spoiler visualizarCaroline1016 17/08/2023
Viagem completa com o Pequod
Me interessei em ler Moby Dick, a primeira vez, por simplesmente ser um clássico. Quando soube das citações bíblicas, então, resolvi encarar a leitura.
Meus momentos preferidos desse livro foram, com certeza, as divagações e reflexões filosóficas de Ismael, que, são poucas, para uma obra desse tamanho, na minha opinião, queria mais divagações, reflexões, assim gostaria ainda mais da narrativa.
-
É uma obra desafiadora, sem dúvidas, com longos capítulos sobre especifidades da caça baleeira, porém, compreensível dado o momento em que foi escrito.
Ao finalizar posso dizer que é uma obra complexa. Não entrou para o rol de meus preferidos, mas valeu a pena ler.
-
Algumas indagações persistem ao finalizar a obra:
Na última página o narrador relata:" Tudo aconteceu como há 5 mil anos..."
Relembro, então, o início da história, em que nos é apresentado o profeta Elias questionando os futuros tripulantes: "Vocês sabem realmente o que acontece com o esse navio?"
Como se algo tivesse se repetindo.
Além de alertá-los para não embarcar...
Será o Pequod um navio fantasma? Esteve Ahab preso em loop, em que a história se repete e ele está tentando dar fim a sua narrativa?
-
Antes do navio afundar, Ahab começa a se despedir, como se ele já soubesse que iria morrer.
Aliás, ele age como se fosse um"deus", como se nada pudesse acabar com o poderoso Ahab, quem é Moby Dick, para ousar dar fim a vida dele?
-
Seria essa história um reflexo de Gênesis, onde mais uma vez o homem tenta ser deus e afunda no seu orgulho? Assim como foi com a torre de babel, caso mencionado também na narrativa...
Não sei.
-
Ele já sabia para qual destino estava remando? E arrastou os outros na sua ganância, assim como Acabe que foi amaldiçoado por desejar tanto a plantação de Nabote? Sendo Acabe um rei que tinha posse de tudo...
...
Se Starbuck e Stubb eram como partes de Ahab, ele os deixou no Pequod, na tentativa de protegê-los, salvando as únicas partes boas de sua personalidade?
-
Bom, é uma obra aberta. E o melhor do livro, não é que ele responde todas as perguntas, mas que nos deixa fazer perguntas, que talvez, não tenham respostas, e está tudo bem, isso mostra que é uma boa história.
-
Início da leitura 19/06/2023 - finalizada em 17/08/23
Só tenho de agradecer ao Clube Ethos e a Gabi por essa leitura conjunta por nos proporcionar acesso a essa obra grandiosa.