Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Emi 25/08/2023

Uma leitura extensa, que poderia ser muito mais interessante, a meu ver, se não houvesse tantas minúcias a respeito da caça a baleia, uma vez que não trazem tanta importância ao texto quanto as divagações das personagens
comentários(0)comente



Tati.Lima 25/08/2023

Quem torceu pela baleia o livro inteiro, levanta a mão...???
Esse livro foi absurdamente complexo pra mim, porq comecei a leitura totalmente maravilhada, na metade já tava começando a me dar preguiça e no final, eu já tava na força do ódio querendo acabar logo. Com isso, quero dizer q o livro é ruim?? Não, de maneira alguma, é muito bom, mas tem seus pecadinhos. Muita parte técnica e muita filosofia, tornam muitos dos capítulos cansativos. Véio, tem muuuuuuuito personagem chaaaaato nesse livro, que poderiam nem ter existido, a começar pelo Ahab...Na boa, eu me questionei porq a Moby Dick deu mole e só comeu a perna?? Q personagem IN SU POR TÁ VEL...A pessoa movida pelo ódio e ambição, enrolou meio mundo oferecendo uma viagem de barco, mas no fundo ele tava cheio de sede de matar a pobi da baleia, q falhou na primeira tentativa de fazer dele sua refeição. Embora a narrativa flua muito bem, e apesar do livro ser gigante, consegue sim, prender e muito o leitor, o q é chato é a parte técnica e filosófica, muito pi pi pi po po po, sobre a caça das baleias naquela época, isso chega ser enfadonho. Eu confesso q no final, já tava cansativo, porq estava agoniada do capitão conseguir realizar sua vingança, mas como dizem, o ódio cega as pessoas, e nossa rainha do mar, concluiu com mestria o q não havia conseguido antes. É um livro, q requer muita paciência em algumas partes, confesso q fiz leitura dinâmica em alguns capítulos, por isso eu aconselho, só leia se vc tiver muito interessado, do contrário, muita gente deve ter desistido da leitura, confesso q em algum momento, eu flertei com o botão " Abandonei".Mas no final, valeu a pena não desistir. O livro é satisfatório sim.
comentários(0)comente



Pisi14 25/08/2023

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena
Um combate magistral movido pela luta entre o homem e a natureza, forjado na base do ódio e da vingança que levam homens à insensatez e à loucura

Embora o livro na versão original seja pesado e cansativo, ainda assim vale a pena lê-lo por sua reflexão moral profunda sobre sentimentos que movem o homem desde tempos ancestrais.

Moby Dick é um clássico e ao final muitos saem do livro torcendo pela baleia, o que não é uma decisão fácil pois gostar de Ishmael é algo inevitável
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa 20/08/2023

A história é legal, mas o autor é chatão
Aceitar passar 3 anos preso num navio com pessoas que você não conhece, caçando animais gigantescos num barquinho de nada para conseguir óleo me parece insano. Mas isso realmente aconteceu, era a vida de muita gente, como foi com o Ishmael, e girava uma economia muito importante. Nesse ponto, o livro me ganhou .

Mas o autor se empolga, começa narrações e mais narrações de detalhes técnicos que deixam tudo mais cansativo. E a vivência deles como indivíduos é deixada de lado até mais para o final.

O final do livro que faz valer a pena.
Me fez pensar em como perseguir nossos objetivos de maneira obsessiva pode deixar muita coisa passar e nos colocar num destino fatídico. Aliás, como criamos nossos objetivos? O que tem por traz dessa decisão? Será que Ahab queria a moby Dick mesmo? Será que ela era a desculpa para seu luto por ter perdido uma perna? Talvez ele só quisesse um propósito para não lidar com seu fracasso?

Enfim, a história é legal, mas o autor conseguiu deixar bem chata. Não tomaria uma cerveja com ele.
comentários(0)comente



Thiago548 18/08/2023

Clássico
Essa é aquela obra que sempre ouvimos falar e muitas das vezes nem mesmo sabemos sobre o que ela aborda além da baleia Moby Dick.
Essa foi uma obra carregada de detalhes e interpretações poéticas e reflexivas sobre diversas coisas. O autor abusa da criatividade para fazer referência a bíblia, superstições, do mundo e claro da história do livro.
O livro tenta tanto fazer uma simples história de caça a baleia a algo maior e místico, e mesmo assim tenta deixar claro que é apenas uma história de caça a baleia, nada mais. Deixando aos leitores a ter suas próprias interpretações.
Os personagens são bem interessantes, o autor ao longo do livro explora dos mais importantes aos mais irrelevantes, para trazer um certo sentimento de familiaridade e importância.
O personagem Ahab tem um baita desenvolvimento, sendo muito interessante ver como sua mente funciona e como os outros a sua volta o enxergam.
Tanto o começo, o meio e o fim são bem desenvolvidos, o final no mesmo tempo simples, é grandioso e nos faz refletir sobre toda a história e inclusive fora dela.
Pra mim fica claro a vontade do autor de abordar a vingança e a caça a baleia em si, ele nos dá diversos detalhes sobre a cultura e informações da baleia e sua caça. Tornando esse um certo incômodo.
A quantidade de detalhes mesmo interessante é muita das vezes chata e entediante, muitos capítulos abordam tantas informações que você fica cansado de ler e quer logo a aventura. Sendo que muitos desses detalhes podem ser pulados sem medo pois não é uma informação importante, é apenas para ensinar aos leitores sobre os costumes, anatomia das baleias e entre outras coisas.
Enfim, esse é um livro para se ler com paciência e concentração, pois em muitos capítulos exige interpretação e paciência para as informações do livro.
Eu realmente gostei do livro e mesmo tendo algumas coisas que me incomodaram, não posso negar que esse é um baita livro e dos clássicos é um dos meus favoritos.
Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Antonio Maluco 17/08/2023

Mar
O livro conta histórias de vários personagens que são os marinheiros que se envolve com caça de baleia ??
comentários(0)comente



Claudia.livros 15/08/2023

Mais uma obra de arte da literatura mundial concluída com sucesso.
E que obra!

"Trate-me por Ishmael"

No processo de leitura, somos levados pelo narrador, Ishmael, tripulante recém contratado do baleeiro Pequod, a conhecer não só o navio, como sua tripulação, seus companheiros de jornada, os preparativos da viagem e todos os detalhes que fazem parte de uma caça às baleias por volta de 1850. Conhecemos detalhes do navio e seus acessórios de caça. Nessa parte do livro ele mais se parece com um documentário. Alguns podem até achar enfadonho, mas é muito interessante.

No desenvolvimento da história, saímos de Nantucket (EUA) em uma viagem que normalmente demora vários anos para se completar. Ishmael nos apresenta seus companheiros de jornada, como Queequeg, Starbuck, Flask, Stubb, Tashtego e Daggoo e tantos outros.

E quem é o capitão do navio? O capitão é Ahab. Misterioso e cheio de segredos, é Ahab, envolvido em seu projeto de vingança contra a baleia que arrancou sua perna (Moby Dick), que nos leva nessa viagem cheia de desafios, aventuras, de vitórias e de perdas, de espiritualidade vibrante e muita superstição.

Vamos navegando, sentindo seus capítulos como ondas do mar, alguns tranquilos, outros emocionantes, encontrando referências bíblicas e referências literárias de todo tipo pelo caminho. Há Deus cristão e deuses pagãos. Há Shakespeare! O livro todo é de um simbolismo profundo.

E há Moby Dick. Vibrante e arrojada. Solitária, sai pelos oceanos, cuidando da própria vida, mas se vê um grupo de baleias em perigo, avança e destrói os inimigos. É implacável! Os humanos que sobrevivem só aumentam a lenda a seu respeito. É uma potência da natureza. Forte e indomável.

?Oh capitão, meu capitão, nossa temida viagem se completou.?
comentários(0)comente



Hammer.Mariana 15/08/2023

Para onde leva a obsessão do homem
Mais um clássico para a lista.
É claro que já conhecia a história do cachalote branco - terror dos mares e baleeiros -, mas lendo a história a minha impressão mudou. É muito mais sobre a obsessão do capitão do que sobre a baleia em si.
Várias ideias e observações do autor me chamaram a atenção.
Gostei.
Carlos Fitzgerald 17/08/2023minha estante
Vai ler na íntegra o original pra vc ver como e chato


Hammer.Mariana 17/08/2023minha estante
? Acredito




Dani 13/08/2023

Versão resumida e ilustrada de Moby Dick
Eu adoro ler os clássicos em versões resumidas ou ilustradas, pois não estou lendo completo, mas pelo menos estou conhecendo a obra em um primeiro encontro.
Obviamente tem muitas diferenças da obra completa para uma versão resumida, mas o que vale é a intenção e leitura, independente de como ela seja.
Gostei bastante dos personagens na história principalmente o capitão Acab, Quiqueg, Ismael e Moby Dick, claro.
Acab é um capitão rígido, mas preocupado com sua tripulação, embora cego de vingança contra Moby Dick.
Quiqueg é um selvagem canibal e arpoador principal do Pequod, logo faz amizade com Ismael e ajuda os companheiros.
Ismael é um protagonista interessante e narrador personagem nos contando sua viagem do POV de alguém que desejava explorar os mares e viver livremente.
E Moby Dick, que infelizmente, está sendo perseguida por simplesmente tentar sobreviver, ser humano nunca permitiu os animais viverem em paz desde que pisaram na terra.
É um grande livro, recomendo as versões resumidas por ir direto ao ponto, agora quanto à versão completa, deve ser mais descritiva e demorada para manter o suspense.
Satisfeita com a leitura.
comentários(0)comente



Mari M. 13/08/2023

Um clássico que retoma a antiguidade
Li e ouvi Moby Dick sem expectativas, mas é impressionante o quão rápido foi e o quão interessante foi saber mais sobre uma história marítima. Profundo, com uma linguagem de tirar o fôlego. As referências às epopeias gregas, à batalha épica ao fim foram realmente maravolhosas. Não chegou a ser um livro perfeito, pois pra mim as descrições da anatomia e morte da baleia foram um pouco demais pro meu gosto. Mas não tem como negar que é bem imponente, assim como a própria personagem central.
comentários(0)comente



Gabrielli 11/08/2023

O grandioso épico americano
Não existe nada como Moby Dick e nunca existirá. Quem só enxerga uma caçada nesse livro infelizmente não entendeu o objetivo da literatura.

Por meio de um livro grandioso (como o próprio Melville explica em um dos capítulos, não poderia ser um livro pequeno para tratar de um objeto tão grandioso), o autor traz referências bíblicas e literárias quase infinitas, reflexões filosóficas e espirituais, termos náuticos técnicos e, sobretudo, a busca do entendimento da alma humana.

Para mim, o que há de melhor na obra é isso: o livre-arbítrio contra o destino, o bem e o mal dentro de cada ser humano e a luta contra as forças da natureza. Natureza esta que segue seu curso, independentemente da nossa teimosia.

A releitura do meu livro preferido de todos os tempos só fez com que ele fincasse raízes ainda mais profundas no pódio. Um clássico que merece muito mais do que a alcunha de "um livro sobre caça às baleias", o que infelizmente joga a 'nota' dele lá embaixo. Provavelmente não existe tratado maior contra a caçada do que esse livro: uma ode à natureza que só Melville conseguiria deixar tão poética, e ao mesmo tempo tão sombria e amendrontadora.
Claudia.livros 11/08/2023minha estante
Estou adorando Moby Dick e ler com vocês, no Clube Ethos, faz toda a diferença.


Nicoli.Rodrigues 11/08/2023minha estante
Perfeição de livro?


Caroline1016 17/08/2023minha estante
Obrigada Gabi e CLube Ethos por essa leitura conjunta maravilhosa!




Isasc.exe 10/08/2023

Muito bom e completo, é incrível como você se inteira desse universo da caça de baleia pela forma didática do livro. Não conheço o autor (e nem pesquisei) mas é notável como a escrita me faz acreditar que esse livro é realmente um diário de estudos e lembranças do protagonista Ismael. No fim, a baleia branca que dá nome ao livro é a que menos aparece e, por mais que guie e dê um fim a história, não é a mais importante.
Pena que é taaaao grande e atrapalhou um pouco meu ritmo de leitura, o que fez dele meio desagradável em vários momentos (principalmente no final). Isso porque tem capítulos falando até da solda do arpão pra matar a Moby Dick ??
Tirando isso, um dos melhores livros que ja li
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR