Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1244 encontrados | exibindo 1231 a 1244
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 83


Victor 17/03/2010

A impopular fase machadiana
Produto da fase romântica de Machado de Assis, acredito que da segunda fase, "Helena" não é o seu melhor romance, mas, apesar da opinião contrária de muitos, até do próprio autor, eu recomendo essa leitura.

"Helena" tem uma trama bem simples, sem muitos rodeios e acontecimentos marcantes, deixando uma sensação de inércia e tédio do cotidiano da família do Conselheiro Vale, porém que se faça justiça ao aprofundamento psicológico das personagens e da natureza humana em si tão característico das obras machadianas, que não chega a ser tão marcante quanto os conflitos internos de Bentinho.

Através de uma revelação completamente inesperada do testamento do Conselheiro Vale, que falece no início do romance, Estácio e Helena se descobrem irmãos unilaterais, ligados pelo mesmo pai, assim ambos ficam com o direito a uma fração da herança deixada, passando a morar na mesma casa com Úrsula, irmã do Conselheiro. Logo surgem as dúvidas sobre a origem e o caráter da intrusa em todos os moradores e amigos da casa.

Helena não é Capitu, nem Sofia, mas é machadiana como elas. Todas guardam um quê de mistério que acaba se convertendo num charme aos olhos do personagem principal. A primeira oculta, o passado; a segunda, a traição (será?); e a terceira, o interesse. Helena se distingue pela sua própria figura romântica, como se revela no decorrer da história.

Falar mais seria passar de uma resenha/sinopse.

PS: O fim geralmente não agrada, mas notem que é o detalhe mais característico da obra.
comentários(0)comente



Fê Gaia 15/03/2010

Machado trágico
Achei que fosse encontrar uma fórmula diferente nessa obra romântica por ela ser de Machado de Assis... mas não, Helena é realmente um típico romance românico, com toda a tragédia, sentimento de inevitabilidade e pieguice próprios do Romantismo. É claro que essa obra não diminui em nada a admiração que tenho pelo Machado e, como ele mesmo disse na edição que li, Helena é fruto de uma época e dos rompantes românticos de um autor bem jovem. Apesar disso, gostei de constatar que a crítica social estava presente, mesmo que leve, através das reflexões da personagem principal. Vale a leitura.
Aline 21/02/2013minha estante
Amo Machado e nunca espero finais felizes para os apaixonados em seus romances.




Andréa 13/03/2010

Um grande prazer que deveria ter desfrutado a mais tempo
Segundo livro de Machado que leio, e terminei o livro com uma grande satisfação pois este tirou a primeira impressão que tive ao ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Diferente da personagem Virgília, de quem senti repulsa (acho que não escolhi um bom momento para conhecê-la), Helena é a mulher que nos arrebata com a alma. Forte e convicta, é capaz de levar às últimas consequencias um erro, mesmo que esse não tenha sido premeditado. Estácio é daqueles homens que nos mulheres "imaginamos" existir, ainda hoje, em pleno século XXI. Dificilmente encontraremos uma "Helena" nos dias de hoje, mas foi um grande prazer conhecer uma figura apaixonante e tão intensa em seus sentimentos e convicções.
E mais uma vez não consegui deixar minha veia "detetivesca" de lado e pude antever a revelação do segredo de Helena, mas Machado me surpreendeu com o final, bem diferente do que se imagina quando o mistério é esclarecido. A quem ainda não conhece Machado de Assis, este romance poderá ser um bom começo.
ALINE221 18/12/2010minha estante
Eu sou fã de Machado, na escola e faculdade li muiiitos livros dele, mas esse não, ainda. Como esse será o nome da minha futura filha, vou comprar e ler os mesmo dvd sua indicação querida!!!


Aline 05/02/2014minha estante
Gostei muito, mas sou suspeita, pois sou fã de Machado.




Padriana32 08/03/2010

Amor que rima com dor
Amei Helena, aliás, corrijo, amo as letras de Machado, ele é o escritor das miudezas, dos detalhes, do cotidiano. Não li os livros que éramos obrigados na adolescência, no muito li Dom Casmurro e claro detestei, mas sempre tive a certeza que Capitu jamais enganou o Bentinho.
Hoje continuo nessa certeza, mas os anos passam e a maturidade nos traz um outro olhar; percebo que todas as mulheres de Machado,são diferentes, eu poderia dizer que todas elas são "safo", fortes, e usam o recato, a feminilidade e a dissimulação como arma para sobreviver naquele mar de tubarões que era o século XIV, e Helena é exatamente assim: linda, feminina e dissimulada levando seu segredo até as últimas conseqüências, mas que infelizmente no final capitula; ao ler o livro pensamos que o amor vai dá certo quando seu segredo é revelado, coisa que não acontece e a tragédia é anunciada.
É engraçado olhar a história com os olhos do nosso tempo. Machado faz uma descrição detalhada da sociedade, da vida, costumes e das pessoas de sua época, pra nós pós-modernistas é difícil pensar que alguém pode capitular quando a possibilidade de amar abre portas, mas é o romantismo e nesta era amor literalmente rima com dor.
Mas as palavras mágicas ficam, o que dizer deste trecho:
" ... Colérica, rompeu com as mãos o corpinho do vestido: e o jovem seio, livre de sua casta prisão, pôde à larga desafogar-se dos suspiros que o enchiam."
Ou este: (...) O que eles disseram um ao outro com os os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um ao outro coração(...)
Machado simplesmente arrasa!!!!!
comentários(0)comente



Debinha 10/10/2009

Estranho...
Pode até ter coerência pra muitos, mas o final me soou estranho, sei lá.
Eu, que ainda não tinha feito isso com livros de Machado, percebi o final de Helena antes mesmo de ler, algo que realmente não me agrada com relação à certos tipos de livros. Contudo, romances me prendem, e literatura rica também.
comentários(0)comente

Guilherme 26/01/2010minha estante
É um clássico, afinal...




Thais Nicolau 02/09/2009

FASE
A FASE ROMÂNTICA DE MACHADO NÃO É A MINHA PREFERIDA.
TENHO PREDILEÇÃO PELA FASE REALISTA : MEMÓRIAS PÓSTUMAS E A CARTOMANTE.
comentários(0)comente

Guilherme 26/01/2010minha estante
...Eu nem tanto.




San... 12/06/2009

Meu primeiro livro
Este foi o primeiro livro que ganhei, quando tinha 14 anos. Ganhei de meu pai, que sempre estimulou a leitura. Eramos muito pobres e eu já tinha lido muita coisa usando duas bibliotecas da cidade, e no meu aniversário meu pai apareceu com esse livro. Guardo-o comigo. Na época a leitura foi meio enfadonha. Preciso relê-lo.
Guilherme 26/01/2010minha estante
Isto mesmo!


sonia 25/04/2013minha estante
livro fraquinho, primeiras letras do Machado, que naquela época ainda escrevia do jeito bem comportado e previsível. Sempre corretissimo em seu portugues, vale para a gente avaliar a evolução do mestre.




moiza 21/04/2009

Ao terminar esse livro estava apaixonado por helena.
Gostaria que ele fosse maior.
comentários(0)comente



Lilia Carvalho 19/03/2009

Adorei o livro e já o li mais de uma vez.
Envolvente, de fácil leitura e com um final surpreendente!
comentários(0)comente



Paty 10/02/2009

surpresa...
Fiquei totalmente surpresa com o andar da história!Quando você acha que sabe quem é a Helena e o que ela realmente quer,percebe que ainda tem muita coisa para acontecer... vale a pena ler e descobrir um pouco mais da beleza literária que é o nosso Machado de Assis.
comentários(0)comente



Elu 03/02/2009

Entendo o ponto de vista da Helena, mas ela é me parece sempre muito amargurada. Com tantos artífices, levou tempo demais para ser feliz. Fim.
comentários(0)comente



Maíra Munaretto 27/01/2009

Mistérios que envolvem o passado de Helena
Adorei o livro, tive que ler muito pra saber o que realmente estava acontecendo mas me decepcionei com o final ,Machado de Assis sempre me impressionando.Nunca pensei que aconteceria aquilo com Helena e nem queria.Queria mesmo que ela casasse com Estácio, mas como eram irmãoes não tinha como.Depois descobri que não eram irmãoes , pensei :Perfeito!
e Helena morre ¬¬' mas apesar disso é um ÓTIMO livro, li e recomendo!
Machado de Assis é um gênio!
Beijos :*
comentários(0)comente



Beth 21/01/2009

Helena
Em dado momento, você fica em dúvida, do que pode ocorrer entre eles, sente medo, diz que não é possível, então, vem a revelação e a paixão pelo livro aumenta, pena que o fim não é aquele que se imagina, chorei, me emocionei mesmo com o livro...
comentários(0)comente



Henrique 18/01/2009

Transição de épocas literárias
Um livro que mostra a transição da época literária do romantismo para o romance realista que Machado se tornaria um dos maiores mestres deste periodo.
comentários(0)comente



1244 encontrados | exibindo 1231 a 1244
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 83


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR