As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain




Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer


400 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Roberta 27/08/2022

Não é que hoje sejamos mimimi, é que nós evoluimos.
Um clássico é um clássico. Mas, é chato, apesar de que é preciso ter em mente a época em que o livro foi escrito para não cair em um julgamento anacrônico. Por ter sido escrito em uma epoca de escravidão vigente, é preciso tomar cuidado ao considerar este livro infantil e entrega-lo às crianças sem qualquer contextualização histórica. Para além de uma criança mal educada e que se dá bem com malandragem e mau caratimos (vai além de travessura infantil), o mais perigoso é a normalização do preconceito, da misoginia, do mal trato aos animais, da sexualição infantil e de diversos outros comportamentos, à epoca normalizados, hoje inaceitáveis.
comentários(0)comente



Ana.Botov 03/05/2023

Clássico livro estadunidense (tanto pro lado bom quanto pro lado ruim)
Esse livro é um clássico da literatura estadunidense e quando você lê, você entende o porquê. É a história de um garoto pobre no interior de algum estado ao sul dos EUA que vive aventuras com os seus amigos. Nada de impressionante, nada de extraordinário.

O racismo no livro é algo gritante, principalmente com os nativos americanos. Isso me incomodou, mas eu sempre tentava me lembrar que era uma obra antiga e que isso era normalizado a época.

No mais, é um livro mediano, que não pode ser chamado de ruim, mas também não é o suprassumo da literatura norte-americana
comentários(0)comente



Gabriel Farias Martins 24/04/2023

Gênio do simples
Essa foi minha segunda leitura de Mark Twain, primeiro li "as aventuras de Huckleberry Finn"
Não sabia que se tratava da continuação das "aventuras de Tom Sawyer".
Finalmente tive a oportunidade de corrigir esse equívoco e ler essa obra, que me fascinou a todo instante.
Os diálogos são leves e fluídos.
Difícil imaginar alguém que escreva melhor sobre o universo infantil e suas fantasias do que Mark Twain.
Tom Sawyer é cativante, poderia tentar descrevê-lo, mas está além da minha capacidade.
Uma leitura riquíssima, simples e genial.
comentários(0)comente



Francini.Lessa 24/04/2023

Aventuras?
Os meninos trazem consigo a arte de fazer arte nem sempre são compreendidos por quem tem que colocar limites! Um menino muito criativo!
comentários(0)comente



Jufê 14/09/2022

Olha? é um clássico, né? ?
Para mim foi mais para passar o tempo que eu li (e porque a escola pediu também kkkk) mas até que foi bonzinho, recomendo levemente.
comentários(0)comente



maysabz 31/03/2023

As Travessuras de Tom Sawyer, eu diria
Toda a história desse livro se passa em um povoado de São Petersburgo às margens do rio Mississipi nos EUA, ele nos traz diversas aventuras vividas por um garoto que tem totalmente a energia de Peter Pan. Mas ao contrário de Pan, Tom Sawyer convive em uma casa junto com sua tia Polly, a responsável por ele, seu meio irmão mais novo Sid e sua prima Mary.
O tempo todo fiquei impressionada com a quantidade de enrascadas que esse menino conseguiu se meter em intervalos curtos de tempo e também com a forma como ele consegue manipular ás pessoas e fazê-las agirem exatamente como ele quer.
É possível percebermos ainda um sistema escravista de fundo na história, que é totalmente normalizado por conta do contexto da época, mas ainda assim dá um embrulho no estômago ao ler. Também notamos o quanto os personagens tendem a acreditar em diversas superstições como a de pegar o cadáver de um gato, ir ao cemitério até a sepultura de alguém ruim e esperar até meia-noite quando o diabo aparecer pra buscar o morto, a pessoa deve jogar o gato nele e recitar um versinho e tudo isso na intenção de fazer uma verruga sumir. E foi justamente essa história de verruga que fez Tom e seu amigo Huckleberry Finn ficarem atolados até o pescoço de problemas.
Gostei de vários momentos, como o romance inocente entre Tom e Becky, a imaginação das crianças em se pensarem como personagens tipo piratas, ladrões, integrantes de circo, isso me fez lembrar a minha infância e em como era fácil brincar de faz de conta por horas como se a vida real não existisse.
Acabei demorando mais do que pretendia pra ler, acredito que tenha sido porque já li esse livro em algum momento quando era criança e já tinha um pouco de noção do que esperar. No entanto, o ponto em que mais fiquei presa na história foi mais pra o final com tudo o que acontece com o Índio Joe, o tesouro, a caverna etc. Mas não deixo de recomendar para todos que gostam de clássicos e de literatura infanto-juvenil.
comentários(0)comente



Pablo 31/03/2023

O travesso
Personagem Marcante:
Tom Sawyer (o travesso)

O livro é extremamente agradável de se ler, e lembra o primeiro livro da coleção de Anne de Green Gables. Tem que se ter em mente a época, obviamente, já que o personagem fuma várias vezes duranteo o livro, mesmo sendo uma criança.
comentários(0)comente



Leonardy.Negrini 30/03/2023

Coleção Vagalume à Americana
Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido como Mark Twain, foi um escritor e comediante americano, crítico do racismo.
Exerceu uma série de profissões antes de se dedicar ao jornalismo, no qual foi ganhando notoriedade. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana".
Seus dois livros mais famosos são "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn". Estes devem ser lidos nesta ordem, tendo em vista que Huckleberry Finn é o grande parceiro de aventuras de Tom Sawyer.
Apesar de retratar a sociedade americana na época da Guerra de Secessão, e da nota de aviso da editora sobre a questão do Racismo e do valor atribuído aos negros na época, acredito que o livro é bem suave neste quesito, pois descreve os mesmo como detentores de grande sabedoria e que infelizmente são menosprezados, nitidamente quem quiser se aprofundar nestas temáticas encontrará diversas obras, filmes e documentários que tratam do tema de uma maneira técnica. Não é o objetivo desta obra.
Tom Sawyer é um órfão, criado por sua Tia Polly junto aos seus primos e meio-irmãos Sid e Mary. Tom é o menino arteiro que aproveita todas as oportunidades que surgem para brincar e constranger (enfrenta novos moradores, provoca professores, simula sonhos e profecias, entre outras artes) e quando estas não aparecem, ele as cria (como a carreira de pirata ou ladrão que vai planejando com Huck Finn e sua gangue).
É um menino de bom coração, e estes ecos da infância bem vivida (apesar das vivências arriscadas) podem ser encontrados em Monteiro Lobato, em Maurício de Souza, na Coleção Vagalume e até mesmo em Naruto. Pra quem gosta deste estilo, vale a pena.
#lerévida #leitura #marktwain #asaventurasdetomsawyer #número13doano
comentários(0)comente



Lina ;) 17/09/2022

As Aventuras de Tom Sawyer
Esse livro é muito bom, é como se fosse um "combo" contém aventura, suspense, um pouco de medo e um pouco mais de amor. Eu amei esse livro é um pouco previsível mas quem não adora um clichê? 100% recomendo
comentários(0)comente



Yuka 20/09/2022

Um clássico que sempre tive curiosidade em ler mas pensava ser, ou muito infantil ou muito cansativo de se ler. Para minha surpresa, foi a maior aventura que já tive.
Por ter muitos anos desde sua publicação original, 1876, acredito que ao longo dos anos, com várias edições e mudanças de capas e tradições, pode ser que tenha tornando a linguagem simples e fácil de ler. Jamais imaginaria que um menino travesso como Tom, renderia aventuras dignas de um herói hahaha
De início perde-se a paciência com ele, tamanha são as enrascadas em que se mete, mas se não fosse suas travessuras, jamais teria visto ou descobertos coisas que no fim, ajudaram o vilarejo. 
A aventura no cemitério com seu amigo Huck rendeu algo que foi uma trama assustadora até o fim. Sua paixão por Beck e as coisas que os dois fizeram por birra um do outro, típico de briga infantil é de dar muitas risadas. Mas o que passaram juntos nas cavernas, foi algo extremamente corajoso da parte de Tom ao cuidar de Beck. 
Achava que seria só aventuras vindas da imaginação desses garotos, mas tudo pelo que passaram é de tirar o fôlego. Além de descobrirem bandidos perigosos ainda descobriram um verdadeiro tesouro. Será que eles conseguiram ficar com o tesouro? Leiam e descubram. Vale muito a pena e super recomendo. 
A imaginação de Mark leva a patamares incríveis para um grupo de crianças. A leitura não é cansativa, pelo menos para mim não foi, as descrições são incríveis, personagens bem trabalhados, para aquela época, achei uma escrita cheia de vida e aventuras. Quando percebi, já estava chegando ao fim...
comentários(0)comente



Clara TV 24/03/2023

"Quem escreve um romance sobre pessoas adultas sabe exatamente onde parar - ou seja, com um casamento, mas, quando se escreve sobre crianças, deve parar onde puder. "


Nas aventuras de Tom Sawyer encontramos a história de Tom, um menino que vive com sua tia Polly, seu irmão Sid e sua prima Mary no interior, Polly adotou Tom após a mãe do menino falecer, Tia Polly, uma senhora religiosa e que possui um carinho  muito grande por Tom ( mesmo não conseguindo brigar com o menino após suas bagunça)já Tom se aproveita dessa bondade de sua tia pra poder sair de casa e aproveitar com seus amigos. Mark consegue juntar paixão ( Tom está apaixonado por Becky filha de uma família influente da região) lealdade entre seus amigos, a bagunça de Tom pela vila, dramaticidade entre os personagens amizades em um livro cômico de com muitas coisas a ensinar. Bom mas nem toda aventura é divertida, na verdade Huck ( amigo de  Tom) é Tom acabaram caindo em uma situação bem delicada, em uma certa noite Tom e Huck acabaram presenciando um crime no cemitério, o que abrange pelo vilarejo inteiro, a partir desta "aventura " o livro conta a consequências  na vida dos garotos quanto também outras aventuras que Huck e Tom se envolvem.


Como todo clássico, As aventuras de Tom Sawyer não foi diferente, um começo parado chato e que não te dá vontade alguma de ler, porém conforme o decorrer da história, a leitura vai ficando cômica e curiosa, é engraçado pensar em uma criança tão inocente quase infartando todo mundo. Porém, é um livro antigos, e colocando nos parâmetros da época, metade das coisas não acontecem mais hoje, como : se você beijar alguém você não é obrigado a casar com ela, não existe mais a palmatória ( como tão citada no livro) . Isso são apenas 2 coisas que deixamos para trás, por isso muitas vezes achei um absurdo ser narrado com tanta normalidade. O livro em si é bom, mas algo não cativa, tirando as partes absurdas, tinha um potencial pra ser "O clássico" mas simplesmente não chamou minha atenção e muitas das vezes não tinha nem vontade de pegar o livro, outro ponto do livro foi: Tom querer ser como Huck, Huck era um menino "livre " segundo Tom, por poder domir a hora que quisesse não ia pra igreja, não tinha hora pra voltar, etc, mas é importante ressaltar a negligência paterna que Huck tinha por seu pai se um alcoolatra, e que seus trapos de roupa e sua " liberdade" era apenas mais uma prova de como Tom tinha seus privilégios.

Bom toda leitura deve ser bem aceita sendo ruim ou não cada livro traz alguma mensagem querendo ou não, mesmo que esse tivesse sido um livro ruim ainda sim recomendaria pela experiência de rir com as aventuras de Tom
comentários(0)comente



Lele 22/03/2023

As aventuras de Tom Sawer
O livro é bem doido mas vale a pena. Não sei com a mãe do garoto não teve um infarto nesse livro. É um livro que você vai ler na força do ódio pq as coisas que esses meninos fazem são inacreditáveis e eu ainda não entendi como eles não morreram.
comentários(0)comente



Henrique.Ruescas 11/11/2022

As aventuras de tom Sawyer
Eu achei o livro muito legal, tem também um pouco de suspense, ele é muito chamativo e que pena que não tem mais páginas para a gente se aprofundar mais nessa história tão legal.
comentários(0)comente



AlineZanuto 21/11/2022

Traquinagens da infância
Atualizando tardiamente lista de lidos: Ouvi o audiobook enquanto acompanhava/lia o e-book em 2017. Foi meu primeiro livro/audiobook lido/ouvido em inglês da vida. Vou guardar na memória e no coração pra sempre
comentários(0)comente



João Sthevan 18/11/2022

Amei muito o livro
Achei o livro muito legal bem divertido, será que tem um filme? podia ter, mais recomendo super legal e divertido.
comentários(0)comente



400 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR