Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Izabella.BaldoAno 02/05/2023

Helena é minha segunda experiência lendo Machado - havia lido, antes dele, O Alienista - e, só de ter tido duas experiências tão distintas, já estou super curiosa pra ler muito mais do autor. o que eu não esperava, depois de ler O Alienista, era me deparar em Helena com uma escrita tão romântica e, ao mesmo tempo, tão coesa em relação à experiência anterior. são livros de Machados diferentes mas ao mesmo tempo do mesmo Machado.

Helena é uma história que parece extremamente tradicional mas ao mesmo tempo muito disruptiva. há a narrativa da família e da sociedade burguesa tradicionais brasileiras do século XIX, mas há também o descortinamento das fragilidades dessas estruturas. cada personagem aqui é também, para além de um indivíduo, a representação de um arquétipo social. a única que parece escapar dos estereótipos é a própria Helena, uma personagem misteriosa em diversos aspectos.

uma importante questão a se levar em consideração é o fato de o livro ter sido lançado capítulo por capítulo em folhetins, sempre com um gancho no fim de cada capítulo pra instigar curiosidade e fazer valer a pena comprar a edição do dia seguinte e dar continuidade à leitura. e aqui Machado foi muito perspicaz, porque, mesmo depois que o livro adquire outro formato e passa a ser vendido por inteiro, esses ganchos são elementos muito importantes do enredo e não dá vontade de parar de ler.

amei a experiência de ter lido Helena mas, infelizmente, os últimos 10 ou 15% do livro não funcionaram bem pra mim, quando o ritmo da narrativa mudou bastante. e a experiência com literatura também me faz perceber que uma história não perde necessariamente seu impacto porque houve um ou outro elemento que não me agradou - mesmo que esse elemento seja algo que consideramos tão importante como um final. vou guardar por muito tempo muito do que senti com essa leitura.

"sobretudo, peço-lhe que escreva em seu espírito esta verdade: é que sou uma pobre alma lançada num turbilhão".
comentários(0)comente



anarontani 01/05/2023

Machado é sempre uma surpresa !!!

ainda estou digerindo o final, gosto de viradas, mas demoro a aceitá-las!!! e q virada hein!!

fico imaginando o povo em 19ebolinha lendo isso
hahahahahahahah

?O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa 01/05/2023

Perfeito livro de época
Eu já havia lido em quadrinhos e foi ainda melhor ler a obra original. Tudo do livro me admira: a escrita, a feminilidade de Helena, a história e a pessoa de Estácio. Esse é um livro que não há como prever. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Vanessa.Benko 01/05/2023

Caso sinta em si algum afeto, não o sufoque; deixe-se ir com ele
Uma das primeiras obras de Machado de Assis. Certamente uma leitura envolvente. A linguagem é sofisticada e elegante, o que contribui para que nos sintamos imerso na história. Machado de Assis também consegue nos prender com as reviravoltas da história. Publicada originalmente em forma de folhetim, Machado utiliza uma técnica de suspense/surpresa muito eficiente, deixando o leitor com perguntas e expectativas em relação ao que está por vir.
Em termos românticos, a obra apresenta uma protagonista que é idealizada e elevada a um status de heroína. Helena é descrita como uma jovem bela, inteligente e virtuosa, que conquista rapidamente a admiração e o amor de todos que a cercam. A obra também apresenta o amor como um tema central, com a história do envolvimento emocional e proibido entre Helena e Estácio sendo o fio condutor da narrativa. Há e elevação da necessidade de honra na família abordada por diferentes aspectos. E presença de um tratamento respeitoso e digno entre todos os personagens, mesmo quando desconfianças são levantadas.
Por outro lado, a obra também apresenta elementos realistas. Machado de Assis utiliza uma linguagem direta e concisa, sem os excessos sentimentais que caracterizam o Romantismo. Outro ponto forte da obra é a forma como Machado de Assis faz críticas a sociedade da época. Aqui temos personagens que representam diferentes camadas sociais da sociedade brasileira do século XIX. De forma sutil, é questionado a rigidez dos costumes e das convenções sociais, mostrando como esses valores podem ser prejudiciais à felicidade individual. O autor também faz críticas ao papel da mulher na sociedade, mostrando como elas eram subjugadas e limitadas em suas possibilidades.
Certamente, é uma obra que prova a relevância de Machado de Assis para a literatura brasileira – e também mundial.
comentários(0)comente



Rogers.Silva 29/04/2023

Machado polêmico!!!
Helena foi uma agradável surpresa. Já conhecia algumas obras de Machado de Assis, mas essa nunca tinha me chamado a atenção para a leitura, mas antes tarde do que nunca.

A história inicia com a morte de um importante homem da sociedade carioca do século 19, que em herança deixa parte de sua fortuna para Helena, sua filho fora do casamento. A menina, que vivia num colégio interno, passa então a morar na casa de seu pai e tendo que interagir com seu meio irmão Estácio e sua tia Ursula. Então, o livro passa a se desenvolver em meio ao desenvolvimento da relação dessa família improvável e também no crescimento latente do amor impossível entre os dois irmãos.

Machado é absurdamente talentoso em criar suspense, bons ganchos entre capítulos e diálogos repletos de poesia sem cair para o melodrama barato.

O autor também foi muito corajoso em suas abordagens, levando em conta a época que o livro foi escrito,1876, levantando assuntos como: incesto, adultério, escravidão, entre outros assuntos espinhosos. Além do final que é bem controverso e pode não agradar todo mundo.

Machado sempre a frente de seu tempo e entregou mais um grande livro. Vale muito a leitura!!!
comentários(0)comente



Jessica858 29/04/2023

Um dos melhores livros de Machado de Assis que já li. A narrativa prende bastante e a leitura é bem fluida. O desfecho é diferente do que sempre esperamos nos livros, gosto disso.
comentários(0)comente



Vitória Montes 29/04/2023

Eu ameiii este livro , machado é um escritor incrível e não temos como negar mais eu não esperava que Helena me prendesse tanto é um livro que simplesmente você não consegue parar de ler para desvendar o mistério que existe . E quando eu descobri simplesmente fiquei chocada pois não esperava por aquilo, quanto ao final também surpreendente ou seja , leiam tenho certeza que não vão se arrepender de desvender esse enigma do bruxo do Cosme velho !!!
comentários(0)comente



Vivica 28/04/2023

O melhor de Machado?
?depois do clássico da Capitu. Não sou a maior fã de Machado de Assis e confesso que só o leio pra valorizar a literatura nacional. E, também, a gente só pode opinar sobre o que conhece. O livro Helena tem uma escrita fluida e de fácil compreensão, o que não é comum nas obras desse autor. A história é bem envolvente e a curiosidade sobre o final cativa o leitor
comentários(0)comente



Jéssica (@simboraler) 27/04/2023

Machado sempre surpreendente.
A história se inicia com um acontecimento triste: o falecimento de um conselheiro. Esse rapaz era muito conhecido e deixou uma irmã, chamada Úrsula e um filho chamado Estácio. Mas a tristeza da perda dá lugar para a surpresa e incredulidade quando descobrem que há um testamento do falecido conselheiro informando que ele tem uma filha fora do casamento, que foi criada em um internato e a qual ele pede sinceramente que sua irmã e filho acolham em sua casa, como parte da família principal e o nome dela é Helena.

Sabemos o escândalo que esse tipo de situação era na época que o livro foi escrito, então há um ar pesado e denso girando em torno da chegada de Helena na casa, mas aos poucos ela conquista tanto sua tia como seu irmão, se mostrando muito prendada e simpática. Mas tem uma aura muito misteriosa, e com o passar do enredo até nós passamos a desconfiar ou ficar com um pé atrás com Helena. Ela se aproxima muito de sua tia e de seu irmão, mas a intimidade e proximidade com Estácio se torna muito além do normal ... e agora?

Esse livro mostra muito a essência de Machado de Assis, os olhares dos personagens uns para os outros, as conversas, os segredos ... há cenas que os personagens sabem o que está acontecendo apenas com um olhar, o narrador te deixar instigado, e se torna simplesmente impossível de largar o livro.

É um livro triste, o final me surpreendeu muito, mas toda a essência da fase romântica de Machado de Assis pode ser vista aqui, nesse livro curto, mas extremamente intenso.
comentários(0)comente



Cixie 27/04/2023

Plot twist digno de Casos de Família.

Leitura gostosa e fácil apesar de ser um livro tão antigo com uma linguagem tão diferente da que temos hoje.
Tem algumas críticas referente a classes sociais, o quão longe as pessoas podem ir pra manter as aparências.

Não esperava esse final. Mas fiquei, em geral, bem satisfeita com a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karol 25/04/2023

Meu primeiro livro do Machado
Como disse, esse foi meu primeiro livro do Machado de Assis e preciso dizer que essa leitura me prendeu do começo ao fim. Talvez pela escrita trazer o formato de folhetins, faz com que a cada final de capítulo você fique querendo rapidamente se debruçar sobre o próximo.
De fato foi um livro que me trouxe diversos sentimentos ao longo da leitura e a única coisa que não me faz dar 5 estrelas a ele, é que Estácio é o homem mais chato do mundo!!!! Por diversas vezes me encontrei conflituosa a respeito da Helena e a agora sabendo tudo o que aconteceu, compreendo-a, mesmo que minimamente.
comentários(0)comente



Lívia 24/04/2023

Um clássico fácil de entender
Helena pode ser considerado um clássico que tem um plot twist interessante. Durante toda a trama, repensamos até que ponto o amor e o interesse dos protagonistas devem ser levados adiante. Apesar de não ter um final considerado "feliz", acredito que o leitor fique aliviado, de certo modo, com o desfecho.
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR