Mandy 20/05/2024Procurava por indícios gays, achei 1 capitão obsessivo Honestamente, iniciei a leitura deste livro porque li num local que havia um pouco de relacionamento gay neste livro, o que achei algo difícil de se acreditar por ser um livro de época e tecnicamente falar sobre um capitão é sua louca obsessão pela Baleia Branca. Bem, fiquei espantada ao perceber ao longo da leitura que o livro de fato apresenta esses 2 pontos. Podemos perceber que tanto Ismael nosso protagonista, quanto Queequeg nosso canibal tem uma certa linguagem e relacionamento que podem dar indícios de algo nesse sentido, mas não é nada explícito, são apenas algumas cenas e falas; visto que o livro realmente foca de fato no universo da caça às baleias, bem como a importância dos insumos retirados da mesma para o comércio mundial.
Falando a respeito da história, devo dizer que apesar de possuir capítulos curtos e a linguagem não ser de difícil compreensão, o livro ainda assim continua com uma leitura bem arrastada, visto que possui muitas referências bíblicas, outros textos antigos e poemas, etc. Acho que as partes que mais gostei da leitura foram aquelas que relatavam a caça de fato e também algumas cenas do imediato Stubb que foram hilárias de se ler. Esse livro, assim como outros ebooks apresenta alguns erros de escrita e concordância, mas nada muito significante.
Bem, recomendo a leitura para todos que gostam de ler um bom clássico, mas se você não tem saco para livros que fazem refências o tempo inteiro, as quais se você não se interessa tanto por poemas e escrituras antigas, vai ficar provavelmente boiando muito e não vai entender quase nada mesmo lendo as referências.