Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



ve_ 06/09/2022

que livro MAIS DOIDO, a cada parágrafo ficava mais esquisito, mas gostei kkkk
o final foi muito???
mario de andrade inovou nesse
comentários(0)comente



Duda 04/09/2022

História linda, escrita confusa
O jeito que Macunaíma foi escrito pode ser considerado um pouco confuso, mas isso não impede que a qualidade da história seja alta;

É muito interessante ver como todos os personagens principais refletem uma parte da história do Brasil, Macunaíma sendo o principal deles;

A inconsistência de sua aparência reflete a ?bagunça? que é a cultura brasileira. Além disso, é muito perspicaz a maneira como a cabeça dele continua sendo de criança, mas o corpo amadurece.

Macunaíma é preguiçoso, querendo sempre aproveitar as virtudes da vida sem querer trabalhar para tê-las. Essa característica descreve um estereótipo do brasileiro muito comum, infelizmente.

Mesmo sendo considerado uma leitura de vestibular, esse livro é essencial para o entendimento da formação da identidade brasileira, mesmo sendo meio chatinho de ler.
comentários(0)comente



Cintia 02/09/2022

Aí que preguiça
Achei a leitura bem divertida, trás reflexão, mas divertida. Muito interessante como o autor consegue encaixar a origem de lendas nas suas histórias
comentários(0)comente



Aline Dias 31/08/2022

Fazia muito mais muitos anos que não lia uma HQ
Achei riquíssimo o design mais não consegui me concentrar na história, achei pouco envolvente, talvez pela falar de hábito de ler HQ, vou tentar o livro, quero realmente conhecer esse romance de Mário de Andrade.
Lana 31/08/2022minha estante
Fui inventar de ver o filme uma vez... kkkkkk


Aline Dias 31/08/2022minha estante
Sério, não sabia que tinha o filme, é bom ?


Lana 31/08/2022minha estante
Você encontra o filme no youtube... é engraçado, e parece até ser caseiro. Mas bom é uma palavra forte kkkkk


Aline Dias 02/09/2022minha estante
vou procurar, obrigada ?




Wesley.Rodrigues 30/08/2022

O Herói da nossa gente
Macunaíma é um livro mágico, um livro surreal, onde não há limitações para aquilo que nosso personagem pode fazer, o que deixa a história e o enredo imprevisíveis, numa hora estamos em São Paulo e no mesmo parágrafo no Piauí, isso junto com os apectos e características dos personagens fazem com que o livro seja muito dinâmico, a linguagem o torna difícil de ler, pois não temos contato com a linguagem indígena, porém ao mesmo tempo que torna a prosa do autor riquíssima pois nos apresenta à elas, a cultura, as histórias e o misticismo desse povo. Uma leitura fundamental para conhecer nossa literatura, nossa história e nossa gente, Mário tentou dar uma cara ao povo brasileiro nesse livro, uma identidade, acho que não conseguiu, mas foi uma ótima tentativa e que nos proporcionou um livro maravilhoso.
comentários(0)comente



Caroline132 27/08/2022

Prefiro o filme
É legal, incrível escrita e muito diferente... Bem doidinho, como a loucura em "o guia do mochileiro das galáxias", porém chato.
comentários(0)comente



bortolacii 25/08/2022

Nada a declarar
Simplesmente amei esse livro somente leiam e tanta coisa pra flr que eu me perco e so consigo flr LEIAM.
comentários(0)comente



diegorapozo 25/08/2022

Sem limites para imaginação
Surreal. Fascinante como o autor consegue levar nossa imaginação à loucura. Gostaria muito que conseguissem transforma-lo em um longa animado.
comentários(0)comente



Viih 22/08/2022

Lido por obrigação mesmo
Achei um livro péssimo e sem sentido. Até pesquisei mais depois que terminei para ver se entendia melhor o significado, mas ainda o achei bem raso. Pelo menos o HQ é curto.
Não recomendo, o cara fica a história inteira atrás do amuleto praticamente pra nada. Só terminei para realizar um trabalho de escola mesmo.
Perdoem-me a ignorância, mas esta obra realmente não me agradou. Ainda dei uma estrela e meia por se tratar de um clássico da literatura brasileira e porque, apesar de Macunaíma ser literalmente um herói sem caráter, senti pena do personagem algumas vezes.
comentários(0)comente



Ka 20/08/2022

Com esse livro você faz uma imersão na cultura brasileira, particularmente achei interessante saber a origem de alguns ditados populares. Não é um livro muito fácil para ler, mas vale a pena.
comentários(0)comente



Bibi 14/08/2022

entendo toda a importância da história, mas foi o livro que mais teve dilatação de tempo que tive que ler!! é ótimo saber a visão do Mário e como até hoje é possível enxergar como o brasileiro é espelho do personagem, mas a minha parte favorita é a sutil crítica de como não temos identidade desde o ínicio, até ao ponto do personagem virar branco para mostrar como foi a história do nosso país. mas foi muito sofrido de ler
comentários(0)comente



caspaeletrica 14/08/2022

0/10: A verdade sobre Chatonaíma, o herói sem nenhuma coesão
Vou ser direto. As pessoas no geral têm medo desse livro por alegarem ter uma linguagem difícil, e isso acaba caindo sobre os leitores e não sobre o escritor. Isso acontece muito na leitura dos clássicos e muitas vezes a culpa é mesmo de quem lê e não está habituado a tal leitura, mas no caso de Macunaíma, a culpa é do escritor.

O problema não é a linguagem difícil, e sim Mario de Andrade. Ele simplesmente não sabia escrever bem, digo isso com a boca cheia. As ideias são super mal ordenadas e mal exercidas; mal escritas.

E se você botasse uma escrita mais clara no livro, não deixaria de ser um livro ruim. O enredo não tem nada de especial, a única cena interessante e realmente bem feita foi quando ele e os irmãos tomam banho no rio e saem de etnias diferentes. A história não tem nada de interessante, e quando algo se destaca é por ser ridículo. O final é a coisa mais escrota de todas, tudo é mal feito e mal apresentado.

A verdade é que ninguém gosta desse livro e por algum motivo desconhecido todos são coagidos a 240 páginas de pura tortura e chatice e no fim todo mundo finge que gosta.

Pelo menos Macunaíma estava certo ao ter como bordão "Ai que chatice!", pois foi o único momento do livro em que me identifiquei. Realmente falava está frase toda hora, junto com o personagem.
Stella 06/09/2022minha estante
Obrigada por falar isso; medo de ser a única do site que acho esse livro horroroso (isso que ainda nem terminei)


caspaeletrica 23/09/2022minha estante
@Stella ai amg coragem pra terminar, só terminei pra dps não falarem que não posso falar mal já que não li tudo. Tortura psicólogica este. Não vale a pena terminar não, digo pra você. Parece uma eterna alucinação


Stella 05/10/2022minha estante
eu desisti ?




ferbrito__ 05/08/2022

É um livro até que engraçado, mas senti meio forçada a narrativa de Mário de Andrade, claramente é perceptível que ele só cospe vários termos nativos durante a história e isso dificulta muito a compreensão. Até que gostei mas isso foi um ponto negativo consideravelmente forte kkkkk
comentários(0)comente



Maria 03/08/2022

Adorei essa edição, é uma linguagem mais fácil de ler por causa dos desenhos. A ilustração é incrível.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR