O Colecionador

O Colecionador John Fowles




Resenhas - O Colecionador


4085 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Ivan.Geller 01/07/2024

Nunca sendo, em qualquer sentido
Acabei de termina-lo e dúvido muito que eu vá conseguir descrever como estou me sentindo, mas foi perfeito, envolvente, você não ficava entediado nem por um momento, e conseguia entender o lado de ambos, mesmo que de uma forma bizarra.
No começo você se enrola na narrativa do 'Caliban', é como Miranda disse, ele faz com que você sinta pena da mediocridade dele, de como ele é triste e sozinho, você até chega a entender, a sentir raiva de dela quando você lê aquela cena da lareira. Quando li essa parte consegui compreender o que ele sentiu, quando começou a pensar que mesmo que ela morresse, não fazia diferença, ninguém saberia.
Miranda também teve sua pessoa inalcançável, assim como 'Ferdinand' pensava nela como algo extraordinário, ela se sentia assim com GP.
Ela parecia uma pessoa tão especial no ponto de vista do Frederik, você realmente podia pensar nela como alguém a se considerar, mas a própria narrativa da Miranda faz você detestar ela em todos os sentidos, ela é supérflua, despreza ele como uma forma de se mostrar superior, contando principalmente com as coisas que GP ensinou a ela, então boa parte da narrativa dela fica ridícula, com ela falando sobre pautas e mais pautas, e sobre como ela luta por isso ou por aquilo, mas despreza Frederik pela falta de conhecimento que ele têm, sobre como ele fala e age, até do interesse dele pelas borboletas e por fotografia.
No final você fica esperando que tenha mais, precisa ter mais alguma coisa, não pode ser assim, ela morreu sem que ninguém soubesse, mesmo com toda a sua vontade de viver, e nunca vai poder ver quem ela esperou, nunca vai poder mostrar a ninguém como ela mudou.
Caliban fará denovo, ela vai encontrar outra Miranda, denovo e denovo, mesmo que não seja ela, para ele não importa, acho que só precisa de alguém para observar, ele precisa que pelo menos haja uma chance de que alguém o entenda, de que goste dele, mesmo que desta forma distorcida.
A cena descrita dele se livrando do corpo dela é simplesmente estranho, ele se mostra realmente como alguém ruim, um maníaco, que no final não gostava tanto assim dela, apenas teve a oportunidade, e se agarrou a isso, como eu disse antes, a oportunidade de ter ao menos a chance de ter alguém.
comentários(0)comente



nali.taylors 30/06/2024

Gosto de livro que traz povs de diferentes personagens, mas vivi um amor e ódio com ambos, talvez mais ódio!! Gostei das referências, bem escrito.
comentários(0)comente



maxwellcruz_ 30/06/2024

Não rolou pra mim
A história não fluiu pra mim, na verdade foi uma história bem chata de se ler, já que não ocorre praticamente nada durante o livro e o final era algo que já se esperava desde o primeiro momento para acontecer!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Maria22510 07/07/2024minha estante
Cheguei em um momento do livro que se ela falasse do G.P de novo eu ia pessoalmente dar uma coça nela, juro que não aguentava mais ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miron.Vasconcelos 27/06/2024

Não sou de tecer comentários a respeito de livros, apesar de sempre espiar os comentários dos livros que me despertam interesse em ler. No caso de ?O colecionador? eu não poderia deixar de comentar para que outras pessoas não se frustrem assim como me frustrei. Digo com muita propriedade e não me interpretem mal visto que nada mais é que uma opinião pessoal, mas pra mim esse livro foi o pior que já li em toda minha vida. Não consegui enxergar um enredo interessante, um motivo para o principal personagem criar todo esse amor platônico por sua prisioneira, um desfecho que pudesse dar uma ?reviravolta?. Enfim, perdi meu tempo lendo um livro ruim (na minha opinião).
Mari.Inouye 28/06/2024minha estante
??chocada!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thay.91 27/06/2024

Tenho ódio do começo ao fim
A obra é incrível e a leitura é bem flúida e deixa você preso querendo saber o que vai acontecer. Mas olha, passei raiva!

Raiva porque o Ferdinand ficava se vitimizando porque a menina não gostava dele. VOCÊ SEQUESTROU ELA, SEU ARROM*ADO!!!

Raiva porque Miranda não parava de pensar no G.P. ACORDA MINHA FILHA, ESSE VELHO É UM ESCROTO COM SINDROME DE SUPERIORIDADE!!! Sei que ela é a vítima, mas é muito chata, cara! Pelo amor de Deus, cansou minha beleza. Não falo pelas tentativa de fugir pq óbvio que ela tem que tentar, mas por ela colocar o G.P. num pedestal.
Bruno236 27/06/2024minha estante
Simmmm, o GP é um belo de lascado, e ela a todo momento "ai que G.P isso, que G.P aquilo" ACORDA MINHA FILHAA. E tbm achei ela super "hããã" tipo o cara simplesmente chamou ela de V45ia e ela "??" haaa pelamor




Denise 26/06/2024

Influenciou o tio King
Frederick Clegg (colecionador de borboletas) mantém Miranda (estudante de arte) em cativeiro com a desculpa esfarrapada dela ser sua ?garota dos sonhos?. O leitor então acompanha a versão do sequestrador sobre os acontecimentos e depois temos a versão de Miranda na forma de um diário.

Gostei demais desse livro e não estou acostumada a ler suspenses. O forte do livro não é a ação, como a luta desesperada da vítima em sobreviver. E por isso talvez não agrade aos leitores de thrillers atuais. O foco é analisar a personalidade dos dois, conhecer a história através dos olhos deles. O sequestrador é um sociopata que se faz de coitadinho o tempo todo, é mentiroso, diz que a ama muito, que não queria fazer isso, que foi apenas por acaso (como se ele não tivesse planejado cada passo). Ele tenta convencer o leitor a se compadecer dele e coloca a culpa na vítima.

É muito interessante o paralelo entre a coleção de borboletas e o rapto de Miranda. Na verdade, ele não está apaixonado por ela, ele não quer o coração dela nem mesmo o corpo, ele apenas a quer presa para contemplar. Ela é uma peça bonita na sua coleção.

O sequestrador não se encaixa em nenhuma classe social. Ele é um cara que ganhou muito dinheiro na loteria, mas não se encaixa na elite e não tem moral para fazer bom uso do dinheiro. Ele não tem amigos e não tem vida social.

Pra mim, a melhor parte é o diário da Miranda, onde ela relata não apenas os acontecimentos e suas emoções mas também suas reflexões, durante o período do cativeiro, sobre a vida, amor, arte, política e sociedade.

É nítida a influência deste livro em Misery do Stephen King. Inclusive, esta edição contém um ótimo prefácio escrito pelo King.
comentários(0)comente



marilucca 26/06/2024

Uhuu terminei
Já fazia um tempo que eu queria ler esse livro, me chamava atenção pela capa, pelo suspense, a história, achei que poderia ser interessante, o tipo de livro que eu gosto e de certa forma é, mas vamos lá:

não demora para que você se prenda na história, estando na mente do sequestrador, esperando seus próximos passos, me deixa ansiosa por mais. ao termos o ponto de vista do vilão passamos por diversas emoções, ficamos com raiva dele, com medo, ficamos perplexos pela sua linha de pensamento!!! mas o que mais assusta é que as vezes, por um breve instante, temos empatia, seja por uma simples linha, um simples pensamento dele e logo depois pensamos "opa, peraí" e lembramos de tudo o que ele fez e continuará fazendo e então volto a pensar "ele merece sofrer". os sentimentos são estranhos.

outra coisa: a mudança de pontos de vistas, isso me agrada muito! mas mudar o ponto de vista e contar os mesmos momentos deixa um pouco repetitivo e confesso que na parta da miranda eu acabei ficando um pouco impaciente, talvez teria sido ao contrário caso fosse invertido os pontos de vistas, talvez não, mas isso é um ponto que me arrastou um pouco no livro.

o final, meu deus o final, você simplesmente engole o final, querendo saber como vai se desenrolar e com certeza é uma mistura de sentimentos. não sou muito fã de finais abertos, mas nesse caso acho que funcionou bem, particularmente eu gostei, apesar de QUE 🤬 #$%!& !!!!

eu gostei do livro, achei que gostaria mais, também gostei da narração, que acaba nos prendendo realmente e é isso aí.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amal1 25/06/2024

A história é contada seguindo o ponto de vista do sequestrador e da sequestrada, e acaba sendo repetitivo.
A parte da Miranda não é chata, é interessante, mas o chato é isso, já vimos os momentos no ponto de vista do sequestrador .
comentários(0)comente



Manu00482 24/06/2024

O Colecionador
Bizarro. Eu acho que essa é a melhor palavra para descrever esse livro.
Eu gosto do fato do livro mostrar os dois lados (do Frederick e da Miranda) embora eu tenha achado o diário da Miranda extremamente chato e eu só não dei 5 estrelas por causa dessa parte
comentários(0)comente



4085 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR