Italo 27/01/2023
I was so bored...
Eu sempre ouvi dizer que Moby Dick era um livro chato, mas não tava botando muita fé nisso quando peguei pra ler. Infelizmente, ele é isso que disseram mesmo.
O começo do livro é bem legal, o narrador parecia interessante, a relação dele com o Queequeg parecia promissora, mas tudo se perde quando a gente embarca no Pequod. Começa aí uma sequência exaustiva de capítulos sobre cetologia. Alguns são legais de ler, mas são tantos, tantos, tantos capítulos sobre isso que
eu já não conseguia me conectar com mais nada sendo dito, tudo que eu queria é que essa tortura acabasse logo, parecia tudo interminável, e rapidamente fui perdendo a vontade de continuar lendo.
E nessa de cetologia, os personagens ficaram em segundo plano, o autor não desenvolveu nenhum, nem o capitão obsessivo, eu cheguei no final completamente indiferente a cada um deles, nem me importei com o que aconteceu.
Não funcionou comigo, foi de longe a leitura mais chata que eu já tive na vida. Você pode facilmente ler apenas o começo até a parte onde ele descreve os tipos de baleias e pular pros últimos 3 capítulos que não vai fazer diferença alguma, ou, sei lá, ler a hq, ver filmes sobre, mas só pega esse livro quando tu tiver muita coragem ou sem nada pra fazer durante 6 meses.