Cleópatra

Cleópatra Stacy Schiff




Resenhas - Cleópatra


31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Lidi 04/10/2020

A obra é bem detalhada. Incrível conhecer um pouco mais da história de uma mulher que conseguiu ultrapassar gerações e marcar até mesmo a cultura pop de anos após sua morte.
Cleópatra foi uma mulher formidável, uma governadora habilidosa e astuta, competente acima de tudo. Triste como tentaram transformar a sua história numa vilania sem propósito. Quando não conseguem ultrapassar uma mulher, a desmoralizam - e isso até os dias de hoje.
Cleópatra foi, acima de tudo, um exemplo. Muita admiração pela sua história.
Gleika Samila 04/10/2020minha estante
Amei a resenha. Está na minha lista para ler. ?




May 07/06/2024

Não é difícil entender porque César virou história e Cleópatra virou lenda.
Apesar dos escassos registros históricos sobre Cleópatra, pois o que temos documentado é a visão romana e europeia dela. A autora conseguiu nos contar sobre a sua educação, cultura, família e costumes da época.
Achei que há muitas passagens que não são sobre ela, mas entendi já que há essa escassez e é necessário tbm entender como estava a questão politica da época para entendermos ou tentar, algumas decisões dela.
O livro reforça tbm o machismo que na época não existia essa palavra mas hoje sabemos que foi, a forma como ela foi relatada, com ofensas, com diminuição por ser mulher e/ou por ter o direito de escolher o seu parceiro.
Gostei muitos das descrições de Alexandria, essa cidade deve ter sido um sonho.
comentários(0)comente



Joaquim 11/03/2021

Cleópatra, uma incrível mulher da história
A leitura do livro Cleópatra, uma biografia, é uma boa maneira de conhecer melhor a sociedade egípcia e Romana do século I A.C., mas principalmente de conhecer esse espetacular vulto da história mundial, que foi Cleópatra.
Desde a sua adolescência até pouco depois da morte dela, a autora faz um relato cuidadoso e minucioso dessa genial mulher. Mostra as várias interpretações de diversos autores sobre a época e a vida dela, questionando, sempre que evidente, os relatos existentes e que nos foram apresentados por esses escribas.
Mostra como Cleópatra foi uma governante tão profundamente sintonizada com o seu povo, bem como era tão inteligente, astuta e uma excelente estrategista. A beleza dela é igualmente mencionada, mas não explorada pela autora.
Trata-se, pois, de uma excelente leitura de uma grande figura da história, e que até este presente livro, sempre foi tratada como uma vilã ou, pior, como uma mulher dada aos poderosos. Eu recomendo essa leitura.
Hong Zhuang 11/03/2021minha estante
Não dizem que, pela alimentação dos faraós e pelo fato deles não fazerem muito exercícios, eles eram em maioria gordos?


Hong Zhuang 11/03/2021minha estante
Eu vi um vídeo, falando que a Cleópatra era gorda '-', não sei hauaha


Joaquim 11/03/2021minha estante
Cleópatra foi uma grande injustiçada


Joaquim 09/02/2022minha estante
O livro não mostra esse fato, de ela ser gorda, muito pelo contrário, pois dois imperadores a desejaram, e a tiveram...




Prof. Angélica Zanin 17/05/2020

A mais provável Rainha do Egito
Stacy Schiff reconta a história de Cleópatra, no entanto, atém-se aos fatos possíveis de serem observados. Fez um estudo e ponderou entre o que seria real ou imaginado. A autora cita Dio e Plutarco como fontes, entre outras, e mostra ao mundo, com a maior veracidade possível, devido à época em que se passou a história e pela falta de registros. Cleópatra , uma mulher inegavelmente poderosa, ambiciosa e fatal, fatal para si e para aqueles que se colocassem em seu caminho. Símbolo de beleza? A beleza é subjetiva assim como a apreciação de seu caráter. Adorei, pois flui, nos apresenta, descreve, narra uma história que merece ser contada. Júlio César e Marco Antonio são coadjuvantes na narrativa, embora sem eles essa trama épica não existiria. Não me trouxe à mente a Elizabeth Taylor da película, a mulher descrita nesta obra é uma protagonista mais verossímil.Tornou-se tão acessível ao leitor que, possivelmente, virará filme, mas isso já é outra história. Cleópatra, prazer em conhecê-la!
comentários(0)comente



Stephany65 19/01/2023

Estrategista fatal
Uma das últimas sentenças mais marcantes do livro foi: "Cleópatra inquieta mais pela sabedoria do que pela sedução; é menos ameaçador acreditar que ela era fatalmente atraente do que fatalmente inteligente."
Definiu vem uma grande e inteligente governante, política astuta, reconhecida como mulher fatal. À frente do seu tempo, grande estrategista mas que teve seus momentos e erros irreparáveis.
No entanto, o livro aproxima o leitor da vida de Cleópatra e que, apesar das inúmeras lacunas históricas, há uma rica construção com base em elementos e histórico da época.
enne.jeyliorn 19/01/2023minha estante
é bom mesmo?


enne.jeyliorn 19/01/2023minha estante
fiquei curiosa


Stephany65 19/01/2023minha estante
Olha, eu gostei de verdade! A leitura em formato de "estou lendo um documentário que te insere na história" é muito interessante! Recomendo!




Christian Homem de Melo 20/10/2021

Interessante
Achei a narrativa muito prolixa, e por diversas vezes quis parar. Mas achei que conta de forma assertiva a vida de Cleópatra.
comentários(0)comente



Maria.Batagin 21/06/2024

Biografia fantástica
Que biografia bem descrita.
O que pensar quando a maioria dos relatos da vida dessa rainha do Egito que foi descrita por ? homens ? não foi devidamente engrandecido com seus atos e fatos.
? O poder dela era imediatamente enfatizado, para os propósitos históricos da humanidade, porque ela precisava reduzir o outro à escravidão abjeta. É verdade que ela era uma filha respeitadora, amantíssima, uma patriota e protetora, uma precoce nacionalista, um símbolo de coragem, uma governante sábia com nervos de aço, mestra na autopromoção.?
Nessa biografia você tem uma dimensão de como ela era inteligente, articulada.
comentários(0)comente



Samara 13/06/2022

"A palavra 'formidável', em seu sentido alto, mais cedo ou mais tarde aparece ligada a Cleópatra, aqui por exemplo: em seu retiro ela era formidável, determinada, disciplinada, expedita. Não havia nenhum sinal de desespero. Dois mil anos depois do fato, ainda se ouve sua mente fértil pulsante de ideias (...). No mais, sua história seria moldada por um romano que ela encontrou uma única vez, na última semana de sua vida, que a elevou ao posto de perigosa adversária, altitude da qual densas névoas e mitos perturbadores baixaram confortavelmente em torno dela. Ela se insere entre os perdedores de que a história se lembra, mas pelas razões erradas."
Creio eu que, esse trecho mostra que, imaginar a mulher extraordinária por trás do mito que a reduziu, é um dos maiores presentes do livro.
comentários(0)comente



Maria14598 30/12/2020

Para sair da minha "zona de conforto literária", peguei minha primeira biografia. Sempre tive uma enorme curiosidade sobre a mais famosa egípcia da história, Cleópatra, então nada melhor do que começar com a biografia dessa grande mulher.
Esse livro foi maravilhosamente bem escrito, contando de forma muito natural e divertida a vida dessa mulher tão misteriosa e destruindo completamente diversas teorias e mistérios sobre ela, desde sua aparência até seu "comportamento", e sobre sua morte (spoiler, ela morre no final).
Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro foram os comentários sobre os historiadores da época, deixando mais evidente o machismo e a xenofobia presente nas análises do passado. Essa biografia tentou ser o mais neutra possível sobre a história de Cleopatra (o que é um pouco difícil, considerando a base de pesquisa...).
Gostei muito de ler, me sinto mais confortável com biografias agora, então, já estou me preparando para a próxima.
O livro é excelente para qualquer um que curta estudar história, principalmente o período clássico. É uma biografia que fala, além de Cleopatra, de diversos outros personagens históricos importantes.
Monique 30/12/2020minha estante
Está na minha lista. Fiquei muito animada em ler com sua resenha??




Filipe Duran 07/11/2020

A mulher que mudou a história
Uma aula de história. É um livro muito interessante para conhecer mais Cleópatra e se inserir no meio em que ela vivia. Achei bem arrastado no meio do livro pois existem muitos detalhes, nomes, informações, localizações, etc. mas quando acabei o livro, queria mais. Certamente uma das personagens mais interessantes da história da humanidade.
comentários(0)comente



Grazi 21/10/2020

Apesar de sempre ter muita curiosidade sobre Cleópatra, está e a primeira biografia que li dela.
Gostei muito da forma que a autora contou a trajetória da grande Rainha do Egito, texto de fácil entendimento e com bastante detalhes históricos.
Cleópatra sem sombra de dúvida foi mais que uma " amante de reis". Ela foi uma mulher que usou de sua inteligência e estratégias para elevar o Egito, tarefa que não foi fácil, devido a várias investidas de Roma para tomar o Egito.
Nan ® 22/10/2020minha estante
Eu te entendo.
Comecei a ler esta obra há um tempo, maravilhou-me tanto que estou querendo terminar as demais leituras em andamento só para apreciar melhor essa obra de arte sem distrações. Finalmente alguém descrevendo a Cleópatra além do exterior, Stacy Schiff parece ter feito um excelente trabalho e motiva-me mais ao ver que você também gostou. ?




Caroline.Sobierajski 07/03/2020

Opniões sobre o Livro Cleópatra
Não foi a leitura mais fácil, acho que era muuuita história e detalhes compactados em 320 folhas e isso tornava cada página intensa e imperdível, e consequentemente, tornava um livro complexo porque eu tinha que prestar muita atenção em cada frase para entender a próxima...
A história de Cleópatra é maravilhosa e apesar do vai e vem de épocas, que pode confundir um pouco, achei o livro muito bem escrito.
A riqueza de detalhes, teorias dos antigos é impressionante... nos últimos momentos de vida de Cleópatra mesmo, criei um filme na minha cabeça e parece que em vez de eu ter lido o livro eu assisti o filme.
Sou super fã do Egito, desde pequena fascinada pelas piramides, filmes como a múmia assisti um milhão de vezes, mas nunca tinha parado para assistir ou me inteirar sobre a vida de Cleópatra, apesar de já nutrir uma admiração, não sabia de detalhes.
O que li neste livro só confirmou meu sentimento por ela e me fez admirá-la ainda mais.
Impressiona, como as mulheres e a sociedade em si era evoluída no Egito naquela época, muito mais do que é hoje... Teve uma inversão, uma ?desevolução? com o passar do tempo! Na época de Cleópatra as mulheres entravam com processos de devolução de dote contra familiares de maridos que as abandonavam e se envolviam com outras mulheres e hoje a realidade lá é completamente diferente.
Impressiona também a riqueza da junção da história de Cleópatra com a crítica social, que ainda hoje se aplica... destaco como os romanos tratavam de caracterizar Cleópatra, como amante, rameira, sedutora insaciável, ?prostituta dos reis orientais? e por aí vai...
Como diz no livro, para os homens da época (e isso ainda hoje se aplica) ?é menos ameaçador acreditar que ela era fatalmente atraente do que fatalmente inteligente?.
Enfim, amei ler esse livro, excedeu minhas expectativas e me agregou muito! Vale muito a leitura ??
comentários(0)comente



Verônica 17/12/2020

A mulher mais perversa da história.

Tenho lido pouquíssimas biografias durante minha vida como leitora, e esta ficou "escalhada" na minha estante por dez longos anos. Sempre interrompia sua leitura por um ou outro motivo, mas finalmente consegui terminar de ler. É uma leitura um pouco cansativa e bastante complexa, devido a todos os acontecimentos históricos que são narrados como uma cachoeira em todo o livro.

Cleópatra foi uma mulher formidável, inteligente, esperta, com uma excelente retórica, um espanto para os homens da época (e até para alguns dos dias de hoje) que não entendem como uma mulher pode dominar por sua mente e não por seu corpo. Uma Rainha que marcou a história, e um marco no tempo, que, por muitas vezes, ainda nos é uma incógnita, e que lutou suas batalhas com unhas e dentes para afastar o poderio romano do Egito, até onde lhe foi possível.
comentários(0)comente



Raysa Valéria 19/06/2017

Visão feminina
Recomendo a leitura, especialmente pelas meninas e mulheres, pois além de aumentarem o conhecimento sobre a fascinante parte da História Antiga vivida por (e entre) César, Cleópatra, Antônio e Otaviano, poderemos entender mais sobre como o potencial feminino (para liderança, trabalho, poder) pode ser ampliado ou reduzido de acordo com a cultura em que está inserida: no Oriente ela poderia até ser uma Deusa (quando quisesse), mas para Roma seu poder, inteligência e iniciativas eram anacrônicos, uma ameaça que deveria ser repudiada pela História. A prova que o poder feminino tem relação com o local e sociedade onde estamos, mas ainda bem que existem as transgressões!
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR