Cris 26/05/2022
Só o bicho homem para querer se vingar de uma baleia rs...
"? Sou atormentado por uma coceira interminável por coisas distantes. Eu adoro navegar por mares proibidos."
'Moby Dick' de Herman Melville foi publicado em 1851 e narra a incessante caça à grande cachalote. A nível histórico o livro foi inspirado no naufrágio do návio Essex e na baleia albina Mocha Dick, capturada e morta na década de 1830.
O narrador da história é Ismael, um jovem já experiente na marinha mercante, que decide viajar até Nantucket a bordo de um návio baleeiro, antes de alcançar seu destino, conhece o experiente arpoador Queequeg e com ele estabelece uma estreita relação de amizade. O homem não apenas mostrará seus conhecimentos como o alertará do perigoso ser que habita a escuridão do oceano. Ismael também fará amizade com o caçador de baleia, capitão Ahab. Ele como tantos outros teve um triste desfecho ao tentar capturar o animal e sofre desde então ao ter junto de seu corpo as inesquecíveis lembranças do fatídico dia. Tendo enfim conhecido a todos na tripulação, o baleeiro Pequod segue rumo ao desconhecido.
" ? Bebei, arpoadores! Bebei e jurai, homens que tomais lugar à proa da baleeira vingadora ? Morte a Moby Dick! Que Deus nos cace, se não caçarmos Moby Dick até a morte! Os longos e afiados cálices de metal foram erguidos; e, proferindo gritos e maldições contra a baleia branca, o álcool lhes desceu pela garganta ao mesmo tempo com um sibilo."
Bem, se pudesse resumir o livro em apenas um trecho, seria o de cima. Basicamente tudo se enquadra na diária e incessante caça à baleia branca. É um tanto insano travar um plano de vingança nesse nível tendo em mente a vastidão do mar e todos os seres que ali habitam, mas, creio que a partir desse intuito que 'Moby Dick' é um livro tão rico e profundo, ele traz diversas reflexões sobre o comportamento humano e trato aos animais. Também fala de escolhas e consequências, e foi justamente por más escolhas que o navio teve o fim que teve.
Profundamente filosófico e com muitas metáforas, 'Moby Dick' beira a complexidade e exige do leitor aquela costumeira dedicação que todo clássico pede. Por outro lado, é sim uma linda obra de arte, ele reúne em cada capítulo todas as características que compõe um ótimo livro. E com uma narração detalhada e minuciosa terminamos a leitura orgulhosos do que lemos e certos de que a imensidão do mar já abrigou uma lenda que continuará rendendo histórias, sejam elas contadas em adaptações para o cinema, desenhos, exposições artísticas, documentários etc.
No fundo, Moby Dick é uma poesia melancólica e mostra, claramente, onde o homem está na ordem natural das coisas. Mostra também como a natureza pode ser avassaladora!!!
" ? E quem chegasse ao caos da boca deste monstro, fosse besta, navio ou pedra, ele engolia incontinente com sua bocarra enorme e fétida, e perecia no abismo sem fundo de seu estômago."