Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


marcelinho 04/10/2022

Me dediquei a esse clássico por quase dois meses. A leitura dele é difícil de explicar, porque não é somente um gênero literário kssksk. Incrível como ele conseguiu fazer isso.

Ele merecia 5 estrelas, com toda certeza. Mas por alguma razões, ele não merece.

Antes de tudo, quero dizer que a leitura é bem diferente de tudo que já li. Ele não é do um romance, uma narrativa com começo meio e fim. Ele não só conta a história da busca implacável por vingança, mas também, por várias e várias vezes, a narrativa para e começa a explicar sobre o mundo das baleias, as diferenças entre elas, sobre os navios e cada componentes, e até ensaios filosóficos.

Isso é bem legal no livro, porém esse também é o motivo de não ter 5 estrelas. Cara, do nada, no meio de uma tempestade, O CARA COMEÇA UK ENSAIO FILOSÓFICO KAKAKKSKS! Tantas partes desnecessárias que não precisavam está no livro. Mas o livro é incrível com uma história sangrenta pela busca implacável e por vingança.
comentários(0)comente



Jessica858 01/10/2022

Segunda tentativa de leitura
A primeira vez que tentei ler não era o momento certo, dessa foi possível concluir a leitura com sucesso. O livro seria melhor sem os capítulos técnicos que fazem a leitura ser demorada e chata, mas acredito que o autor queria colocar o leitor dentro da história, se sentir como um baleeiro da época.
comentários(0)comente



Cristiane 28/09/2022

Moby Dick
Trate-me por Ismael. Há alguns anos ...
Assim começa este livro que é uma obra prima. Parágrafos poéticos, alguns capítulos cansativos (toda a explicação sobre os tipos de baleias, sobre a pesca, sobre a forma que as baleias são despedaçadas, a extração do óleo) mas a beleza e a força desta obra são inexplicáveis... A teimosia do capitão Ahab, a ingenuidade e a força de Queequeg... O navio que é praticamente outro personagem...
Cada um de nós enfrenta o seu monstro branco...
Comecei a ler este livro em ebook e continuei na versão da Editora 34. Que edição maravilhosa, senti desejo de reler o livro nela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roberto 18/09/2022

"Hei de estraçalhar o meu estraçalhador"
Foi com essa frase do capitão Ahab na minha cabeça que eu enfrentei esse livro, um verdadeiro exercício de paciência e perseverança, provavelmente o livro mais difícil que já li até agr. Porém o que me fez continuar e empurrar com a barriga todos aqueles intermináveis capítulos de divagações sobre baleias e navios foi perceber o fato de que o autor realmente não estava brincando quando escreveu o livro e realmente tinha algo a dizer pro leitor, o que até (infelizmente) nos espanta ao ler um livro de ficção, já que estamos rodeados de autores de fantasias baratas de comadres fofoqueiras e romances sensuais sem conteúdo nem forma nenhuma.
Isso só me mostra o valor real de uma literatura de qualidade, que além de ser um antídoto contra o caos, organiza nossa mente para que vejamos alguma ordem no caos. Ao descrever os personagens, o contexto, o ambiente e suas interações, o autor (sem querer) escreveu um documento histórico e psicossocial que em seu cerne continua o msm até hoje.
Um livro difícil, que vai desanimar os fãs de leitura dinâmica, mas uma leitura obrigatória para todos que têm algum interesse mínimo no mundo da Literatura, que pra quem entra, é um caminho sem volta.
comentários(0)comente



Annali.Rocha 18/09/2022

????????????????
????????????????????????????????????
????????????????
????????????????
????????????????????????????????????
????????????????
comentários(0)comente



Cintia295 14/09/2022

Que livro gostoso de ser lido, fácil, capítulos pequenos e fluídos, um ou outro são mais "chatinhos digamos assim" mas não tira a beleza do livro.
As aventuras no mar, os mistérios do oceano, sua profundidade, beleza e óbvio os perigos.
Personagens marcantes e diferentes entre si mas que se completam, cada um de uma religião ou até mesmo ateu, cada um com sua singularidade que ficou incrível.
Talvez o mais marcante para mim tenha sido o Queequeg só lendo para entender o porquê.
O capitão, os tripulantes, o narrador principal, mas a estrela do livro é a/o Moby Dick.
Algumas partes fiquei com dó das baleias serem mortas para extração do óleos entre outras coisas, mas tem que lembrar a época em que foi escrito.

Acredito que para alguns esse livro será perfeito, para outros leitores talvez enfadonho, pois 95% do livro é no mar, então os acontecimentos é sobre o cotidiano deles, e causos passados.
Vanessa 14/09/2022minha estante
Quero muito ler, talvez ano que vem!


Cintia295 14/09/2022minha estante
Só vai, gostei bastante




Tenan 11/09/2022

Me colocou dentro do navio
Me senti no navio, experimentando o cotidiano deles. Muito bom ! Preciso reler para sentir as mesmas coisas ou algo diferente até.
comentários(0)comente



ranester 07/09/2022

Dentro da história
Amei ler Mobi Dick. Entrei de cabeça na história e não percebi que já tinha chegado no final.
A história é envolvente e adequada a todos os públicos.
Histórias de navegações e viagens marítimas são muito excitantes. É um universo magnífico.
Cheio de mistérios e descobertas, o oceano é um lugar vasto e carregado de tesouros, muitos deles são as histórias que ele esconde.
comentários(0)comente



Paulo 29/08/2022

Afundando Juntos
Comecei o livro envolto pelas névoas de mistério que o próprio carrega pela sua fama e também por sua introdução.
No entanto, me perdi nas águas dos pensamentos de Ismael. São 133 capítulos para a aguardada batalha final e Moby Dick aparece nesse período uma ÚNICA VEZ!
A sensação que fiquei ao terminar o livro foi que Herman quis se auto elogiar, criar um tributo a todo o seu conhecimento, pois todos esses capítulos que recheiam o livro se tratam de conhecimentos gerais e cetologia. O que não deixa de ser interessante, mas que por ser empurrado e se tornando obrigatório passar por tudo isso para terminar o livro, fica enfadonho.
E mesmo em seu aguardado final, quando enfim chega, é sem surpresa alguma. Algumas páginas e logo todo mundo (inclusive eu) estava no fundo do oceano.
Ao invés de se auto enaltecer com tudo que sabe, Herman poderia nos ter presenteado com personagens altamente detalhados. Fiquei sem conhecer todo o sentimento de ódio do capitão Ahab (que passa todo o livro escondido e em somente um capítulo é narrado suas razões), ou o motivo por todos o apoiarem nessa aventura e até mesmo de todo o furor da baleia.
Sobrevivi, boiando dos escombros, junto com essa versão enorme e linda da Antofágica.
comentários(0)comente



Eli 22/08/2022

Ismael kwhdizjso
Por mais que eu já tenha lido, ainda sim sempre é uma surpresa aaaaaaa
O ódio do capitão Ahab véi, mdsss, sem necessidade? Yes

O que me dá agonia é eles chamando o cachalote de Baleia ?
comentários(0)comente



William LGZ 19/08/2022

Amálgama de gêneros
Com uma premissa que traz um fascínio àqueles que gostam de uma boa aventura e uma excelente introdução que me empolgou e divertiu demais, acabou me decepcionando em seu decorrer e nem mesmo o seu final atemorizante conseguiu me cativar como antes.

Apesar das sinopses que li terem deixado explícito que o autor transita por diversos temas nesta obra, não pensei que isto fosse feito de forma tão maçante e até que abrupta durante a narrativa. Seu começo levemente cômico, com personagens bem marcantes sendo apresentados, não me preparou para as dezenas de capítulos estritamente técnicos sobre cetologia aqui e as muitas viagens mentais que o narrador-protagonista teve.

Talvez só 3 estrelas seria uma nota que respeitaria mais a minha experiência enquanto eu acompanhava, porém dou méritos ao escritor por botar sua experiência como baleeiro pra jogo e ter estudado abundantemente o assunto para dar informações realmente precisas, para sua época pelo menos. Além de boas reflexões e bons momentos dignos de uma obra-prima se o resto da trama tivesse seguido o mesmo nível.

Dito tudo isto, não recomendo a leitura. Pelo menos não de forma esporádica como eu mesmo fiz pois é necessário realmente um grande interesse nas temáticas tratadas e bastante paciência ao seu multifacetado enredo para poder apreciá-lo da melhor forma possível, e não é todo mundo que vai ter isso hoje em dia.
Yasmin 19/08/2022minha estante
Nem sabia que existia baleeiro kakkakka


William LGZ 19/08/2022minha estante
Era quem pescava baleias na época, uma função que deve estar praticamente extinta na maior parte do mundo hoje em dia


Yasmin 19/08/2022minha estante
Nossa, interessante, obrigada pela explicação. ??


Núbia Cortinhas 24/08/2022minha estante
Arrasando nas resenhas como sempre! ? Mas a Islândia, Noruega e Japão são os únicos países do mundo que permitem a caça à baleia e creio que os esquimós também a pratiquem para a subsistência.


William LGZ 24/08/2022minha estante
Ah sim, agradeço pela correção!


Núbia Cortinhas 24/08/2022minha estante
Vc não errou. Vc colocou na maior parte do mundo deve estar extinto, como realmente está. Eu que errei ao colocar o "mas" deveria ter deixado somente o artigo definido. Na correria aqui do expediente, rsrs. Eu que peço desculpas. ??


William LGZ 24/08/2022minha estante
Tá tranquilo ??




Bruno @viagempelomundodoslivros 14/08/2022

Uma lenda dos mares...
Neste post trago este grande clássico da literatura mundial publicado em 1851 pelo escritor estadunidense Herman Melville. O livro conta a história de Ishmael que se após uma sequência de loucos acontecimentos acaba por fazer parte da tripulação do navio baleeiro Pequod, o qual tem como capitão Ahad. O que os demais tripulantes não sabem é que não estão indo para uma caça qualquer de baleias, mas sim caçando a famosa cachalote assassina Moby Dick, a qual na viagem anterior de Pequod arrancou parte da perna do capitão Ahad que quer vingança a qualquer preço. Durante a viagem os homens avistam baleias de vários tipos até finalmente encontrarem a temida Moby Dick, a qual possui em seu couro diversos arpões espetados como lembrança de tantos duelos e embarcações naufragas por ela. Uma obra simplesmente genial com um nível de detalhes da caça das baleias, dos perigos do mar, que por diversos momentos você se esquece que está lendo uma obra ficcional. No fim da obra é impossível achar que a história de Ishmael, Ahad e a gigante Moby Dick não tenha acontecido de verdade. Uma obra de quase 200 anos, mas que continua encantando leitores em todo mundo. Vale citar a influência de Moby Dick por ser inspiração para um desenho animado homônimo dos anos 60 da Hanna-Barbera, apareceu em episódios de famosas séries animadas como Picapau e Tom e Jerry, uma música instrumental da banda Led Zeppelin, diversas adaptações para os quadrinhos por referências como Dino Battaglia, Paul Gillon e Bill Sienkiewicz, bem como em 2014 foi adaptado em dois volumes pelo francês Christophe Chabouté. Uma última curiosidade é que a rede de Cafeterias Starbucks tem este nome por um dos fundadores ser amante da literatura e ter se inspirado no marinheiro Starbuck do livro Moby Dick.
comentários(0)comente



Jack 13/08/2022

Muitas vezes o que acaba estragando uma leitura de um determinado livro é a própria expectativa que a gente cria dele, que nem sempre condiz com a proposta do livro. Percebi isso depois de ver um vídeo sobre o morro dos ventos uivantes, outra leitura que não aproveitei muito.
Achei a leitura do livro muito arrastada e com tantos detalhes e descrições sobre tudo que envolve pesca de baleias que chegou um ponto que eu simplesmente não me importava mais com a história. Só queria que o livro acabasse logo. Só consegui terminar o livro porque achei um audiobook, o que me motivou um pouco.
comentários(0)comente



Eloiza Cirne 10/08/2022

Paixão e vingança
Um livro e várias histórias
O primeiro livro seria a descrição minuciosa - e às vezes, chata - de algumas espécies de baleias e o universo de seu abate.
O segundo livro é a vida da tribulação do navio. Homens de diversas partes do mundo, crenças e idiomas unidos pela paixão à caça da baleia.
Ainda lemos cenas teatrais ricamente contadas e muitos pensamentos filosóficos sobre vida e morte. Um clássico para se degustar.
(Não se assuste com os termos náuticos que aparecem, a maioria das traduções trazem um mini dicionário.)
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |