As aventuras de Tom Sawyer

As aventuras de Tom Sawyer Mark Twain




Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer


400 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Rangel25 07/01/2024

Livro infantil para adulto
É preciso primeiro pontuar duas coisas sobre o livro que não vi na maioria das resenhas sobre o livro.

1- Foi escrito em um tempo e lugar em que o debate racial era inexistente. O racismo transparece em várias partes da história, revelando bem o estereotipo escravagista estadunidense.

2- Há outra perspectiva de infância e sobre o que é literatura para criança, uma vez que se trata de uma obra do final do século XIX.

Por esses depois pontos eu não o enxergo como um livro para crianças do nosso tempo. Pelo menos não para uma leitura isolada. Se fosse trabalhado em uma leitura conjunta, mediado por uma problematização consciente de pontos da história, talvez pudesse ser apresentado a pré-adolescentes. Contudo, me parece fazer mais sentido o perceber como uma obra para adultos que queiram permitir o contato com sua infância.

Sim, pois é um livro - a parte dos pontos que levantei - bastante divertido e inteligente. Tom é aquele típico menino levado, custoso como dizemos em Minas, extremamente esperto e malandro. Suas travessuras são divertidas e é impossível não reconhecer nele muito de toda criança que um dia fomos. Mas ele tem mais que isso, Tom tem complexidade, seus sentimentos são ambíguos como o de todos nós na vida real, mas nem sempre na literatura. Ele é um órfão cuidado por uma tia que o ama muito, porém sente dificuldades em dosar seu amor com a educação (esse ponto também precisa ser entendido no modelo americano do século XIX).
A orfandade de Tom é aquela que toda criança em maior ou menor grau tem, ainda que possua os pais vivos. Qual criança nunca acreditou que os responsáveis não a amariam mais se descobrissem alguma traquinagem cometida? Qual criança nunca desejou que os pais desaparecessem por um instante para poder se sentir muito mais livre? Que menina ou menino nunca fantasiou um amor? Quem nunca quis ser o vilão das fantasias, o pirata ou ladrão?
Por esse lado, vemos que há muito desse menino em todos nós. Mesmo que já sejamos adultos. E toda essa complexidade é desenvolvida muitíssimo bem pelo autor. A gente consegue rir em algumas situações, se envergonhar em outras e ficar apreensivo em outras. Conseguimos entender Tom em algumas escolhas e nos irritar com outras. Vemos o jovenzinho sofrer algumas injustiças e termos de imediato pena dele, Em outras situações o vemos cometer injustiçadas, mentir e enganar que muito o ama.
Quanto à história, o enredo é bem simples, Tom mora com a tia, com o irmão e uma prima. Mas é com os amigos que apronta suas espertezas, descobre o mundo e aproveita a infância. Infância, aliás, com brincadeiras e aventuras típicas de qualquer pessoa que cresceu no interior. É em uma dessas aventuras que o menino, junto com o amigo Huckleberry Finn, presencia um crime que torna o medo ainda mais presente na sua vida. Afinal, ele precisará decidir entre revelar a identidade do terrível assassino e correr o risco de sofrer alguma vingança ou conviver com o sentimento de culpa.
Dentro desse monte de brincadeiras e perigo, o menino ainda consegue encontrar um tempinho para o amor e o ciúme. Tudo inocente, mas com a potência típica dessa fase de descobrimentos.
As aventuras de Tom Sawyer é, por tudo isso, uma homenagem à infância com toda a sua inocência e contradição. Tom é um bom menino, tão bom que consegue ter raiva, ciúmes, agredir, enganar etc. Por isso, ele encanta demais. Ao contrário do que se espera, o menino também não passa por uma transformação moralizante como costuma acontecer em algumas histórias infantis. Tom não encerra sua história como um menino angelical e obediente. Sua jornada não serve de viés didático para mostrar como meninos levados se metem em encrenca, para ao final se tornar uma boa criança.
Para mim, a história de Tom merece ser lida. Seria facilmente cinco estrelas. No entanto, ainda que se considere o contexto histórico de produção do livro, há questões que incomodam, como o já mencionado racismo e a representação infeliz do indígena americano.
Por tudo isso, não consegui avaliar com uma nota melhor.
comentários(0)comente



Ju 03/01/2024

Ser Criança é Construir Memórias
As Aventuras de Tom Sawyer é um clássico da literatura e narra as várias aventuras de Tom e seus amigos, mas, principalmente, mostra o processo de construção de memórias de uma infância saudável e feliz em que se brinca na rua e com os amigos.
Dizem que o poder dos clássicos é ser atemporal e acredito que o poder dessa obra hoje é nos mostrar que nossas crianças estão criando memória através do que assistem em tela. Ao ler todas as aventuras de Tom, suas travessuras, espertezas, imaginações e inocência, vejo uma criança sendo criança da maneira certa.
comentários(0)comente



Mari M. 03/01/2024

Primeirinho do autor
Uma história infantil que nos leva ao melhor da nossa infância e um retrato da infância do século 19 nos EUA. Tem um pouco de xenofobia e racismo, mas não dá pra esperar outra coisa de um autor de sua época, branco e no sul norte-americano. Vale a pena ler.
comentários(0)comente



Wania Cris 27/12/2023

Divertido
Peguei como passatempo e ele foi eficiente nesse quesito. São crianças vivendo aventuras (nem todas infantis), nada de muito profundo ou inovador, mas gostosim.
comentários(0)comente



Gabrielli 26/12/2023

Uma boa história com muito mais por trás
É um livro infantojuvenil e foi precursor de muitos heróis às avessas que conhecemos: seu personagem principal é o famoso moleque que vive fazendo besteira, mas que atrai a nossa empatia. Por trás da história simples destinada a jovens, é possível identificar crítica social, representação da época e da região, delicadeza com os personagens? não à toa é um grande clássico! Ótima experiência ?
Carine 27/12/2023minha estante
amei esse! Mas o huckbarry não me fez bem a leitura, muito forte




thaistergilenepilates 25/12/2023

Tom é um menino levado e sagaz, desta história divertida, que nos remete a nossa infância, trazendo à tona lembranças das condutas e pensamentos mais contraditórios e inocentes.

Ele está sempre aprontando alguma coisa seja sozinho ou seja melhores amigos e nem assim deixamos de amá-lo. Possui um espírito livre de um menino comum e simples e é capaz de lembrar das histórias de Robin hood mas não sabe se quer quem foram os apóstolos hahaha.

Além de tudo este livro não pode ser considerado meramente infantil, a trama envolve violência (inclusive contra crianças), horror, sangue e morte; há assassinatos em cemitérios, cadáveres, embriaguez e superstições assustadoras.
comentários(0)comente



Emanuel 22/12/2023

"E as nossas aventuras chegou ao fim..." ?
Comecei procurando algo pra descontrair, e acabei me deparando com tom saywer. Achei muito divertido a história de tom e de seus amigos. Momento eu rir demais com as trapalhadas do menino levado. Achei uma leitura fluida, mas também achei pouco enjoativa. De qualquer forma, não é um livro do nosso século. Mas independente do que for, gostei das aventuras.
comentários(0)comente



Lurdes 14/12/2023

Faz tempo que eu queria conhecer Tom Sawyer, seu amigo Huckleberry Finn e sua turma de aventureiros.

Me diverti muito com as aventuras deste menino tão criativo, destemido, cheio de artimanhas para escapar da escola, das tarefas e poder nadar e brincar a maior parte do tempo possível.

Ele perdeu os pais e vive com o irmão Sid e a Tia Polly, que tenta manter o menino na linha, mas acaba sempre sendo enrolada por ele.

Nada é mais importante para Tom que sua liberdade, as brincadeiras, a fantasia.

Ele pode ser um pirata, um ladrão, um aventureiro. Em sua imaginação ele pode ser o que quiser.
Quando conhece Huckleberry Finn eles de tornam inseparáveis.

Enquanto conta a estória dos meninos, Mark Twain faz uma crítica muito interessante à sociedade do sul dos Estados Unidos nos anos 1830, denunciando a escravidão, a exploração do trabalho, pobreza, desigualdades.

Hilário o episódio em que Tom precisa pintar a cerca de casa, a mando da Tia Polly e acaba transformando o trabalho em um empreendimento lucrativo.

Uma delícia de leitura e esta edição ilustrada e capa dura é lindíssima.
Recebido em parceria com @companhiadasletras
comentários(0)comente



Ariel do pastel 13/12/2023

Cute cute
Muito fofinho, ganhei de presente e é adorável!! Apesar de ser infantil, eu gostei bastante, super divertido kkkk
comentários(0)comente



Stephanys27 08/12/2023

Deu pra perceber nessa história que serviu de inspiração para vários personagens que conhecemos na atualidade como Denis o Pimentinha ou o Pica Pau. Os capítulos são bem curtos e as aventuras, escritas de um jeito bem simples o que é de se esperar em um livro infantil.
comentários(0)comente



Monica Quintal 07/12/2023

"Personagem cativante e irresistível, Tom Sawyer é um moleque brincalhão e de raciocínio rápido que está sempre no centro das ações. Durante um verão de muito calor, ele e seu grande parceiro Huckleberry Finn testemunham um assassinato e, enquanto os amigos tentam escapar do nefasto vilão Índio Joe, Tom cria um grupo de piratas com sua turma, descobre o amor, se perde em uma caverna sinistra, vai ao seu próprio funeral e, numa casa mal-assombrada, encontra um tesouro. Sob a aparente leveza das divertidas aventuras da turma de meninos, Mark Twain explora temas profundos do mundo adulto e da vida no Mississippi nas décadas de 1830 e 1840, como racismo, escravidão, pobreza, assassinato e vingança, produzindo uma obra inesquecível para todas as idades."

Como eu queria ter conhecido essa história na minha infância/adolescência! Eu tenho CERTEZA que seria um dos meus livros favoritos da vida.
Amei a experiência, a história é divertida e instigante, e os personagens são extremamente carismáticos! Recomendo DEMAIS!
comentários(0)comente



estela.lavinia 07/12/2023

Minha mãe tinha esse livro desde a adolescência, e eu cresci vendo ele na estante de casa. Em determinado momento, ele passou para a minha estante, mas não tinha tido o prazer de lê-lo ainda, até que tive que ler para um Círculo de leitura na faculdade.
E que experiência.
A gente se apega ao Tom como se ele fosse da família mesmo. Até me identifiquei com ele em alguns momentos (o drama kkkk). Ele vive, se diverte, aprende, se apaixona, se mete em encrencas? Tudo que alguém na fase que ele estava vivendo vive.
O livro é ótimo, e mesmo sendo um clássico antigo é bem facinho de ler.
comentários(0)comente



Loh Valente 29/11/2023

Gostosinho
Foi bem rapidinho de ler e foi uma leitura bem gostosinha.
Foi como voltar a ler os livros que lia em minha adolescência.
Gostei.
comentários(0)comente



Danilo 28/11/2023

Falar que é um livro infantil, é reduzir essa maravilha.
A jornada do amadurecimento do jovem Tom é de fundamental para nossos jovens e muito importante ser revisitado por nós, adultos. A inocência que é citado alguns temas, faz desse livro algo sensacional!
comentários(0)comente



Maria.Cecilia 21/11/2023

Peraltices!
Todos conhecem a escrita excelente de Mark Twain. Seu principal personagem é sem dúvida um garotinho peralta chamado Tom Sawyer.

Junto ao seu amigo Huckleberry Finn, fazem muitas peripécias. Sonham em ser piratas ou ladrões e muitas vezes deixam toda a cidade de em polvorosa.

Tom vive com sua tia Polly. Ele é desobediente, teimoso, mas tem um bom coração. Apaixonado pela menina mais bela das redondezas, Beck Thatcher, faz de tudo para conquistá-la.

E as aventuras não param por aí. Entre uma estrepolia e outra, os dois garotos se escondem em uma noite no cemitério e presenciam um assassinato brutal. Destarte têm medo de revelar o nome do verdadeiro assassino, mesmo com um inocente na cadeia.



Aventuras, traquinagens e muita singeleza marcam essa obra deliciosa de se ler.



Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

comentários(0)comente



400 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR