Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


cupid.k4ori 17/11/2024

Muito bom
Adorei o enredo, o livro que marca a era romantizada de Machado de Assis. Porém, fiquei com raiva de Eugênia, ridícula e mimada.
comentários(0)comente



B.rogs 11/11/2024

Aviso para quem não conhece essa história
Pule o texto inicial, nele está cheio de spoilers. Eu deixei para conhecer história direto desta versão em mangá e fui pega de surpresa pelo resumo inicial apontando as diferenças entre o livro do Machado de Assis e o mangá.

Tirando isso a história é muito impactante e a arte impecável, queria há muito tempo essa edição e só agora obtive ela, valeu cada centavo e Machado de Assis como sempre com histórias muito envolventes
comentários(0)comente



taislla1930 10/11/2024

Enredo incrível, história que prende, totalmente incrédula do final que foi totalmente diferente do que eu pensava!
comentários(0)comente



Maike 09/11/2024

Um romance de folhetim
Helena foi primeiro romance que li de Machado. A edição da Antofágica busca recriar a experiência de leitura de um folhetim, meio o qual a obra foi publicado originalmente. Com uma narrativa bem romanesca e uma protagonista cativante, a narrativa em estilo de folhetim irá te prender.
comentários(0)comente



Lazulindo 08/11/2024

Imprevisível
Um livro que você começa não dando nada e ele entrega tudo. Simplesmente terminei esse livro ultra mega triste e abalado, mexeu muito com meus sentimentos. Gostei muito, Amei.
comentários(0)comente



sofia 08/11/2024

QUE FINAL FOI ESSE?
Simplesmente amei esse romance, foi o primeiro livro do Assis que não abandonei. incrível demaaais! personagens bem construídos e descrições repletas de detalhes.
comentários(0)comente



leticialvesl 06/11/2024

Helena
?Helena tinha os predicados próprios a captar a confiança e a afeição da família. Era dócil, afável, inteligente. Não eram estes, contudo, nem ainda a beleza, os seus dotes por excelência eficazes.?
Leitorconvicto 06/11/2024minha estante
Entendo os elementos de época e cultura, mas a personalidade protagonista me incomodou




Gigi 06/11/2024

?Helena
??Machado de Assis
Antofágica

?SINOPSE?

O romance machadiano que conquistou as leitoras de folhetim e inspirou mais adaptações para telenovelas.

Quando um abastado patriarca carioca falece, o testamento surpreende a todos: seu último desejo é que a família acolha uma filha ilegítima que ele escondera de todos em vida. Helena se revela uma jovem gentil e encantadora, disposta a encarar o desafio de conquistar seu lugar entre a família, mas novos segredos podem ameaçar esse processo.

Publicado pela primeira vez em 1876, este livro mistura amores proibidos, dramas familiares e conflitos de classe, e foi uma das obras mais adaptadas para telenovelas na história do país. A partir das relações entre a protagonista e cada membro da família ? uma tia desconfiada, um irmão curvado sob o fardo de ser o novo chefe da família e um padre muito disposto a aconselhar a todos ?, Machado de Assis constrói uma trama que já revela as sarcásticas críticas sociais que o consagraram.

Ilustrado com gravuras talhadas em metal pela artista Maria Júlia Rêgo, a nova edição da Antofágica traz notas e posfácio de Rogério Fernandes dos Santos, doutor em Letras pela USP, e apresentação de Tatiany Leite, do canal Vá Ler Um Livro. Adriana da Costa Teles, pós-doutora em Literatura Comparada pela USP, assina um posfácio sobre os diálogos entre Machado de Assis e Shakespeare, e um texto da artista Maria Júlia Rêgo completa a edição.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



wellpimentel 04/11/2024

O romantismo do Machado.
"Helena", escrito por Machado de Assis e publicado em 1876, é um romance que aborda temas como amor e conflitos numa sociedade brasileira com forte influência colonial. A história gira em torno de Helena, uma jovem bela e angelical que, após a morte de sua mãe Angela, descobre que seu pai é um homem de posses, o Conselheiro do Vale, que lhe deixa uma herança e lhe determina viver com sua família (irmã Ursula e o filho Estácio)

A narrativa tem uma ótima fluidez e retrata as complexas relações familiares e sociais, além de explorar a dualidade da natureza humana. O enredo também destaca a figura do protagonistas em que se vê dividido entre o amor e o dever, refletindo as tensões morais da sociedade do século XIX e tocando num assunto tabu, o incesto.

Machado de Assis utiliza uma linguagem sofisticada para o período do romantismo, cheia de sutilezas que vão revelando os sentimentos das personagens. A obra é considerada uma das precursoras do Realismo no Brasil e demonstra a habilidade do autor em entrelaçar crítica social à sua narrativa, portanto, utilizando o romance para criticar normas e valores da sociedade carioca da época.

"Helena" não é apenas uma história de amor, mas uma profunda análise das complexidades humanas, com uma prosa elegante e incisiva que é marca registrada do admirável Machado de Assis.
comentários(0)comente



magia04 03/11/2024

Helena, você é fantástica
O final!!! Injusto, injusto!!

Helena é de longe a personagem mais cativante do livro. Ela é inteligente, sagaz, talentosa e amorosa com todos ao seu redor. Machado foi ousado em abordar meio irmãos (?) desenvolvendo sentimentos românticos um pelo outro, ao mesmo tempo em que lidam com suas responsabilidades sociais. Absurdo como Machado consegue abordar assuntos como misoginia e racismo naquele tempo, o homem era apocalíptico! É sempre um deleite ler as histórias do autor, ele é tão bom com romances quanto com contos.
comentários(0)comente



gaturna 02/11/2024

A história, inicialmente, traz um plot bem interessante, e desde cedo já suspeitava um amor proibido entre eles. Contudo, principalmente no meio do livro, as coisas andam muito lentamente, sem muitos eventos intrigantes. O plot twist do final é o que reviveu, mas ainda assim a leitura foi bem parada e por isso vou dar 3
comentários(0)comente



Vinicius De Miranda 31/10/2024

Belo surpriendente e cansativo
Num casarão da alta sociedade carioca, após a morte do pai de família, deixa ele um testamento esclarecendo ter uma filha fora do casamento chamada Helena, e pede para que a sua irmã e filho a acolham como parte da família. Com certa resistência inicial por parte da irmã Úrsula e complacência do filho Estácio, Helena penetra facilmente ao cotidiano da família, e os conquista com todas suas qualidades intelectuais e modos, passando de fato a imagem de mulher perfeita, porem uma grande reviravolta acontece, vinda a consternar a família e o que pensam sobre Helena. Se esta desistindo de ler esse livro, ou apenas rolando pelo feed de resenhas aqui tentando encontrar um motivo para ler ou continuar lendo esse livro, não pare ele realmente é cansado e parado, mas o fim vai te surpreender!

SPOILER PLOT TWIST!
Simplesmente ela não é filha do pai vulgo conselheiro, a mãe de Helena traiu o pai de sangue dela com o conselheiro assim que ele foi fazer uma viagem, foi só ele ficar um mês se quer fora, que a vulva dessa bela moça não aguentou de coceira, e correu para o primeiro objeto fálico dourado que passou a vista, queria a vida fácil e ainda ludibriou o Conselheiro para fazer parecer que o pai de sangue de Helena tinha as abandonado, dizendo que ele havia morrido. Convenhamos, uma bela de uma biscate sem escrúpulos que nem deveria ser chamada mãe. Com toda essa reviravolta e achando que tava bom, depois que a família descobre toda historia da boca do coitado pai, que mesmo 🤬 #$%!& não consegue largar o tom romanesco de como se refere a meretriz, acontece ainda ultima grande reviravolta que me quebrou, Helena sem defeitos, MORRE de desgosto, a coitada depois de tudo que passou, mesmo com a sua família adotiva a aceitando não aguenta de vergonha e prefere a vida humilde ao lado de seu pai, mas seu pai para protege-la da pobreza eminente do duro pão de cada dia, foge tirando então as possibilidades de escolha de Helena. Tudo muito trágico fiquei pasmo com o final, porem me deleitei, realmente eu não estava esperando, vi muitas pessoas falando que perceberam a paixão de Estácio por Helena dês do início, e cara eu devo ser muito lerdo mesmo, porque para mim nem fez sentido isso, não consegui ver essa maldade no Estácio, em fim talvez me falte mais maturidade nesse quesito rsrsrsr.
comentários(0)comente



Isadora.Mata 30/10/2024

Helena
"Foi graças a Helena que entendi que as mulheres, assim como eu, dissimuladas e com os olhos que o diabo deu, somos mais mulheres do que qualquer um desses personagens é homem"
comentários(0)comente



Nathane6 29/10/2024

?
Mais um clássico do Machado de Assis lido!! Achei um pouco diferente esse romance mas até que gostei bastante!!
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR