Leonardo.H.Lopes 04/02/2023A peça da ambiçãoNesta peça do Bardo, temos a história de Macbeth, um general cheio de qualidades, forte, bom súdito, que a certa altura é dominado pela ambição.
Após voltar de uma batalha, Macbeth e um colega encontram Três Irmãs Estranhas, com aparência de bruxas, que fazem profecias. Elas profetizam que Macbeth será rei e que seu amigo Banquo será pai de reis. Essa situação faz com que nasça a semente da ambição no coração do general que, atiçado pela esposa, Lady Macbeth, assassina o rei Duncan e, após os filhos do rei fugirem e serem acusados de parricídio, Macbeth, que era primo do rei e próximo na linha de sucessão, ascende ao trono da Escócia.
A partir daí, Macbeth cometerá uma série de crimes e atrocidades para tentar manter sua coroa, como matar o amigo Banquo e sua família a fim de que sua linhagem não dê um golpe e pegue a coroa, afinal Banquo seria pai de reis. Assim como em Hamlet, o fantasma de Banquo entra em cena e assombra Macbeth, mas diferente daquelas pela, apenas o protagonista avista o espectro do amigo. Amedrontado, ele retorna à charneca para tentar reencontrar as Três Bruxas que fazem mais duas profecias: Macbeth só será derrotado caso a floresta à frente de Dunsinane, em frente ao castelo real, se mover e somente um homem que não nasceu de uma mulher poderá derrotar o rei.
Essas profecias pareceriam que nunca se concretizaram, afinal as árvores não podem andar e não existe ninguém que não tenha nascido de mulher, assim pensa Macbeth. Enquanto isso, Lady Macbeth, que participou ativamente no assassinado do rei Duncan, não consegue lidar psicologicamente com o sangue de suas mãos, esfregando-a sem parar no ar vendo as manchas imaginárias, caindo no abismo da loucura e enfrentando um fim trágico.
Em terras estrangeiras, os filhos do falecido rei começam a se organizar para fazer justiça e destituir Macbeth, que a essa altura se tornou um monarca tirânico. Com um pequeno exército, Malcolm, filho do rei, chega à floresta de Dunsinane e, para camuflar, ordena que cada soldado pegue galhos de árvores e marche em meio à vegetação em direção ao castelo de Macbeth: a floresta se move.
Dentro da fortificação, Macbeth fica sabendo do que aconteceu com sua esposa e pronuncia e se dar conta que a vida não passa de uma sobra que caminha, “uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado”. O castelo é invadido e Macbeth é confrontado por Macduff, lorde que também teve a família morta por Macbeth. O rei diz ao lorde que nunca seria derrotado, afinal era enfeitiçado e nenhum homem nascido de mulher o derrotaria. No combate, Macduff revela que foi tirado do ventre da mãe através de cesariana. Portanto, ele não foi parido e, se considerarmos a época da obra, podemos chegar à conclusão que a mãe morreu e a criança foi retirada de seu cadáver. Macduff, o homem que não foi parido por mulher, mata Macbeth e a ordem é restabelecida.
Assim, uma das grandes tragédias de Shakespeare, Macbeth retrata a degradação do homem que se deixa dominar pela ambição cega, desmedida, desregrada, acreditando que apenas está apressando algo que iria acontecer de todo modo, uma vez que o fato de ele se tornar um rei era um profecia. O resultado é isso: o despencar na imoralidade, na irracionalidade, a perda do sentido da vida ao olhar as ações que se fez, ao constatar que o mundo é cheio de som e de fúria, não significando nada, consequência de seus próprios atos.
Macbeth quer ser grande e não falta-lhe ambição, mas carece-lhe, inicialmente, a maldade que deve acompanhar a ambição. Sua esposa, Lady Macbeth, funcionará como um catalisador da face maligna do marido. Em sua primeira aparição na peça, ela própria constata isso e diz: “Apressa-te em vir para cá, e que eu possa em teu ouvido derramar meu inebriante vigor, e que eu possa, com a ousadia de minha língua, açoitar tudo o que se interpõe entre tu e teu destino”. Não que Lady seja a responsável pelos crimes do esposo, mas com certeza as porteiras do cataclismo do esposo foram abertas por si.
Rápida, dinâmica, uma dos menores trechos trágicos do grande dramaturgo inglês, Macbeth é uma peça sem igual que retrata tipos humanos tomados pela ganância alógica.