jennibel 27/03/2024
8/10
Macunaíma é um obra muito boa, muito inteligente, e com uma boa crítica.
Mas tem um efeito que eu reparo muito em outras coisas como o twitter, linguagem neutra, e outras lutas de classe hoje. Que é o efeito de tentar incluir tudo e todos, falar de todos e os representar, e acaba que nenhum fica incluso KJK
Isso que tornou o livro difícil, mas ele é engraçado e descontraído, só muito difícil e cansativo, é fácil se perder e precisa reler e reler pra entender umas partes.
É um livro pra se fazer com material de pesquisa do lado. Mas a tentativa é boa a de tentar integrar tudo, representar todo o Brasil, que é o que o Macunaíma, e adorei a forma que ele é totalmente voltado aos desejos internos, porque a nossa política e estrutura foi formada, e é assim até hoje.
E querendo ou não o Brasil é uma bagunça, achei a obra bem brilhante, e acho que quem pegar as forma que ele quer espelhar o brasil, e rir das partes engraçadas, pode achar tbm.
Acabou que ficou parecendo um sonho maluco muito criativo e engraçado, com teor confuso. Mas me fez pensar, nesse efeito que acontece, de querer representar todos e nem isso ser o suficiente para incluir e na realidade acaba excluindo. Isso acontece demais na nossa sociedade.