📝 Com a morte do Conselheiro Vale todos são surpreendidos com o reconhecimento póstumo da filha ilegítima Helena ............📝 Sem qualquer problema de acolhimento ela é recebida por seu meio-irmão Estacio e tia Ursula............. 📝 Atormentado por um sentimento não explicado Estacio coloca em risco seu relacionamento com Eugénia e com o mesmo sentimento Helena toma decisões impensadas devido ao grande segredo que carrega........ 📝Um final nada feliz aguardo os irmãos , mas é história é rica em detalhes de uma sociedade conservadora na qual considerava a ilegitimidade algo negativo é exclusivo, já que eram classificadas por sua origem.......... 📚Uma forma diferente de ler um clássico nacional , muito bem produzida mesmo para quem não tem hábito de quadrinhos..... e dessa vez até não ler lido o texto integral não prejudica a adaptação muito bem resumida .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Brendo 25/02/2020

Helena se encontra num dos melhores trabalhos de Machado de Assis em um romance cheio de vida e reviravoltas que com certeza merece destaque entre os clássicos da literatura brasileira.
Lui 08/03/2020minha estante
Fiquei vidrada na história é muito aflita junto com Estácio e Helena, RS, adoro as obras de Machado de Assis.


Brendo 08/03/2020minha estante
Também fiquei nesse estado kkk
Estou conhecendo as obras desse autor e me impressionando muito.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raiany Távora 14/02/2020

Uma bela surpresa!
Fazia muito tempo que eu não via uma adaptação tão bem feita. O Studio Seasons merece inúmeros elogios. Tanto a arte como o traço, além da pesquisa leva o leitor para 1850.

Cada detalhe prende a nossa atenção. Como professora de Literaturas, eu recomendaria essa versão para qualquer leitor que esteja curioso com as obras do Machado.
comentários(0)comente



Mey 11/02/2020

"Helena" foi o terceiro romance escrito por Machado de Assis, considerado um dos romances menos machadianos dos autor, por ter um tom mais folhetinesco que todos os outros escritos por ele. Aqui temos a protagonista Helena, que após a morte do Conselheiro do Vale se torna herdeira e membro de sua família. A família do Conselheiro é composta pelo filho Estácio e a irmã D. Úrsula, que recebem a jovem, em um primeiro momento desconfiam dela, mas acabam se encantando pela jovem. Porém Helena guarda um segredo que pode mexer com a maneira com que sua nova família a enxerga.

Como já disse, esse livro é o livro mais diferente de Machado de Assis, a começar pela personagem feminina, Helena difere muito das demais, ela é uma moça frágil, muito correta, honesta e sem muitas camadas. Apesar do mistério que envolve suas saídas, a moça não faz nada que nos faça desconfiar ou tem um comportamento ambíguo, ela é preto no branco, ela não é complexa, ela é a típica mocinha dos novelões, que sofre muito, o que fez com que eu não me envolvesse tanto na história, não me identifico com essa persona.

Apesar de não ter me identificado e envolvido tanto com a trama, não consigo dizer que um livro do Machado é ruim, a escrita dele como sempre é impecável e mesmo não tendo um enredo que me interessa, o autor conseguiu me surpreender com certas revelações e o seu "quê" de polêmica também me chocou um pouco.

E mesmo não conseguido dizer que "Helena" é um livro ruim, esse é o livro que menos gostei do autor e tudo isso acontece porque a minha mente desconstruída de 2020 se incomodou com um ponto dessa história, estou falando Estácio, o irmão de Helena. Estácio é o típico cara que se considera um partidão, um homem de posses, inteligente e de boa família, que julga as mulheres de cima de sua "superioridade", ele me irritou tanto com seus cometários a respeito da sua noiva Eugênia e até mesmo de Helena em algum momento da história. Sei que era o pensamento da época, mas os seu comportamento machista me fez demorar a ler o livro.

"Helena" não é o melhor livro do Machado de Assis, e isso não é uma opinião só minha, mas de várias pessoas, porém, o autor consegue deixar sua escrita brilhar apesar do enredo não ser lá grandes coisas.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2020/02/resenha-helena.html
comentários(0)comente



Joanna Kod'S 06/02/2020

null
Após o falecimento do Estácio e sua tia, Úrsula, recebem uma nova integrante na família que além de trazer uma nova alegria ao lar, também o enche com dúvidas e segredos.
Eu não sei bem por onde começar essa história, longe de ter o charme sarcástico e irônico de Memórias Postumas e Dom Casmurro ou a critica afiada de O Alienista, Helena é um romance dos clássicos, se aproximando de Lucíola e companhia.
Helena é espevitada e doce, uma personagem realmente carismática que poderia ser muito bem trazida para os dias de hoje.
A história terminou, inclusive, me deixando com a vontade de assistir uma novela das seis como Alem do Tempo ou aquela do camafeu mágico.
Claro que não se pode esperar algo rápido e apesar de suas 153 paginas serem densas como se fossem 300, a leitura é cativante e os mistérios da protagonista te guiam sem que permitas largar o livro.
No entanto, o final me parece um tanto espremido em suas 53 páginas, sendo muito rápido e menos emotivo do que poderia
comentários(0)comente



May 11/01/2020

Espetacular
Simplismente a melhor adaptação de um livro nacional para quadrinhos, a arte é magestosa, o roteiro muito bem cuidado, demorava a passar as páginas pois estava presa a riqueza de detalhes e a beleza do desenho. eu recomendo fortemente que quem puder leia essa HQ, parabéns aos envolvidos, realmente é uma obra preciosa!
comentários(0)comente



1244 encontrados | exibindo 1066 a 1081
72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR