Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


vanessaxclementino 09/12/2021

audiolivro
já li algumas vezes a historia resumidamente mas tanto ter contato com a historia completa como ouvir sua narração foi algo bem interessante
comentários(0)comente



Léo 05/12/2021

Uma fonte de aprendizado
Eu nunca fui muito ligado aos clássicos. Nunca tive tanta vontade de ler esse tipo de livro, com exceção de Moby Dick. Esse sempre me despertou interesse e finalmente consegui realizar isso.

Primeiramente gostaria de falar sobre essa edição da Biblioteca Alta Cultura. A edição é espetacular. Lindíssima, capa dura, gostei das páginas e do tamanho da fonte, possui algumas belas ilustrações, além dos extras que adquiri por se tratar de um box de assinatura (um mapa, um outro livro e um marcador de páginas), porém, apesar da qualidade do produto, a revisão do texto deixou um pouco a desejar (diria bastante até). Tem um trecho logo no inicio do livro que parece ter sido traduzido no Google Tradutor, mas é o único. Ao longo do livro, onde a história acontece, há alguns trechos confusos por erro na concordância das frases e às vezes umas palavras que se repetem (se repetem). Ainda assim, consegui ler numa boa.

Sobre a história:

Ler esse livro foi um desafio enorme, pois ele é um livro bem denso e cansativo Um livro que exige muita concentração. Talvez o peguei em um momento errado, pois esse final de ano tenho me sentido extremamente cansado e estava bem difícil pegá-lo para ler. Quando eu pegava durante a semana, lia no máximo 15 páginas e em outros dias não lia. Aqui em casa, onde leio, é bem complicado me concentrar, pois 10 cachorros e outros barulhos não cooperam kkk. Mas me arrastando muito, consegui concluí-lo.

A história desse livro parece não ter nada de mais. Parece ser uma coisa boba, alguns marinheiros perseguindo uma baleia, além disso, a perseguição se passa bem no final. 90% do livro se parece com um manual de pesca e também, uma aula de história. Sim, o que me fez amar esse livro foi todo o conteúdo histórico que o autor nos entrega ao longo de suas páginas. Referências de outros autores, de acontecimentos históricos, de mitologias e diversas outras coisas muito interessantes explicadas em notas de rodapé. Então, mesmo que 90% do livro seja apenas isso, foi o que me fez amá-lo. Os momentos finais, onde se passa a caça à baleia Moby Dick é bem emocionante e confesso que o final me pegou de surpresa (sim, eu evitava conhecer a história por outras mídias, pois queria ler o livro antes).

O personagem Stubb é excepcional. Em diversos momentos chegava a chorar de tanto rir de algumas de suas falas.

O livro nos traz alguns bons ensinamentos também, como, por exemplo, o único possível resultado de uma vingança.

Esse é um livro que vou guardar para vida e que espero ler novamente.
Roberto 09/12/2021minha estante
Que bacana sua experiência, parabéns pela leitura
Um livro bem arrastado msm, ficamos o tempo todo na expectativa de acharem e enfrentarem a baleia, mas aquele final, meu amigo, compensa todo o suspense
É quase pra "chorar" de emoção, até mesmo pra quem já conhece a história




Maia 30/11/2021

Este é um livro que entra fácil pros melhores da vida e como tal logo após a primeira leitura é complicado falar, teria muito a se dizer. Esta edição é maravilhosa, toda a fortuna crítica e a ótima tradução herdadas da Cosac Naify, ou seja impecável. É um livro que vai fazer parte de mim por muito tempo e quero lê-lo novamente com o passar dos anos, existem muitas interpretações que mesmo em uma vida inteira acho difícil de esgotar todas.

O fascínio começa na primeira página onde temos o mistério do narrador, que não se identifica como Ishmael e sim pede apenas que assim o chamem, de cara uma referência bíblica.

Esta história é de conhecimento geral me parece, tamanha a fama, mas mesmo sabendo como tudo se dá nada te prepara para a beleza da narração e para o horror do desfecho, mesmo já o conhecendo.

Vale observar tbm que há comentários de que é um livro difícil devido aos capítulos técnicos, mas mesmo estes, muitos deles, são super interessantes e alguns escritos com ótimo humor.

Enfim, não se deve ter medo desta leitura, ela é transformadora e espetacular.
comentários(0)comente



Renan583 25/11/2021

Cansativo, mas vale a pena
1 ano e meio após iniciar a leitura e após diversas vezes ter abandonado o livro por meses, consegui concluir. Foi o livro mais cansativo que já li.
A história se inicia bem fluida e interessante, mas com o tempo fica extremamente entediante. Você torce para que o próximo capítulo seja focado na história e não mais uma reflexão do narrador sobre qualquer coisa aleatória: infinitas descrições sobre cada parte de uma baleia, das ferramentas baleeiras e outras coisas que não fazem diferença alguma. É uma relação de amor e ódio, pois no meio da monotonia do livro, você encontra passagens lindas e poéticas.
Durante a narrativa, são mostrados aspectos cruéis e viscerais da pesca baleeira, o que era normal na época, mas não deixa de causar certa revolta no leitor. Conforme a história vai se desenrolando, fica nítido como o capitão Ahab se torna cada vez mais obcecado e irado com a baleia, que chama de "demônio branco". É essa ira que desempenha um papel crucial no destino de todos a bordo.
Na minha opinião, o fato de Ahab ter passado 40 anos no mar praticamente sem descanso e privado da convivência familiar, como ele mesmo menciona, gerou uma busca interna por um propósito que foi preenchido pelo sentimento de vingança por Moby Dick, justificado pelo acontecimento onde a baleia arrancou sua perna no passado.
A obsessão egoísta e desmedida do capitão deixou de lado o direito de defesa de um animal que simplesmente estava em seu território. Ahab esperava que a baleia entregasse a vida de bandeja sem lutar e com um arpão cravado no corpo? Ela não é o monstro que deve ser eliminado a todo custo, não é a vilã da história, e sim ele.
Apesar de tudo, é um livro muito interessante. Se trata da visão filosófica e poética da morte, da vingança, do sofrimento, da luta e da resiliência. É uma obra que retrata os extremos das relações e ambições humanas, as barreiras e tudo que é capaz de pôr em jogo para se conseguir o que quer.
Foi uma vitória pessoal ter conseguido terminar esse livro e agora poder opinar sobre ele.

"Deus te ajude, velho, teus pensamentos criaram uma criatura em ti; aquele cujo intenso pensamento o transforma assim num Prometeu, um abutre pasta em seu coração para sempre, sendo o abutre a própria criatura por ele criada." - Moby Dick
comentários(0)comente



Isacaeetano 22/11/2021

Muitos dizem que a leitura é difícil, no caso, eu ouvi o Audio book e foi bastante dinâmico e emocionante, recomendo o link abaixo caso queiram ouvir.

site: https://www.youtube.com/watch?v=h337tDteHyo&t=1s&ab_channel=DesassossegoSonoro
comentários(0)comente



Caroline.Bordin 11/11/2021

Um clássico
Mais um clássico que eu queria ler a algum tempo... mas confesso que, para mim, foi uma leitura pesada e cansativa.
Demorei tempo demais lendo, mas não desisti do livro.

Ele conta a saga de Ahab, capitão do navio Pequod, percorrendo os mares à caça da baleia Moby Dick. Conta também histórias de outros personagens que vivem essa aventura a bordo do Pequod.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 23/10/2021

Moby Dick
"Ah! Como lutavam naquele azul infinito para buscar aquilo que podia destruí-los!"
Que livro delicioso e envolvente, acompanhar a saga do capitão Ahab em busca de vingança e entender como funciona todo esse sentimento e o que ele pode fazer foi fantástico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 06/10/2021

É uma leitura difícil, enfadonha em alguns momentos e extremamente descritiva. Pensei em desistir? Não, mas continuei por pura curiosidade pois nada me prendia a história. Foi interessante ver como o autor retratou os personagens e seus pensamentos na época, também foi duro ver a visão que eles tinham das baleias, pensar que tanta matança e crueldade era tido como normal. O final pra mim foi satisfatório mas eu queria ter visto mais de Moby Dick.
comentários(0)comente



Maria14598 04/10/2021

Amor Fati
"Oh! Ahab, não é tarde demais para desistir, conquanto seja o terceiro dia. Olha! Moby Dick não te procura. Tu, pelo contrário, o persegues como um louco "

Todos conhecem a história do capitão maluco, obcecado em matar um enorme cachalote branco. Resumimos então, Moby Dick a isso: um livro sobre um homem querendo se vingar de um animal.
De certa forma, é. Esse é o enredo, mas não tem como esse resumo estar mais errado.
O livro é carregado de metáforas, e resumir todas elas a "veja como a vingança é ruim" estraga parte do simbolismo da obra. Não, não acredito que é um livro sobre vingança, e odiaria discutir com alguém que afirma que essa obra é algum tipo de alegoria. Como todo bom livro, esse possui diversas formas de ser interpretado, e, pra mim, é um livro sobre perdão e principalmente sobre amor fati.
Amor fati é um conceito da filosofia estóica (e Do niilismo de Nietzsche) que, a grosso modo, significa "amor ao destino". Isso pode ser interpretado como aceitar as coisas que acontecem com você, sejam elas boas ou ruins. Amor fati não é o velho "se a vida te der limões, faça uma limonada". Não. É "a vida te deu limões, é isso". Existem coisas que não podemos mudar, coisas que já aconteceram, coisas que não estão no nosso alcance, e amor fati não é sobre mudar essas situação, mas sobre aprender a conviver de forma harmoniosa com seja lá o que aconteça com você. Agora que expliquei de forma mega hiper simples esse conceito (sério, é muito interessante, recomendo pesquisarem sobre) voltando ao livro.
O livro começa com nosso protagonista narrador, Ishmael, dizendo que uma das melhores formas de "lidar" com os problemas da vida mundana é ir para o mar. E é isso que ele faz. Se junta a um navio baleeiro para fugir dos problemas.
Lá, ele conhece Ahab, senhor em idade avançada que, ao perder sua perna em um embate contra uma baleia branca, jura vingança. Se fosse só isso, eu poderia dizer que o livro realmente é sobre vingança. Mas a coisa fica pior.
Ahab matou uma baleia pela primeira vez aos 18 anos, e até a idade do livro (58) só tinha ficado em terra firme durante 3 anos. Por conta dessa "vingança" ele abandonou esposa e filho, não fez riquezas, não fez amigos, não tinha nada... Só a baleia.
Ele não conseguiu superar essa perda.
Outros capitães enfrentaram Moby Dick. Outros capitães perderam partes do corpo, perderam o navio, perderam amigos, mas diferente de Ahab, esses outros capitães perdoaram a baleia, pois eles sabiam que lutar contra ela era uma causa perdida. Moby Dick é um problema sem solução, é aquele tipo de coisa que, infelizmente, somos incapazes de arrumar. Você pode esbravejar o quanto quiser, ficar triste, se lamentar, mas, como o próprio livro fala "não se forjou ainda o arpão capaz de fazer isso (matar Moby Dick)", ela e algo que está além das nossas capacidades. Hoje em dia, queremos abraçar tudo que aparece, queremos ser responsáveis por cada mínimo detalhe das nossas vidas e queremos que tudo saia como planejamos, isso é normal, mas tem coisas que somos incapazes de planejar, tem coisas que somos incapazes de corrigir.Saiba das suas capacidades, perdoe os problemas que não tem solução, pois "se não tem solução, solucionado está". Não seja como Ahab, desperdiçando a vida tentando concertar uma coisa que não tem concerto, batendo a cabeça contra a montanha, achando que isso vai tirar a montanha do lugar (sério, a única coisa que você vai ganhar com isso é dor de cabeça). Respeite seus limites, saiba quando pedir ajuda, saiba quando agir, mas principalmente, saiba quando PERDOAR um problema, e dar um tempo pra ele.

Existem coisas na vida que simplesmente acontecem, e não tem muito o que fazer. Cada um de nós tem uma "Moby Dick" nos rondando e tirando nossa paz, então não imitem o Capitão Ahab. Só deixem a baleia ir, não fiquem a perseguindo.


(Não vou dizer o que acontece com Ahab ou com Moby Dick, isso só se vcs perguntaram pra mim ou lerem o livro)


Agora considerações rápidas sobre o livro: muuuuito bom, algumas partes são absurdamente lentas, mas vai valer a pena, confia na mãe.
Ah, o autor é "engraçadinho", então se você ler alguma coisa e sentir que é uma piada de duplo sentido, você está certo.
comentários(0)comente



Ana 24/09/2021

Vale a pena persistir na leitura.
Moby dick foi lançado originalmente em 1851. Foi o sexto livro publicado por Herman Melville e não obteve boa aceitação na época sendo redescoberto em 1920. Quando foi considerado um clássico estadunidense. Melville chegou a ser chamado de o Homero dos mares pois esse livro é considerado um épico.
Ele teve 3 inspirações:
A primeira é a própria experiência de Melville como navegante. Ele chegou a trabalhar em návios e tinha muito conhecimento sobre a vida marítima. Isso fica claro durante a leitura do livro já que ele é repleto de detalhes técnicos sobre navegação e sobre a fisiologia de baleias e semelhantes.
Outra inspiração Foi o acidente do baleeiro Essex. Ele afundou em 1920 depois de ser atacado por um um cachalote e os sobreviventes ficaram à deriva tendo que recorrer ao canibalismo para sobreviver.
A terceira inspiração foi uma baleia que existiu chamada mocha dick. Ela atacava os baleeiros que tentavam matá la na costa do pacifico sul.
Eu achei a parte narrativa do livro muito interessante. Ishmael, Ahab, Queequeg, Stubb, Sttarbuck são personagens estranhamente cativantes, porém mais de 60 por cento do livro não é sobre eles. É sobre navegação, caça de baleias e citologia. Isso para mim foi muito maçante. No entanto vale a pena persistir por causa do final que é empolgante e emblemático. É uma história sobre vingança e loucura. Em como é impossível fugir do seu destino. E ainda como vivemos navegando meio perdidos a procura de algo nesse grande oceano que chamamos de vida, assim como Ahab navegava em busca de Moby dick. Uma última observação é que Moby Dick não é uma baleia verdadeira. Que são aquelas sem dentes. É um cachalote albino. Ou seja, tem uma cabeça maior e possui dentes.
comentários(0)comente



Marina 20/09/2021

Um clássico é um clássico
Típico do seu tempo e espaço, Moby Dick se passa em meio aos avanços técnico científicos do século XIX, que incluem a pesca de baleias.

Ishmael, o narrador, é um marinheiro amador: ele viaja pelo mar para espairecer e refletir. O mar é certamente um dos personagens principais: ele é misterioso, de certo modo assustador, de outro um desafio que vem sendo conquistado pela humanidade. Existe uma certa reverência do narrador frente a ele, e, no fim, o mar vence a batalha.

Apesar de ser formado por muitas metáforas, o estilo aventureiro e cheio de detalhes torna o livro agradável mesmo pra quem não entende a maior parte delas (muitas relacionadas ao cristianismo, por exemplo).

Um dos personagens mais marcantes é o capitão Ahab. Ele perdeu a perna para Moby Dick, imensa baleia de cabeça branca que de certa forma representa a força da natureza e até do sobrenatural contra os avanços científicos dos homens. Ahab é frustrado com suas limitações e obcecado com encontrar Moby Dick e se vingar, mas a baleia pode se mostrar mais esperta que ele.

As referências e reflexões sobre a relação entre os homens e o mar, destino, diferenças étnicas e tolerância, que aparecem diluídas e disfarçadas no meio de uma história de aventura, somadas ao estilo completo e extremamente bem escrito explicam o porquê do sucesso de Moby Dick e como o livro continuou conhecido depois de tantas gerações.
comentários(0)comente



Mendonça Sansoni Ferraro 18/09/2021

Leitura dificil
Livro muito descritivo, tanto que no inicio a leitura foi bem dificil, tive que insistir.. mas depois fui ficando encantada com a escrita e a historia, que me reportou para a epoca, tipo de vida, sofrimentos e sentimentos...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Anagnósio 20/09/2021minha estante
Muitos=eu também, afinal você é péssima em seguir meus conselhos?




846 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR