Fernanda631 06/10/2022
Os irmãos Karamázov - obra atemporal
Primeiro livro que li do autor, e logo depois li diversos ouros, me afeiçoando e me apaixonando pela forma que ele escreve, pois considero uma escrita envolvente, fluida, suave e crua.
Um clássico da literatura russa. Nessa obra Os Irmãos Karamazov temos um misto de romance, filosofia, teologia, trama policial, social, suspense policial, tudo que você imaginar, enfim, é um livro completo que engloba basicamente tudo e resume as principais características de Dostoiévski. Um livro lindo e perfeito!
História muito envolvente. Incrível como esse livro parece uma enorme novela, pois realmente parecer que eu estou assistindo uma grande teia de aranha. Gostei bastante da escrita, por mais que eu na época não estivesse tão acostumada a ler livros que vai falar de tantas e todas as camadas dos personagens (mesmo os que não parecem ser tão importantes ou relevantes para a trama).
Fiódor Dostoiévski consegue nessa magistral obra-prima refletir sobre os mais importantes temas da humanidade, sobre verdade e mentira, sobre destino e livre-arbítrio, sobre a existência ou não de sentido na vida, sobre a justiça, o amor, as paixões, culpas e arrependimentos, as fraquezas e as forças de cada um. A narrativa, de cunho filosófico, expõe de maneira trágica e sublime as contradições do que é ser um humano.
Dostoiévski nessa obra permite discutir com equilíbrio e igual profundidade os valores de todos os personagens, dando peso e profundidade à vivência de cada um, sem explicações simplistas. A reflexão sobre o ser humano vai muito além disso, obra recorre ao suicídio, ao orgulho ferido, destruição dos valores familiares,
Corrupção, imoralidade, ganância e desprezo pela família regem a vida de Fiódor Karamázov, um cidadão ordinário que leva uma vida degradante na Rússia.
Extremos e contradições de valores se tocam e convivem nas relações dos personagens, principalmente os 3 filhos que dão o título da obra: O mais velho é um militar irritadiço e um amante dos prazeres da vida, revoltado com o que alega ter sido injustiçado pelo pai em relação aos bens deixados pela mãe. O segundo é um intelectual ateu e questionador, utilitarista, que acha que tudo é permitido para alcançar seus objetivos. O terceiro é um jovem religioso, que procura praticar atos de caridade e bondade, que perdoa e tem empatia, seguidor do líder religioso Stárietz Zossima, mas suas convicções são fruto de profundas dificuldades, reflexões, sofrimento e autoconhecimento. E, por fim, um possível filho bastardo, que vive como criado na casa, desprezado por todos, com problemas de saúde e que nutre inveja e revolta por não ter nenhum respeito ou reconhecimento dos demais.
Resumo do perfil da Família Karamázov:
Fiódor, o pai: o devasso, libertino.
Dmitri, 1° filho: o coração, as emoções, o raivoso.
Ivan, 2° filho: o racional, aquele que observa.
Aliocha, 3° filho: o espiritual.
É preciso estar preparado para toda uma gama de fatos e acontecimentos que envolvem a Rússia do século XIX bem como de outros que permeiam a vida do escritor.
A cada leitura de um livro de Dostoievski eu fico mais encantada com sua genialidade.
É uma leitura surpreendente, apaixonante, prazerosa, interessante, curiosa, insinuante e fascinante.
Essa obra literária é atemporal.
Recomendo.