Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Rubens.Ricardo 12/04/2022

Chato demais
Livro curto mais demorei muito, pelo fato da linguagem ser muito antiga e o livro ser muito chato, finalizado com desprazer.
comentários(0)comente



Wolsey 11/04/2022

Difícil de ler, mas merece reverência pela sua importância.
Confesso que só consegui entender o que li porque há pouco concluí a biografia do autor. Ainda assim espero ter entendido.
Se fosse lê-lo sem as referências prévias não teria conseguido chegar à metade. Certamente teria largado antes do fim.
O livro nem é grande, mas a leitura é
extremamente difícil pelo linguajar regional, sem pontuação, muitas vezes, e com grafia própria de algumas palavras, em choque com a forma tradicional da escrita.
Mas é justamente aí que reside a preciosidade da obra. Essa era a intenção do autor, pois se trata de uma crítica explícita ao conservadorismo que, ao formatar as artes nos ditames europeus da época, tiravam, na opinião do autor, a personalidade da expressão genuinamente brasileira.
Mário de Andrade é indiscutivelmente um gênio inquieto, com um olhar crítico sobre a brasilidade, sem pudores acerca da "alma brasileira", que lhe custou a antipatia de muitos companheiros de movimento.
Mas se o leitor busca uma leitura por entretenimento, simplesmente, eu alerto: nem comece.
comentários(0)comente



Maria.Faulhaber 08/04/2022

Envelheceu como leite
Socorro história confusa, várias problemáticas que c certeza seria motivo de cancelamento do seu Mário de Andrade, pegador de casada(pasmem, talaricando o próprio irmão) e muita preguiça.Muito bem seu Mário humanizou os brasileiros que tavam sendo representados como heróis durante o naturalismo?transformando a gente em vagabund@

Ps: quem discorda, discorda aí de longe por favor ?
comentários(0)comente



Aline 04/04/2022

CÔMICO, MODERNO E FABULOSO!
Sem espaço e tempo definido, Macunaíma traz uma apresentação metafórica do Brasil: suas origens, seus mitos, seu povo, sua língua, ao mesmo tempo que também faz crítica ao consumo internacional de cultura, a gramática normativa e a falta de caráter (identidade) do povo brasileiro.
Pra entender Macunaíma, precisa entender o contexto que foi escrito, pois embora seja pequeno, sua linguagem não é tão simples para hoje, mesmo assim, livro clássico, engraçado e importante para nossa história!
comentários(0)comente



Aninha2044 04/04/2022

ai que preguiça
antes de começar gostaria de declarar minha raiva, metade dessa [*****] de resenha tava pronta e eu perdi, te odeio skoob

agora, sobre o livro, hoje eu vou terminar a apresentação sobre ele (que me consumiu duas aulas, porque eu sou aluna exemplar e só tiro nota 10), então finalmente finalizado

gostei de ler? não
mas vou sentir falta de passar raiva tentando entender oq o desgraçado do Mário de Andrade quis escrever

Escrita 0,5/1 ? eu entendi que você tava querendo construir a identidade brasileira e imagino q tenha sudo super jovial na época, mas eu NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE ESTÁ ESCRITO SUDVWIDBIWHWIDJ
Formato do livro 0/1 ? a maioria dos capítulos acontecia muita coisa
Personagens 0,5/1 ? ele desenvolve bem o macunaíma, mas é só ele também né, Jiguê, Maanape e o Piaimã esquecidos no churrasco
Enredo 1/1 ? isso eu não tenho como negar, o enredo foi sim revolucionário pra época, todas as coisas se encaixam, tudo faz sentido (no mundo de macunaíma, claro)
Fator específico (seja lá qual seja o gênero do livro) 1/1 ? queria ser inovador? foi. Queria construir a identidade brasileira? construiu. Não sei exatamente qual o gênero desse livro, mas eu sei que ele conseguiu cumprir de tão abrangente que foi
Mariazinha 04/04/2022minha estante
Caique e seus livros super educativos




Felps 02/04/2022

Puro Suco de Brasil
9 anos atrás, eu tentei ler esse livro e foi um loucura, não entendi nada e acabei abandonando, mas agora eu estava preparado pra essa leitura. Macunaíma parece um enorme sonho; momentos bem surreais, uma narrativa bem animada, engraçada e cheia de referências a cultura popular (quase sempre desconhecida de muita gente). Eu achei uma leitura divertida, mesmo que tenha algumas coisas que não envelheceram muito bem, mas, no geral, eu recomendaria que todo brasileiro lesse esse livro uma vez na vida!
comentários(0)comente



Karina.Maman 30/03/2022

Surpreendente!
Finalmente um clássico nacional que me prendeu e me divertiu demais!
Macunaíma é uma figura e tanto, e acompanhar a sua jornada é uma super aventura!
Livro abarrotado de referências do nosso linguajar popular e do nosso folclore... Macunaíma é uma crítica social que chega a doer na alma, mas a maneira como esse livro é escrito é insuperável!
Clássico a temporal com toda certeza!
comentários(0)comente



Oliveira208 29/03/2022

"Brasileiro não tem caráter"
O melho do livro é o prefácio, no qual Mário de Andrade explica sua motivação para escrever esse livro. Não leria de novo.
comentários(0)comente



Samu in Oz 26/03/2022

Ai, que preguiça
Macunaíma não é minha obra favorita entre o catalogo de clássicos brasileiros, mesmo reconhecendo o peso cultural que possui. Não consegui me conectar ao protagonista ? e muito menos consentir com muito de seus feitos ao decorrer da obra ?, não senti carisma emanar dele ou dos outros personagens e, por conta dos verbetes e vocabulário diversificado, a leitura se torna um pouco difícil. Tive o prazer em ter uma edição com notas de rodapé que ?traduziam? alguns termos, mas ainda assim, não é um livro fácil de ser lido.
comentários(0)comente



jessylins 23/03/2022

Macunaíma
Nossa que livro chato nonsense não acabava nunca foi a pá de cal que faltava pra eu deixar de lado o modernismo.
comentários(0)comente



Usagi a coelha 21/03/2022

Absurdamente engraçado.
Esse livro é uma comédia a parte. Muitas pessoas acham que livros clássicos da literatura brasileira são chatos, mas, Macunaíma prova o contrário. A estória é divertida e engraçada, existem diversos momentos cômicos que chegam a beirar o "no sense". Acredito que a única dificuldade que o leitor irá encontrar nesse livro é a escrita, que está repleta de palavras indígenas e gírias da época, que se você não tiver um conhecimento a parte, você não entende. Então é bom ler enquanto busca o significado do que está sendo dito.
comentários(0)comente



Aninha 20/03/2022

Um herói feito para representar o povo
A história de Macunaíma é bem interessante de ser interpretada... eu por exemplo fiz a leitura em grupo com colegas da turma e minha professora de literatura; mesmo após o fim do livro, já no debate com a turma pude ver outros pontos de vista sobre as mesmas partes do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline221 15/03/2022

Macunaíma
Vou ignorar o contexto da obra, a sua crítica à sociedade brasileira.
Não gostei do "herói" que de herói não tem nada a não ser uma lábia do carambola (tá bom, ironicamente, Macunaíma é o brasileiro kkkk)
A história é muito boa, mas sinceramente, podia reduzir o número de palavras desnecessárias jorradas em vários dos parágrafos. Tipo, ao invés de dizer "e veio uma bicharada", não, diz um por um bicho que apareceu. Ao invés de "muitas frutas" vai descrevendo todas as 7583863... Nessas horas eu fazia leitura dinâmica mesmo!
Bem, um clássico BR vencido, encarado.
Ah a sensação é de que a história está correndo e todo mundo correndo rs
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR