As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain




Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer


400 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Leonardy.Negrini 30/03/2023

Coleção Vagalume à Americana
Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido como Mark Twain, foi um escritor e comediante americano, crítico do racismo.
Exerceu uma série de profissões antes de se dedicar ao jornalismo, no qual foi ganhando notoriedade. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana".
Seus dois livros mais famosos são "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn". Estes devem ser lidos nesta ordem, tendo em vista que Huckleberry Finn é o grande parceiro de aventuras de Tom Sawyer.
Apesar de retratar a sociedade americana na época da Guerra de Secessão, e da nota de aviso da editora sobre a questão do Racismo e do valor atribuído aos negros na época, acredito que o livro é bem suave neste quesito, pois descreve os mesmo como detentores de grande sabedoria e que infelizmente são menosprezados, nitidamente quem quiser se aprofundar nestas temáticas encontrará diversas obras, filmes e documentários que tratam do tema de uma maneira técnica. Não é o objetivo desta obra.
Tom Sawyer é um órfão, criado por sua Tia Polly junto aos seus primos e meio-irmãos Sid e Mary. Tom é o menino arteiro que aproveita todas as oportunidades que surgem para brincar e constranger (enfrenta novos moradores, provoca professores, simula sonhos e profecias, entre outras artes) e quando estas não aparecem, ele as cria (como a carreira de pirata ou ladrão que vai planejando com Huck Finn e sua gangue).
É um menino de bom coração, e estes ecos da infância bem vivida (apesar das vivências arriscadas) podem ser encontrados em Monteiro Lobato, em Maurício de Souza, na Coleção Vagalume e até mesmo em Naruto. Pra quem gosta deste estilo, vale a pena.
#lerévida #leitura #marktwain #asaventurasdetomsawyer #número13doano
comentários(0)comente



Lele 22/03/2023

As aventuras de Tom Sawer
O livro é bem doido mas vale a pena. Não sei com a mãe do garoto não teve um infarto nesse livro. É um livro que você vai ler na força do ódio pq as coisas que esses meninos fazem são inacreditáveis e eu ainda não entendi como eles não morreram.
comentários(0)comente



Yasmin 27/10/2022

Bom
Flui rápido. Gostei do livro! Tem uma história envolvente, que me divertiu bastante

Eu recomendo!
comentários(0)comente



Lu 07/03/2023

Menino doido!
Sem sossego, muito, muito arteiro!
É tanta coisa que ele faz, que parece não ter fim! Mas num determinado momento da história tudo começa a ser costurado.
Achei que ia ser a narrativa eterna de bagunças, mas que nada! A história fica amarradinha no final.
Gostei.
comentários(0)comente



@vidaliterata 20/05/2023

O livro foi escrito em 1876 pelo autor norte-americano, Mark Twain, inspirado em sua própria infância.

A história se passa no vilarejo fictício de Saint Petersburg, localizado nos EUA. E o protagonista é Tom Sawyer, um garoto bem travesso e destemido, que adora se meter em encrencas, sendo esse o motivo de dor de cabeça para sua Tia Polly.

O vilarejo é um lugar tranquilo. No entanto, tudo muda quando Tom e um dos seus amigos, Huckleberry testemunham, sem querer, um assassinato no cemitério. Um homem inocente é preso no lugar do assassino e apenas eles sabem desse segredo. Essa trama, aliás, vai render bastante ao longo do livro.

É interessante que a narrativa é contada em terceira pessoa e os diálogos dos personagens têm uma variação linguística (ou seja, não seguem a norma-padrão) típica de pessoas que moram no interior brasileiro e/ou com baixa escolaridade. Tradução e adaptação excelente de José Roberto O?Shea.

Através de seus personagens carismáticos, Mark Twain retrata a inocência da infância, a amizade, as superstições, o fanatismo religioso, maus-tratos infantil e também a desigualdade social, por meio de Huckleberry, menino órfão e marginalizado.

No livro temos vários momentos divertidos e engraçados com os personagens, momentos tensos e de mistério. E de fato, tem muitas aventuras: Tom e os meninos fogem de casa e viram piratas numa ilha; forjam sua morte e descobrem um tesouro. Só para citar alguns exemplos.

Por se tratar de uma obra escrita no século XIX, é comum encontrar trechos problemáticos/ofensivos. Naquela época, a abolição da escravidão ainda não tinha ocorrido. Fora os temas sensíveis como assassinato e violência. Portanto, não é um livro apropriado para crianças pequenas.

Foi uma leitura agradável e gostosa, apesar de algumas vezes arrastada. Gostei bastante da experiência e fiquei curioso para ler a sequência dele, "As aventuras de Huckleberry Finn".
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 23/05/2023

Curti e me diverti
As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain
Editora: Autêntica, 2017

Este é um livro para quem quer algo leve, sair de uma ressaca literária, se divertir um pouco com as aventuras dessa personagem marcante.
Mark Twain, ou Samuel Langhorne Clemens, não deixa de colocar aquela pitada de acidez e excelentes tiradas críticas ao longo da estória.
"Há cavaleiros ricos na Inglaterra que, no verão, conduzem todos os dias carruagens de quatro cavalos por 40 ou 50km, porque esse privilégio lhes custa uma quantia valiosa de dinheiro; no entanto, se lhes oferecessem um salário para fazerem isso, a mesma atividade se tornaria trabalho e, portanto, eles não aceitariam."

"Por um breve período de tempo, a esperança pareceu reviver... Não que houvesse um motivo para trazê-la de volta, mas simplesmente porque é de sua natureza renascer quando sua teimosia ainda não foi destruída pela idade e pela familiaridade com o fracasso."

Livro publicado em 1876, portanto, cuidado com os anacronismos.
Recomendo.
Max 24/05/2023minha estante
Boa dica!




DevidH 13/04/2024

Uma história muito gostosa de ser lida, tem realmente um sabor de infância. Apesar de tudo, sentido falta de um aprofundamento dos elementos apresentados. Recomendo.
comentários(0)comente



Naty Alves 02/03/2023

Tom!!! Vêm cá moleque
Encatador, eu amei esse moleque, não têm quem não ria, e se divirta um bocado, Tom é tão espertinho aquele danado.. Esse é aquele clássico, que nos leva a recordar as doçuras, e medos da infância, é quase impossível, não se ver em algum momento, uma viagem aos velhos tempos, os tempos de criança.

Tom, é um garoto órfão criado pela tia Polly, uma criança sapeca, alegre, criativa, e muito MUITO arteira, caças ao tesouro, fantasmas, doenças imaginárias, (para não ir a escola), primeiro amor, fugas a noite, brigas de rua, não gostar das aulas de catecismo, ou de tomar banho, são muitas das peripécias do menino, até que um dia ele e o seu amigo Huckleberry Finn, presenciam um assassinato..!!! E muita confusão a solta..

Apesar de ser super divertido, com uma narrativa fluida, e escrita fácil, o texto merece uma atenção a mais, o livro de Mark Twain, é considerado um clássico da literatura infantojuvenil, porém entretanto tenha ciência que o livro é um escrito de sua época. O livro é marcado por diálogo racistas, ou pelo fato de Huckleberry fumar cachimbo.

Porém, falando de Huck o autor claramente o usa como o retrato de uma crítica social, o abando, e a negligência infantil, por falta de responsáveis. Os meninos veem Huck como um garoto livre afinal, ele não têm de seguir padrões, ou etiquetas sociais, ou têm qualquer obrigação, afinal o menino não tem que ir a igreja aos domingos, ou a escola, nem tomar banho, ou tenha quem mande nele, mas nós sabemos a verdade.

Huckleberry nunca foi livre, mas sim, está exposto, a pobreza, fome, e abandono, sem educação formal, ou qualquer chance de futuro, porque ele não tem ninguém que faça nada por ele, ou melhor ele tem, a rua, afinal se ele não for educado por um adulto responsável, será por uma dúzia de irresponsáveis. Isso é marcado por não falar direito, usar roupas que não são dele, morar em barris, fumar, passar fome etc..

Outro ponto é como o autor explora os sentimentos dos personagens, sentimentos que por muitas vezes nos adultos ignoramos por achar, bobo, ou menos importante, só porque crianças não pagam contas, não significa que não sintam dor, medo, incerteza, ou angústia.

E claro a conexão da criança com a natureza e a criatividade do imaginário, afinal aqui as crianças saem para brincar, afinal a diversão está fora de casa não no celular (risos), eu sei, que somos urbanos e tal, e que o contexto era outro, mas pense, como não seria se as crianças pudessem apenas brincar, correr, subir em árvores, pescar, sem tantas preocupações ou tantos horários. (Isso não é uma crítica). Porém, que elas pudessem criar mais.

Sem mais, amei, a aventura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Bianca.Moreira 12/11/2021minha estante
realmente muito boa a sua resenha




Joyce585 17/08/2024

Tom é apenas um garoto comum
Tom é apenas um menino comum vivendo no século XIX. Tudo bem que ele apronta muito; vai para o cemitério no meio da noite enterrar um gato (e acaba envolvido em uma grande confusão). As vezes ele também foge por dias com dois amigos deixando todo o vilarejo preocupado, achando que as crianças morreram. As vezes se perde em uma gruta esquisitíssima com a crush dele. Mas assim, algo comum. Atire a primeira pedra meninos que não passaram por isso. É um clássico, mas por ter um quantidade de páginas modestas e uma linguagem relativamente acessível, eu recomendo a quem se interessar.
Debor4 17/08/2024minha estante
Ela lê os clássicos dela??


Joyce585 17/08/2024minha estante
Um amigo me presenteou e eu fiquei curiosa ???




beleza 17/04/2020

Faz tempo
A vontade de ler esse livro veio com o seriado Lost, quando um dos personagens da série achou esse livro nos escombros do acidente e estava lendo
Finalmente li e gostei muito
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



thaistergilenepilates 25/12/2023

Tom é um menino levado e sagaz, desta história divertida, que nos remete a nossa infância, trazendo à tona lembranças das condutas e pensamentos mais contraditórios e inocentes.

Ele está sempre aprontando alguma coisa seja sozinho ou seja melhores amigos e nem assim deixamos de amá-lo. Possui um espírito livre de um menino comum e simples e é capaz de lembrar das histórias de Robin hood mas não sabe se quer quem foram os apóstolos hahaha.

Além de tudo este livro não pode ser considerado meramente infantil, a trama envolve violência (inclusive contra crianças), horror, sangue e morte; há assassinatos em cemitérios, cadáveres, embriaguez e superstições assustadoras.
comentários(0)comente



Corquiola 28/10/2023

Como a sessão da tarde...
Como se estivéssemos vendo esqueceram de mim,kkkk. Aventuras Mirabolantes...
Livro confortável e fluido é uma boa diversão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



400 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR