Macbeth

Macbeth William Shakespeare
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira




Resenhas - Macbeth


650 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Marvko 13/06/2022

Macbeth é a estória de como um homem bom e justo se corrompe pela ambição. Sim, há muitas estórias assim, mas não à altura de Shakespeare. O autor consegue, mesmo em uma trama curta como um filme de 2 horas, explorar com profundidade temas psicológicos e filosóficos como o sentimento de culpa, as motivações para um crime e para a traição, o livre arbítrio e o destino.

Esse foi meu primeiro contato com Shakespeare e com peças teatrais no geral. De início, não tinha conseguido entender nada, e fiquei em dúvida se o problema estava na tradução ou se meu gosto que é ruim. No final, a tradução é ótima, e minha dificuldade se dava apenas por não estar habituado ao linguajar rebuscado e arcaico. Consegui entender o Primeiro Ato da peça após ver uma explicação na Wikipedia, e depois prossegui a leitura entendendo perfeitamente. Assim, fica a lição: Se você não estiver familiarizado com peças de teatro e literatura antiga no geral, é uma boa dar uma lida em alguma explicação ou resenha como suporte.
comentários(0)comente



Galyn 12/06/2022

Tinha lido Macbeth na versão em quadrinhos, gostei muito, resolvi ler o original. E agora entendo Shakespeare ser citado até hoje, ele realmente foi um exímio escritor , sabia usar as palavras.
caio.lobo. 12/06/2022minha estante
É fenomenal a parte das bruxas, e Lady Macbeth é uma das personagens que mais se destacam na obra de Shakespeare. Se puder leia Rei Lear também.




LPR 12/06/2022

A personificação de tragédia em poucas páginas. Shakespeare entrega intrigas, maquinações, e uma história curta. Macbeth, o soldado que se torna tirano e quer se usurpar de um reino sofre com bruxas e Hecate, com sonhos e espiritos.
O quinto ato é tragédia, sem tirar ou por.
Recomendo para quem quiser ler, e caso tiver interesse, veja o filme Macbeth com Denzel Washigton na AppleTV. é uma aula de atuação e representação fiel ao texto.
comentários(0)comente



Elaine.Matias 04/06/2022

Rodeado de crueldade
Ao contrário das outras tragédias, Macbeth já inicia com a tragédia, vc imagina o Macbeth o herói íntegro, FIEL, valente, destemido, honesto e correto e daí vc é pego de surpresa e descobre que ele é o vilão, traidor, usurpador do Trono. Sua esposa e ele vão se afundando desde o início...
Interessante como mostra que nada vem tão fácil assim, a consciência condena. Sua esposa ambiciosa e sagaz o induziu e ele fraco, porém mau e ambicioso seguiu com o plano maléfico.
Uma peça bem escrita, uma leitura que apesar do vocabulário robusto com os seus encantos é de super fácil compreensão. Amo cada mensagem transmitida por cada entrelinhas.
Shakespeare sempre incrível!
comentários(0)comente



isté 04/06/2022

Outra indicação de leitura feita prof de teatro e tenho só a agradecer por essa obra prima que é Macbeth.
A leitura não é de uma das mais fáceis, eu precisei reler diversas vezes algumas partes. Mas a história de Macbeth é impecável. Tem todo um ar sombrio e misterioso durante todo o decorrer do livro, eu particularmente não consigo imaginar os atos acontecendo a luz do dia, imaginei todos os cenários acontecendo a noite, em florestas e dentro do palácio. O livro me fez refletir bastante sobre algumas questões, uma delas é, o que você faria caso o que deseja rompa com os conceitos de morais impostos a nós? Macbeth fez aquilo que ele desejava e não tinha coragem, apenas o fez por ser influenciado por sua esposa, mas seu coração e espírito queriam matar o rei. Acho que sua esposa, Lady Macbeth, detém a maior parte da culpa. O final dela é bem mais forte do que o de Macbeth (para mim) ela viveu atormentada e em silêncio, com hábitos de sonambulismo, não conseguia dormir e ao final se suicidou, Macbeth ao menos conseguia viver, antes mesmo de ser morto. Um casal ambicioso que cavou a própria cova.
comentários(0)comente



Gabriel1994 22/05/2022

Primeira Vez Lendo Shakespeare
Se um dia nunca me imaginei lendo um livro, em um dia muito mais inexistente que esse, nunca me vi lendo Shakespeare.

Um estilo de leitura completamente diferente ao que estou habituado. Primeira vez que estou lendo uma peça e um livro neste formato de escrito e desenvolvimento.

São diálogos envolventes que a todo tempo trazem, além de todo um drama, diversas reflexões, através de frases e situações da história que nos leva a pensar, pensar e pensar mais um pouco.

Apesar do começo com peças jogadas a esmo, com o desenrolar da história vamos ligando os pontos. Chegando até mesmo ao ponto de fazer conexões antes delas se tornarem um fato.

Uma leitura que demanda uma atenção e um carinho para aproveitar e pegar cada detalhe para conseguir alcançar algo além do gosto, pois foi um prazer e aconchego enorme ler Macbeth.

Uma história que conta a ascenção de um homem bom e valente e também conta o declínio desse mesmo homem a um mero vilão sanguinário, traidor, cruel, ambicioso, orgulhoso e vazio.

Os maus aconselhamentos, a ambição para obter, com demasiada pressa, as conquistas vistas em visões de outrem. Tropeços e falhas que foram acarretadas pelos vacilos de um homem que tentara destruir o que mais lhe feria o ego, mas que acabou se destruindo pelo mal que foi construído, ele próprio.

Desde as lutas e glórias, às perdas e erros. Tudo isso Macbeth nos entrega, nos dando a chance de aprender com ambos.

Uma leitura sensacional de digníssimas 5 estrelas! Não sei se arriscarei ler muitas obras de William Shakespeare e também não sei se vou sempre gostar de ler peças, todavia, Macbeth de Shakespeare fora uma baita porta de entrada com um "q" de curiosidade para usufruir mais de outras obras do autor e do gênero, que espero visitar muito em breve.
comentários(0)comente



Pxlxlxxlmx 21/05/2022

Eu amei
Eu amei de verdade, mas se me perguntar o motivo eu não vou saber responder, eu li na escola e o livro me deixou bem feliz, acho que foi pq consegui sair da ressaca literária, não sei.
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 20/05/2022

Confesso que comecei a ler com receio por ter ouvido coisas não muito boas sobre o livro tanto sobre a linguagem como do enredo, pelo contrário, achei a linguagem (pelo menos nesta edição) muito compreensível, claro que por se tratar de uma peça, haverá diálogos exagerados ou muito pomposos e cheio de metáforas mas nada que atrapalhe a fluidez do livro, enquanto ao enredo achei muito interessante sobre como a ganância corrompem o ser humano e como a consciência sempre está ali para lembrarmos de tudo. Fiquei com muita vontade de assistir a peça, com certeza a visualização da estória será muito melhor, mas ao procurar sobre, descobri que há uma maldição sobre a encenação da peça, de incêndio a mortes, deixei pra lá , me contento mesmo só com o livro.
@tigloko 21/05/2022minha estante
Tbm tive esse receio quando li. Mas fiquei surpreso em como fluiu bem a leitura. Ótima resenha ?




Isabel 15/05/2022

O posfácio e as notas do autor são muito esclarecedoras e me fizeram ter outra visão da peça. Excelente edição!

"Macbeth, tida por muitos como uma tragédia da ambição, ultrapassa a caracterização psicológica e questiona a ambivalência entre o Bem e o Mal."
comentários(0)comente



Filipe 12/05/2022

Uma tragédia bem desenhada, repleta de personagens interessantes e em um ritmo ótimo.

Além das três feiticeiras, o destaque, para mim, é de Lady Macabeth e sua falta de autocensura que rouba o protagonismo nos trechos em que aparece.
comentários(0)comente



Lilian 06/05/2022

Macbeth
Se fosse uma novela.... Os opostos se atraem... William gostava dos iguais. A harmonia das relações se dá na igualdade e não nas diferenças. Para o bem ou para o mal a harmonia se dá sempre pela paridade, em Macbeth não é diferente. O mau é o diferente, vem do diferente, se origina no diferente. William sempre reforça o patriarcado e o cristianismo e tudo que questiona tais pensamentos evoca a perversidade ao mesmo tempo, essa perversidade inerente acaba por justificar os abusos oriundo dessa elite que se enxerga como os ungidos da vontade divina.
comentários(0)comente



ripaz 30/04/2022

Macbeth
Um livro meio difícil de entender no começo, porém muito divertido como todas as peças de Shakespeare que li até aqui.
comentários(0)comente



Daniel.Alcantara 30/04/2022

Culpando a mulher
MacBeth por William Shakespeare
Tradução de Beatriz Viégas-Faria
Editora @lepmeditores
Título original: MacBeth

Outra peça de Shakespeare, mas uma que fala de outros atributos do coração humano. Agora o dramaturgo fala de ganância e corrupção. Se em Romeu e Julieta os assassinatos se travam por paixão, em duelos, em Macbeth os assassinatos se travam por poder, seja para conquista-lo, seja para mante-lo.
Acredito que a esta altura, Shakespeare já tenha lido O Príncipe do Maquiavel (1513), ou talvez o início do século XVII tenha abordado de maneira mais sombria seu coração.
Algo que chamou-me atenção nesta releitura é que, sendo ele escrito em uma fase de acumulação pré-capitalista, vão se desenhando as bases do modelo capitalista. Em Caliban and The Witch de Silvia Federici, temos uma explanação teórica sobre as marcas de formação do machismo sistemático dentro desta nova dinâmica político-economica que aparece na última peça shakesperiana, A tempestade.
Já em Macbeth, nesta releitura, enxerguei ali também algo semelhante. As bruxas, personagens femininos, vem para enganar o coração fiel e leal de Macbeth. E Lady Macbeth, a grande vilã, é ela quem trava toda a estratagema para o reigicidio e o Coup d'Etat, para que sejam cumpridas as profecias das bruxas.
Ou seja, nenhuma culpa da ganância e da infidelidade cometidos no livro ficam como autor o próprio protagonista. Este fica sempre na inércia do movimento. Falando para a esposa sobre a profecia, deixando ela planejar como concretizar. Um coração tão puro, que ao trair seu fiel amigo Banquo, assassinando-o, sente-se tão culpado que vê ainda seu fantasma passeando pelo castelo.
O coração humano, criador de coisas tão belas, aqui mostra sua mais feia face.
comentários(0)comente



Gabrielli 28/04/2022

Ótima peça
Li como complemento à leitura de Moby Dick é é muito interessante ver como Shakespeare simplesmente criou as narrativas que vemos repetidamente anos e anos depois. Um gênio
comentários(0)comente



Adri 28/04/2022

Macbeth
Macbeth é uma das importantes tragédias escritas por William Sheakspeare, incorre-se que esta importante obra tenha sido escrita por volta do século XVII. A história se passa entre a Escócia e a Inglaterra e, deixando de lado as questões técnicas, é possível dizer que por meio da obra é importante pensarmos sobre os governos tiranos e o que esses "senhores do poder" pode ser capazes de fazer para a manutenção do seu status e sua posição. Além disso, a obra pode nos levar a refletir sobre a decisões que se pode tomar para a chegada neste tão sonhado topo, de onde se olha o mundo de cima. Quando nossa mente nos chama para a realidade e nos faz repensar sobre as decisões que tomamos para que chegássemos ao nosso topo? Quantos pensamentos vazios nossos travesseiros mudos capturaram para si e guardaram como um profundo segredo? Bem... É uma obra que nos leva a reflexão sobre as ações éticas, mas também acerca da política.
comentários(0)comente



650 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR