Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 796 a 811
1 | 2 | 3 | 54 | 55 | 56 | 57


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jefe 28/12/2023

Que sofrimento pra conseguir terminar o livro. A história da caçada à baleia é boa. O encontro com outros navios. Os personagens. Agora a enrolação que tem entre os capítulos quase me fez desistir várias vezes. Eu sei que é um clássico, mas que sofrimento pra entender o porquê alguns capítulos estão ali.
comentários(0)comente



Everton 07/01/2024

Esse foi um livro demorado para se concluir, me perdi algumas vezes nas centenas de referências durante o texto, são muitas mesmo e alguns capítulos parecem monografias sobre navios ou baleias, o que é cansativo.

Parece que os últimos capítulos foram os melhores, algo mais fluido que dava vontade de continuar lendo para ver o que se seguiria, mas o meio do livro é algo bem arrastado
comentários(0)comente



tainabooks 08/01/2024

Fiquei curiosa para ler esse livro e ainda bem que optei pelo audiobook. São muitos detalhes sobre a navegação e sobre baleias que se tornam bem monótonos. Apesar disso, é um grande clássico sobre uma expedição em alto mar em busca de uma baleia por vingança: será que era lunático?! É um livro lindo, com muita aventura e loucura, um clássico que adorei ter lido.
comentários(0)comente



Laryssa234 10/01/2024

WAR IS OVER !
Nunca me esforcei tanto para ler um livro e olha que pulei várias referências além daquelas que não entendi e provavelmente só irei entender com uma bagagem maior. Chegou um ponto em que desisti de ficar parando para pesquisar tudo e só prossegui a leitura me atentando a narrativa.

Acho impressionante como o Herman Melville nos conseguem transportar para o cenario de caça as baleias e por isso o livro se torna tão descritivo. É preciso também imaginar o que era a imagem da baleia no séc XIX, por isso ela é tão associada ao Leviatã. Antigamente as pessoas não tinha TV e consequentemente não haviam documentários e filmes que mostrassem as baleias, a grande maioria só via uma parte da cabeça ou calda do animal, o restante submerso apenas os caçadores de baleia poderiam ter noção.

Muitos que leem Moby Dick tentam associar a obra a ecologia erradoneamente. Porém é preciso entender que a caça as baleias sustentava toda uma economia. Inclusive proporcionava luz as pessoas

Melville, assim como Darwin, engressou em navios e teve suas experiências com baleias. Cada autor naturalista teve sua maneira de escrever a experiência. Outro motivo do livro ser tão descritivo.

Em toda a narrativa há indícios de que Ishmael não deveria entrar no navio. Inclusive um profeta (com nome de profeta bíblico) os avisam.
Ahab tem inspiração no nome hebreu Acab - o rei hebreu mais sanguinário e casou-se com Jezabel e cultuava Baal. Muitos associam a figura de Ahab ao demônio de John Milton.

Melville descreve as coisas de maneira até mesmo cansativa, pois essa é a maneira do ser humano de tentar controlar a natureza, e as delongadas classificações de baleias e descrições tentam demonstrar isso. Ao passo que o próximo capítulo geralmente é de ação provando que o homem não tem controle sobre nada. Assim como a baleia não se importa ou se importou com seus encontros para com Ahab, a natureza é indiferente aos nossos acontecimentos humanos.

No geral, vale a pena a leitura. Mas eu achei extremamente cansativa
comentários(0)comente



Tchegaia 11/01/2024

Tudo porque o Ahab não teve a sua era clean e paz focada em si mesmo. Mereceu e moby Dick poderia ter feito mais
comentários(0)comente



Carolina165 15/01/2024

Moby dick
Achei a leitura meio cansativa de se ler, textos de pensamento do personagem muito longos e pouca fala.
comentários(0)comente



eutone 16/01/2024

"Vocês não são homens, e sim pernas e braços da minha vingança"

Bom livro, mas meio cansativo por ficar extremamente repetitivo no meio do livro.
comentários(0)comente



Nubia Gomes 22/01/2024

Não entendi por que virou um clássico
Esperava muitas reflexões, mas só consegui encontrar muitas descrições enfadonhas. O único personagem com o qual me identifiquei foi a pobre baleia que só estava lá existindo...
comentários(0)comente



Luciano442 24/01/2024

Um Clássico
Um livro que mostra que uma obsessão pode virar uma teimosia e esta vir a ser a sua derrocada.
Muito bem escrito e com várias metáforas que elevam ainda mais a importância da escrita.
comentários(0)comente



Alana119 29/01/2024

Infelizmente me identifiquei
Acho que o eulirico poderia ter sido mais ativo, sindo que ele simplesmente não tinha opinião sobre nada e apenas deixava as coisas acontecerem por outro lado ele divaga pra caralh* e tem fatos curiosos sobre tudo e com essa parte me identifiquei horrores, entendo a dor de ser prolixo em um mundo imediatista

Ps : pobre baleia ?
comentários(0)comente



Sulipefera 29/01/2024

Moby Dick, a baleia indomável
Moby Dick é um livro complexo que nos faz adentrar a mente de um homem simples, Ismael, que deseja se aventurar em uma nova aventura: a pesca de baleia. Todavia, mal o protagonista sabia que estava a se comprometer com muito mais que uma viagem com um fim lucrativo, dado a presença do rancoroso capital Acab em seu barco, o Pequod.
Antes de iniciar a leitura, é muito importante estar ciente que, além de usar uma linguagem complexa, o autor dedica vários capítulos ao fim exclusivo de filosofar e ensinar acerca do ramo baleeiro, tal como se estivéssemos na cabeça do próprio Ismael, usando muitas vezes uma forte linguagem poética que se mostra bastante tediosa.
Apesar de ter certos capítulos que poderiam ser retirados da obra sem que prejudicasse a história, esse clássico é resultado do excepcional esforço de Herman Melville em trazer detalhes precisos que enriquecem as informações acerca da pesca baleeira em seus diversos aspectos, e em empregar referências bíblicas que aparecem numerosas vezes, tal como a menção do profeta Elias acerca do imprudente rei Acab no Antigo Testamento.
Admito que em vários momentos o único motivo que me segurava nessa leitura era minha determinação, por isso recomendo a playlist "Moby-Dick by Herman Menville" do canal Course Hero, que contém vídeos resumindo cada capítulo da obra com ilustrações, para facilitar e tornar mais envolvente o estudo desse livro. Apesar de difícil, essa foi uma experiência muito edificante e imersiva, a qual espero que mais pessoas tenham a oportunidade de sentir o terror de caçar a temível baleia branca tal qual eu senti.

site: https://www.youtube.com/watch?v=id3u3KTZHV4&list=PLz_ZtyOWL9BT5kSyOXJHOD6Lwi14zxgyP
comentários(0)comente



Paula 30/01/2024

Aviso aos navegantes: A obra Moby Dick (1851), de Herman Melville não se inicia no mar. Suas duas sessões introdutórias se passam, respectivamente, em um ginásio e em uma biblioteca. O narrador em primeira pessoa coletara informações etimológicas advindas de um funcionário tuberculoso - já falecido - do ginásio, além de diversos excertos referentes a baleias, advindas de um sub-sub- bibliotecário. Posteriormente, apresentam-se 135 capítulos curtos e um epílogo.
É importante destacar que um narrador em primeira pessoa dificilmente é cem por cento confiável. A maneira como ele se refere aos funcionários não deve ser esquecida. Aquele que pede para ser chamado de Ishmael - filho bastardo de Abraão - não é nem capitão, nem imediato, nem arpoador. Claro que duvidar de tudo o que Ishmael fala mataria uma obra cuja profundidade vai muito além da vingança de Ahab por sua perna arrancada; mas não se deve deixar de atentar às contradições, dúvidas e preconceitos de Ishmael. Ele se posiciona como um escritor sobre baleias e, por muitas vezes, a primeira pessoa se transforma em onisciência.
A obra é repleta de referências bíblicas, mitológicas , dramáticas e filosóficas, além de abordar temas como o expansionismo americano, questões étnico-raciais, e a hipocrisia da monarquia inglesa.
Diria que comecei o ano de maneira excepcional. Moby Dick é um grande clássico, rico em momentos de humor, tensão e muita informação. Alguns leitores podem dizer que os capítulos sobre cetologia sejam enfadonhos; eu, não. Entendo que elas preparem o leitor e fazem com que a narrativa corra sem que o autor precise parar e explicar termos técnicos. Entendo, também, o desejo de Ishmael, de ser um onisciente sobre baleias.
Uma nova obra para a lista de favoritos. Obras clássicos não se esgotam. Por mais que eu me extenda aqui, sinto que não falei praticamente nada sobre ela. E isso é sensacional!

#MobyDick
#HermanMelville
comentários(0)comente



Tony 02/02/2024

Bom, mas deveras cansativo
Pra que tantas explicações e divagações, meu pai??? Tudo bem que é um livro do século passado, mas precisava mesmo de disso tudo? No mais, sempre quando o autor volta a focar na história principal, você percebe que é super interessante o enredo. Uma dica: leia com o dicionário em mãos pq várias vezes vc vai precisar dele. Ok, pelo contexto até da pra entender oq o autor quer dzr com determinada palavra pouco ou nunca usada no dia-a-dia mas por uma questão cultural e até intelectual é legal saber o significado de novas palavras pra enriquecer o vocabs. Outra coisa é que a pessoa tem que estar muito disposta e estar querendo MUITO ler esse livro e/ou ser amante de leitura pra conseguir concluir, pq honestamente é bem arrastado. Ah, nas entrelinhas tbm tem muita tensão gay, rs
comentários(0)comente



beca.melo 09/02/2024

Moby dick
Li uma adaptação bem interessante e gostei, agora quero ler o original, quero conhecer moby dick, saber o que ela sente ou pensa, sei que ela é uma baleia, mas um olhar foi o bastante pra ganhar minha curiosidade
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 796 a 811
1 | 2 | 3 | 54 | 55 | 56 | 57


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR