Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


949 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Dayane 08/09/2024

Não é um livro normal não é uma leitura comum
Eu adorei esse livro mas entendo porque muita gente não gosta. Ele não é difícil mas é confuso. Algumas palavras indígenas, dependendo da idade de quem está lendo, podem ser reconhecidas, outras nem tanto.
Quanto mais atual a geração mais confusa ela ficará, mas ainda sim vejo como um livro interessante e icônico. Ele é diferente de tudo que estamos acostumados, ele te tira de uma pequena zona de conforto.
Não me senti presa ao livro e nem a história, o interessante nele talvez seja a forma que é contada.
Sinceramente não entendi o porque do termo ?herói? mas basicamente conta a trajetória de vida de Macunaíma, suas brincadeiras, peripécias, malandragem e também ingenuidade. O livro da uma volta pelo Brasil e nessas voltas lança algumas críticas e sátiras que me divertiram.

Acho que vale a pena a leitura sim
comentários(0)comente



Rafael1218 01/09/2024

Não entendi nada ?
Eu entendo o porquê desse livro ser tão popular, a forma com que ele é escrito é muito único, talvez esse seja um dos poucos livros que você nunca vai encontrar outro minimamente parecido no tocante a escrita, ele valoriza muito a identidade nacional e temáticas indígenas, mas isso é só desculpa!
Narrativamente, Macunaíma é bem complicado de se ler, o Mário utiliza de muitas palavras e referências indígenas distantes da nossa língua para escrever, o que gera momentos em que a norma padrão e desrespeitada, analogias não fazem o menor sentido e frases completas não dizem nada. Fora a história em si que só serve para ele brincar com a cultura indígena e críticar a sociedade (não tem valor literário nenhum!).
É muito único, ótimo se você procura algo fora da curva ou quiser aprender mais dessa vertente da nossa literatura, mas definitivamente não é uma boa ficção para se ler.
Pedro Leão 08/09/2024minha estante
Sua resenha conseguiu descrever melhor do que eu sobre o sentimento que tive ao ler esse livro... Também não entendo o sucesso do livro, talvez devam fazer um releitura dessa rapsodia para que a linguagem fique mais próxima dos dias o de hoje, ou irá cair no esquecimento do leitor...




cs_geilson 01/09/2024

[Não espere conservadorismo]
Se você não conhece Mário de Andrade e busca algo linear, conservador, formal, aviso que ele não te entregará nada disso.

?Macunaíma? tem trechos que prendem e trechos que dão tédio, e uma personagem cheia de malandragem, a qual te gera amor e ódio - será se sou uma pessoa de caráter duvidoso?

No aspecto da literatura, Andrade nos apresenta uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, com riqueza de detalhes e de cultura que impressiona. Mostra também que o coloquialismo não pode ser visto como algo ruim, apenas depende do contexto. E se você gosta de realismo mágico, este é um livro nacional próprio para você.

O que mais me pegou de maneira surpreendente foi ver que ?Macunaíma? tinha uma preocupação com o registro histórico. Não darei detalhes. Você saberá a que me refiro.

Vale a leitura!

4/5 ??
comentários(0)comente



Ceci1711 01/09/2024

Ai! que preguiça
Esse livro é bom, mas eu quase fritei meus neurônios tentando entender o que estava acontecendo na maior parte das vezes, para ser bem sincera, > eu não recomendo < essa leitura caso você queira passar um tempo ou esteja querendo se aproximar dos clássicos da nossa literatura, pois é provável que você ao invés de amar fique traumatizado.

É sério, a narrativa não é fácil de entender e tem cada situação estranha que acontece que em vários momentos você vai precisar parar para raciocinar se leu aquilo mesmo. Compreendo demais o motivo desse livro ter ficado famoso. Ele é muito diferente e instiga a nossa curiosidade.

Não entendi metade de tudo que eu li e se me perguntarem só saberei falar metade da narrativa. #paz

ps: estou indo ver vídeo aulas para entender melhor o livro.

Mas é galera, eu gostei do livro!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alice Vilhena 28/08/2024

Uma bela amostra da identidade nacional e sua gama de cultura, histórias populares e folclore com linguagem puramente brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luan 15/08/2024

Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são
“Macunaíma” desde a sua publicação é considerado um marco da literatura brasileira. Nesse livro, Mário de Andrade desenvolve estéticas e ideias modernistas, concebendo uma obra "genuinamente" brasileira que apresenta aspectos culturais e linguísticos próprios nacionais ao compor e trazer para a narrativa certos aspectos músicas, falas, ditos, contos aparentemente populares e generalizantes do contexto Brasileiro. Porém, essas características não tornam a leitura simples/agradável, principalmente para jovens leitores. Aliás, são necessárias releituras para entender a obra em sua totalidade, se isso for possível. Assim, Mário de Andrade constrói uma obra pioneira ao trazer elementos nacionais numa perspectiva moderna que assimila nossa brasilidade pluriétnica e cultural, "rompendo" com certas traços estéticos europeus presentes em nossa literatura até então.
comentários(0)comente



Guimartins2209 11/08/2024

Macunaíma: Uma Viagem Pelo Brasil
Escrito por Mário de Andrade, a obra Macunaíma é um clássico da literatura brasileira que mesmo atualmente ainda chama atenção devido aos temas abordados, importância histórica e contexto sociais.

No geral, o livro é uma excelente maneira de representar toda a imensa e rica cultura do Brasil e de suas regiões. Na obra é possível encontrar referências a diversas religiões diferentes, além de explorar as mais variadas comunidades indígenas presentes no país.

Nos primeiros dois capítulos, o autor consegue transmitir muito bem o estilo de escrita presente em Macunaíma, aonde ele utiliza constantemente as gírias e palavras características do Brasil, tudo isso enquanto aproveita para desenvolver os personagens, locais e acontecimentos. Portanto, acredito que Macunaíma seja essencial para qualquer leitor que queira conhecer mais sobre o Brasil e sua literatura.
comentários(0)comente



Dirtyharry82 11/08/2024

Pouca saúde e muita saúva, estes são os males do Brasil
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, é uma figura ambígua e fascinante. Ele é preguiçoso, malandro, astuto e, ao mesmo tempo, ingênuo e profundamente humano. Suas aventuras, que se estendem da floresta amazônica até as grandes cidades, são marcadas por transformações constantes, misturando o real e o fantástico. Outro aspecto marcante é a estrutura narrativa que se ampara nas complexas relações entre a oralidade, a cultura indígena, o fantástico e a crítica social para estabelecer um modelo inovador de construção ficcional.
comentários(0)comente



lee_gigi 03/08/2024

Brasil.
Bom, tenho ficado sem tempo para colocar as resenhas por aqui, mas vamos lá.

Falando brevemente, esse livro foi um choque de complexidade. Lembro que li em alguma resenha que Mário de Andrade buscava escrever em Macunaíma o ?Brasileiro? e no fim ele se deparou com algo complexo em sua obra. E sabe o que pensei com isso? Que o povo brasileiro não é ?um?, mas vários e que essa característica torna o Brasil único.

O livro trás um herói sem caráter e quando se diz ?sem caráter?, não significa necessariamente que ele é um indivíduo ruim, mas um ser ?desprovido de valores?. Enfim, um livro que aconselho que se aventurem!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



soirnie 30/07/2024

Macunaima
Esse livro é uma verdadeira loucura, Macunaima um herói traiçoeiro, mentiroso e preguiçoso, diria na verdade anti-heroi, metamorfoses, relações. É um livro bastante complexo, mas extremamente divertido de se ler, vi algumas vídeos aulas dps que acabei a leitura oq me fez abrir bem mais a mente em relação ao livro e consequentemente aumentar a nota kkkk, não esperava gostar tanto
comentários(0)comente



Clara A. D. Cassani 27/07/2024

Macunaíma (o herói sem nenhum caráter) - Mario de Andrade
Macunaíma representa a sociedade brasileira e de maneira indireta, com lendas, críticas, misoginia e racismo, Mario de Andrade tenta avaliar o Brasil
Livro arrastado, chato e entediante.
Sua importância literária eu compreendo, mas seu conteúdo é chato chato chato.
comentários(0)comente



emilly1917 22/07/2024

Macunaíma: herói de nossa gente
Macunaíma, como diz o título, é um herói sem caráter que representa a identidade brasileira. E assim como o personagem, não possui escrúpulos. Macunaíma é uma crítica direta ao brasileiro e sua cultura. Ele é malandro, preguiçoso, sedutor, mentiroso, ganancioso. Mário de Andrade tece as várias facetas de nosso povo com maestria e sabedoria, fazendo com que Macunaíma entrasse para história dos clássicos brasileiros e se tornasse de fato o herói de nossa gente. O livro apresenta muitas características Modernistas tais como a busca por uma identidade brasileira, a antropofagia, a valorização cultural, e a quebra com o clássico. Senti muita dificuldade com a leitura, sinto que preciso estudá-la mais e ler esse livro em outros momentos pra que consiga assimila-lo melhor. Mas não deixa de ser um livro ótimo que cumpre o que propõe muito bem.
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR