Lola 15/12/2011Uma leitura irrecusávelConheci este livro por meio de um desses folhetos de divulgação que vem dentro de outros livros. Li uma parte do primeiro capítulo e posso dizer que instantaneamente morri de amores. Fiquei pensando: Realmente quero ler esse livro, o mais rápido possível!
O livro narra a história de Lola Malone, que é apaixonada por Dougie Tennant e odiada pela mãe dele, a rica e um tanto esnobe Adele Tennant, e não é só uma implicância à toa.
A mãe do garoto deixa bem claro para Lola que a garota não está à altura de Dougie e está disposta a fazer qualquer coisa para mantê-la longe dele. Definitivamente.
Em função dessa opinião a Senhora Tennant faz a Lola uma proposta. Que aos olhos de muitos seria realmente uma Proposta Irrecusável. Mas Lola sabe que é errado e fica muito chateada, para não dizer raivosa, com a mãe de Dougie.
Mas como essa vida nos surpreende de forma louca, Lola se vê diante de uma situação que poderia ser evitada caso ela aceitasse o que a Senhora Tennant propôs.
Neste momento tomamos conhecimento de outra grande história de amor, a de Lola com o padrasto. E eu achei linda a forma como a escritora coloca os diálogos entre eles, e o rumo dos fatos também, a atitude de Lola foi muito bonita.
O livro, em alguns momentos torna-se muito real, como se essa história pudesse estar acontecendo nesse instante, em algum lugar do mundo.
E eu adorei que Jill Mansell colocou a protagonista como amante dos livros. Além da escrita maravilhosa e leve é interessante ver que a Lola não é aquele tipo de mocinha que sempre faz a coisa certa na hora certa.
Ela é orgulhosa, mas muitas vezes pisa no orgulho quando corre atrás do que quer e não tem medo da interpretação alheia, ela age como a situação pede, sem ficar refletindo horas e horas. E muitas vezes eu senti vontade de abraçá-la quando ela percebe que está na hora de desistir e simplesmente seguir seu caminho. Esse é um dos momentos dos quais mais gostei e achei bem real e bem sentimental.
Inclusive não só nessa passagem, mas em várias outras o senso de humor de Lola é bem aparente. Mesmo triste ela ainda faz piada.
/ -Então é isso. Eu basicamente me tornei a maior idiota da face da Terra, mas acabou. Dougie não está interessado em mim, e finalmente eu aceitei isso. Eu dei o meu melhor e falhei. É hora de tirar o time de campo. Como todos adoram dizer há muitos peixes no oceano. – Lola mordeu o lábio. –Embora sempre que alguém diz isso a vontade que tenho é de pegar um peixe grande e dar com ele na cara dela.” /
Durante as reviravoltas da sua vida ela acaba encontrando uma nova amiga, Sally Tennant, a irmã bagunçada e solteirona de Dougie. A personalidade de Sally é interessante, ela é bonita e elegante, porém é uma bagunceira de primeira que deixa o amigo de Lola, o maníaco por limpeza, Gabriel Adams, ou apenas Gabe, maluco.
O mais interessante é que por mais que Lola e Dougie sejam, por assim dizer, os protagonistas do livro, você também sente vontade de que os outros personagens encontrem seus caminhos e sejam felizes, você se interessa em saber que rumo eles tomarão.
Jill tem a incrível capacidade de ligar as histórias de cada personagem a um eixo central, fazendo com que cada um tenha o seu papel na história, nem a mais nem a menos.
A leitura desse livro foi uma grata surpresa, ele correspondeu e muito as minhas expectativas.
No início eu achei que a capa não demonstrava a beleza da história, mas após ler o livro eu percebi que ela representa maravilhosamente bem. Ela é simples, bela e com detalhes que vão se sobrepondo. Assim como o amor de Lola e Dougie.
/ Era assim que os católicos se sentiam quando se confessavam e eram absolvidos de seus pecados por Deus? Lola, que odiava chorar na frente das pessoas, mas que parecia ultimamente ter abandonado o hábito, sentia as lágrimas rolando cada vez mais rápidas no seu rosto. Ela não conseguia falar, apenas balançava a cabeça de forma desesperada, atrapalhada, de um lado para outro.” /
Leitura altamente recomendada. Parabéns a editora Novo Conceito pelo capricho com a edição limpa e impecável.
site:
http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/2011/09/7-resenha-uma-proposta-irrecusavel-jill.html