Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


949 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gustavo 17/11/2024

Uma viagem ao misticismo
Macunaíma é uma viagem pelo misticismo brasileiro, que nem sempre faz sentido se você tenta racionalizar. De inicio pode parecer uma leitura difícil pela linguagem utilizada, mas com o tempo vai acostumando.
comentários(0)comente



VivyBKV 15/11/2024

Aqui temos um livro que com certeza fez parte dos ensinamentos de muitos estudantes brasileiros. Um dos romances mais importantes do modernismo brasileiro, ?Macunaíma? foi lançado em 1928. O livro busca uma valorização da cultura nacional.
comentários(0)comente



Orakio 15/11/2024

Loucura total
Fantástico este livro, é basicamente um Alice no País das Maravilhas tupiniquim. É de rolar de rir e fascina pela criatividade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel3659 13/11/2024

Lembro da agonia de ser obrigado a ler esse livro para uma aula na faculdade.
Incrível como eu critiquei em sala e ainda deixei claro pro meu professor, que concordou comigo, que era melhor assistir o desfile da Portela (1975) sobre Macunaíma, do que ler o livro!
comentários(0)comente



marcelinho 13/11/2024

Que obra! Que obra!

Os elementos que compõem a narrativa são tão cativantes e desejáveis! Não tenho palavras para descrever essa obra. Me lembrou as leituras que fiz que alguns etnográficos e folcloristas.
comentários(0)comente



Ketlin.Chaves 10/11/2024

O jeito brasileiro de ser
Macunaíma é uma história engraçada e cheia de aventuras que explora o jeito de ser do brasileiro. O personagem principal, Macunaíma, é muito diferente do que a gente espera de um herói. Ele é preguiçoso, malandro, e vive tentando se dar bem. Sua vida é uma confusão de situações inusitadas e absurdas, e ele não parece ter um ?caráter? fixo ? ele muda conforme as situações, adaptando-se para sobreviver.

A trama gira em torno da busca de Macunaíma por um amuleto precioso, a muiraquitã, que ele ganhou de sua amada, Ci. Para recuperar o amuleto, ele viaja do interior do Brasil até São Paulo, passando por encontros com personagens bizarros e lendas brasileiras. Essa viagem reflete a mistura de culturas e as várias faces do Brasil.

Às vezes, é até meio difícil de entender. Macunaíma é uma leitura divertida e crítica ao mesmo tempo. Ele questiona o que é, afinal, ser brasileiro e brinca com os clichês do nosso jeito de ser.
comentários(0)comente



Maike 09/11/2024

O nosso herói
Macunaíma nos traz a riqueza cultural Brasileira. O herói da nossa gente, ou talvez, simplesmente o nosso anti-herói. Impossível não se cativar por essa história.
comentários(0)comente



Leo1402 07/11/2024

O índio que criou o truco
Neste intrigante livro, percebi que pouco entendia do vocabulário de minha própria terra, de que precisava de uma consulta ao Google para palavras que deveriam ser de fácil entendimento para um tupiniquim; entretanto, gosto da forma como Mário escrevia esta obra, é, com certeza, um rompimento com a literatura tradicional e uma introdução perfeita do que seria o modernismo: buscando sempre a descrição mais rápida dos seus acontecimentos, com períodos curtos e parágrafos extensos, sem muito "rebuscamento" e com poucas pretensões, é um livro muito interessante e que vale ser lido por qualquer brasileiro.
comentários(0)comente



bj_bruuu 06/11/2024

Li pra uma aula na faculdade, não teria lido por vontade própria mas de fato é um clássico da literatura!
comentários(0)comente



Ju 31/10/2024

Ai, que preguiça
Macunaíma é um clássico engraçado, mas que se possuísse menos páginas já teria feito seu trabalho. Em certo ponto começa a ficar entediante a repetição de certas piadas e o estilo da escrita. Aos 50%, eu já não aguentava mais e já tinha entendido o que o Mário queria dizer. Que Mário? Essa é uma pergunta que não se deve fazer nem para ele, nem para o Macunaíma. Ai, que preguiça.
comentários(0)comente



Ana.Carolina.Salomao 31/10/2024

Todo brasileiro deveria ler
O humor satírico de Mário de Andrade irrita, diverte, confunde e empolgada. Reconheço que não é uma livro que vai agradar a todos por ser muito intricado, em muitos momentos você perde o sentido do que está lendo, mas ao parar pra analisar cada frase que está sendo dita a mente brilha com tantas colocações ácidas e perspicazes.
comentários(0)comente



Clio0 18/10/2024

Descrevi essa obra outro dia com a expressão "samba do criolo doido" e alguém me disse não se usa mais isso - que é politicamente incorreto. Tive vontade de rir.

O que pode ser mais politicamente incorreto que o heroi sem caráter de Mário de Andrade?

Nessa mistura de lendas indígenas e crítica social, Andrade tece a realidade de Macunaíma cujo único preceito ético parece ser a Lei de Gerson (ou a lei da vantagem). Em pouco menos de duzentas páginas, o personagem rouba, mata, mente, trai e destroi coisas e pessoas com um único objetivo: a satisfação pessoal.

Deixo aqui a carapuça para quem servir.

Recomendo.
comentários(0)comente



Kayky63 16/10/2024

Pouca saúde e muita saúva...
Macunaíma é um livro difícil de se ler e de se acompanhar a imaginação do autor, a história acontece de uma maneira totalmente estranha e sua linearidade se perde na criatividade do autor enquanto a sua mente se vê em declive em meio a tanta informação. Não foi fácil ler e em muitos momentos tive dificuldade em pegar o ritmo da obra para poder entender a sua história. Sinto que estou lendo uma história como se estivesse lendo um relato de um sonho maluco e absurdo, mas que ao acordar, veria graça em meio a tanto caos e desconforto.

Macunaíma é um personagem estranho, estúpido, irritante, incoveniente, mimado, chato, escroto e principalmente sem caráter nenhum! O que me fez odiar muito a sua construção. Mas em nenhum momento isso me impediu de continuar a ler, pois o livro te envolve em uma história tão absurda que você não consegue se desprender e acaba querendo buscar mais por toda a sua esquisitice em busca da muiraquitã roubada.

Enfim, a história de Mário de Andrade me deixou muito confuso, mas me divertiu muito durante a leitura. Clássicos da literatura brasileira sempre serão soberanos perante a arte da literatura!


Os males do Brasil são!
comentários(0)comente



Ale 16/10/2024

Por Deus, parece que o Mário de Andrade usou d***** e foi escrever o livro kkkkkkkkkk mas dei uma estrela pq dá pra entender a crítica (mesmo eu não concordando com uns 60% dela).
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR