Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


949 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Edith 25/06/2024

Um livro muito rico sobre nossa cultura, mas chatinho demais de ler. Muitas vezes se torna cansativo.
comentários(0)comente



Salim 24/06/2024

Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são.
A rapsódia sobre o herói sem nenhum caráter (picareta mesmo!), Macunaíma, do erudito Mário de Andrade, realmente não me pegou. Vou tentar resumir essa história, meio sem pé nem cabeça e contada de forma pra lá de estranha, em algumas poucas linhas abaixo:

A obra começa com o nascimento do nosso "herói", preto retinto e filho do medo da noite. Safado como ele só, gosta de brincar, mas apaixona-se mesmo por Ci, que lhe dá de presente uma muiraquitã. Após perder seu querido amuleto, inicia-se a "saga" que o levará, dentre outros lugares, a São Paulo, onde descobre que o objeto está em poder do gigante Venceslau Pietro Pietra. Depois de muita treta, mentiras, joguetes e artimanhas, recupera a muiraquitã,
apenas para perdê-la novamente no final, quando resolve desistir de tudo e se juntar a Ci no céu, onde acaba se transformando na Ursa Maior. Ah, e tudo isso contado por um homem que escutou a história através de um papagaio!

Francamente... não foi pra mim... achei chato, massante até, e nem engraçado eu achei! Li rapidinho, que era pra ficar livre logo. Me frustrei, pois a expectativa estava lá no topo.
comentários(0)comente



Iuri34 22/06/2024

Meio boca, mas foi legal aprender várias palavras da língua indígena. E o fato de ter sido o primeiro livro q eu já conhecia antes de ser comentado na aula de literatura me deixou com uma bela sensação de superioridade sobre os outros q nunca leram nem os gibis da turma da Monica
biaa ð 22/06/2024minha estante
agr vc ja pode se considerar meio indígena




Mi Abrahão 20/06/2024

Muitos reclamam que ao ler Macunaíma não entenderam muita coisa ou quase nada.
Para mim, ler Macunaíma foi um desafio, pois a escrita é bem complicada e cheguei a pensar que o Mário de Andrade deveria estar bem louco quando escreveu esse livro.
Brincadeiras à parte, esse clássico da nossa literatura, retrata a malandragem e o corpo mole do povo brasileiro, com sarcasmo e tiradas infames. Ai que preguiça!
comentários(0)comente



Isaac 19/06/2024

Macunaíma
O herói sem nenhum caráter!!!! Um grande clássico da literatura brasileira que tem que ser leitura obrigatória!!!! Adorei a história tive uma relação de amor e ódio kkkkkk porém não achei a leitura fácil , muito pelo contrário sendo bem difícil !!!
comentários(0)comente



André 15/06/2024

Complicado e Fascinante
Macunaíma é, de longe, o livro mais difícil que já li. As palavras, metáforas, as tangentes da história... foi bem complicado de terminar. Por vezes me peguei rindo das atitudes do "Herói", em outras, me senti um analfabeto.
O protagonista é o jeitinho brasileiro em sua essência mais pura e devassa, sempre buscando se sobressair, muitas vezes de forma "não convencional".
Uma leitura que vale a persistência!
comentários(0)comente



~Elisabeth Darcy~ 13/06/2024

Tive que ler essa bomba por causa da escola e tudo o que tenho a falar é: que livro ruim. Eu sei que pra época que foi lançado ele era revolucionário, mas isso não faz dele bom.
comentários(0)comente



Laura3766 13/06/2024

Ai blz a gnt sabe de toda a importância e significado dessa obra p literatura br mas PQP CHATÍSSIMO DE LER KK
comentários(0)comente



@acumuladoradelivros 09/06/2024

Dos clássicos nacionais não vou poder dizer que é meu favorito mas é sempre válido conhecer clássicos.
comentários(0)comente



costa.literaria 09/06/2024

Macunaíma é um marco da literatura brasileira!

desmistificando e reconstruindo a identidade nacional com humor, críticas sociais e ironias, o romance apresenta o protagonista como "herói sem nenhum caráter", que encarna a complexidade e a multiplicidade do Brasil.

construído como uma colagem de mitos e tradições populares, a narrativa é uma paródia da busca romântica por uma identidade nacional pura e homogênea.

Mário de Andrade utiliza a narrativa como critica às políticas de imigração, saúde pública, exploração da natureza, a imposição cultural estrangeira e a idealização do progresso urbano.

Macunaíma é atemporal porque captura a essência contraditória do Brasil, onde tradições indígenas, africanas e europeias se entrelaçam.

o herói sem caráter é, paradoxalmente, uma representação completa do caráter nacional, mostrando que a verdadeira identidade do Brasil está presente na diversidade e na capacidade de integrar diversas influências culturais.

através de uma linguagem rica em oralidade e humor, desafiando os estereótipos e convenções literárias da época, a obra reafirma a unicidade e a riqueza da identidade brasileira ?
comentários(0)comente



Cilene 06/06/2024

Uma jornada pela identidade brasileira.
A narrativa de Andrade é marcada por uma linguagem experimental qumistura termos coloquiais, neologismos e expressões regionais. A prosa é repleta de humor, ironia e lirismo, criando um texto que é tanto uma paródia quanto uma homenagem às tradições literárias e orais do país.
Uma das grandes forças de " Macunaína" é sua capacidade de entrelaçar diferentes aspectos da cultura brasileira_ indigena, africana e europeia_ uma narrativa coesa e envolvente. A jornada de Macunaína é uma metáfora para a busca da identidade nacional, explorando temas como miscigenação, hibridismo cultural e o conflito entre tradição e modernidade. Andrade não idealiza a cultura brasileira, mas a apresenta em tida sua complexidade e contradição.
Através das aventuras do protagonista, Andrade nos convida a refletir sobre nossa própria identidade e a natureza multifacetada da nação brasileira.
comentários(0)comente



alicefannii 31/05/2024

O cara realmente nao tem caráter!!
Li esse livro, e ele é bom, mas não incrivel.
a história é bem interessante, mas a forma como ela é contada me deixou meio entediada; achei uma leitura bem difícil, tem muitas metaforas que nao fizeram sentido ate eu pesquisar, mas quando vc entende é bem legal.
fiquei chocada com as atitudes do macunaima, ele é realmente um heroi sem NENHUM CARATER!!
comentários(0)comente



Isa409 30/05/2024

Achei bem interessante a leitura.
A leitura é um pouco difícil por causa do vocabulário, mas deu para ler. Achei bem legal como retrata vários elementos da cultura indígena. Gostei bastante!
comentários(0)comente



Pedro.Henrique 29/05/2024

Ai, que preguiça!
Fiquei muito surpreso em ver que a nota média desse livro é tão baixa aqui no skoob. Até pensei em ler as reviews negativas mas só consigo pensar: ai, que preguiça! A média abaixo de 4 é um absurdo pra um livro tão gostoso como Macunaíma. Foi minha primeira vez lendo um romance que utiliza de estruturas narrativas mitológicas e foi maravilhoso. O uso expressões do português falado (em sua riqueza e pluralidade das variações regionais) produz um efeito estético tão bom que a perda do sentido de algumas palavras nem chega a fazer falta. Macunaíma é um tesouro a ser guardado para não perder.
comentários(0)comente



Morango.Azedo 29/05/2024

Um herói sem caráter NENHUM
Que erva o Mário usou para criar esse livro? Ele é tão complexo e ao mesmo tempo tão bobo. Eu sou suspeita para falar sobre folclores brasileiros, mas UAU. Eu amo a loucura desse país e acredito que o autor também. Ele é um ícone do modernismo por algum motivo.
Me senti perturbada pela história mas ao mesmo tempo me senti presa para saber qual seria a próxima ação do Macunaíma.
Mas falando sobre o quadrinho (que foi o único que eu li, perdão professor) eu achei as ilustrações tão engraçadas e bizarras! Eu estou na bagunça do amor e ódio com esse livro. Achei muito bom as cores e o traço dos quadrinistas são legais!
????
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |