spoiler visualizarLari 05/11/2024
?
?Esse foi mais um livro pro meu clube do livro?
Esse mês a escolha foi minha, eu tinha muitas expectativas nesse livro e já tinha visto diversas resenhas sobre ele (negativas e positivas).
O livro no geral não é ruim, ele tem uma premissa objetiva, sem plots, uma linha do tempo que segue até o fim da mesma forma, mesmo levantando indícios de que poderiam haver mudanças.
Temos personagens, que no meu ponto de vista se mantém os mesmos do começo ao fim, mesmo tendo passado por toda essa situação. Para ser justa, o Caliban mudou apenas quando a Miranda perdeu todo charme que tinha aos olhos dele. Fora isso temos personagens lineares em uma situação impactante e me frusta eles não terem tido o devido desenvolvimento.
Caliban, realmente manteve a Miranda como uma de suas espécies de borboletas e a Miranda de debateu como uma até seu último suspiro. De forma geral isso resume, pra mim, toda ideia do livro, ele sempre teve jmq fixação por ela, capturou ela, deixou ela exposta à ele e quando ele percebeu que ela não era o que ele sempre idealizou, ela se tornou apenas uma "conquista".
A Miranda é uma personagem que viveu todo o livro à sombra de um personagem que formou toda sua personalidade, o GP. Isso me irritou bastante, não conhecer ela de fato, tudo dela vinha do GP, todo ponto de vista, crença era baseado nele, acredito que ela tinha potencial de ser uma grande personagem, mas viver a sombra daquele crápula podre acabou matando esse desenvolvimento.
Por fim, não seria uma leitura que eu recomendaria :) Por muito tempo quis ler esse livro e acabei finalmente lendo, mas como o Caliban, minhas expectativas morreram quando li o que tanto idealizei (e as semelhanças se encerram aqui, pelo amor de Deus)