João 24/07/2021
Segue atual!
Apesar de ter sido escrito em meados da década de 90, a obra continua atual, abordando uma temática polêmica de forma clara e objetiva, se tornando essencial dentro da filosofia política.
O autor se propõe a definir a direita e a esquerda dentro da política. Para tal, ele inicia seu pensamento consolidando a importância da aplicação e análise dos termos, rebate argumentos contrários a essa classificação, como o de Sartre, e reafirma seu ponto de vista de que os termos estão mais vivos do que nunca.
Bobbio traz sua visão sobre algumas díades além de direita-esquerda, como extremismo-moderantismo, trata dos tipos de centro que existem, aborda rapidamente sobre os "verdes" e outros temas.
Seu ponto central sobre a distinção dos termos é em relação a como cada lado apreacia o conceito de igualdade, mostrando as duas visões antagônicas de Russeau e Nietzsche para exemplificar como essa questão pode gerar percepções completamente diferentes. De acordo com sua tese, a esquerda buscaria a igualdade, mesmo em detrimento da liberdade, e a direita a liberdade, mesmo que ela gere desigualdade. Através dessa classificação, unida a díade extremismo-moderantismo, descreve alguns dos vários tipos de direita e esquerda.
Um fato interessante, bastante positivo ao meu ver, é o autor deixar claro seu posicionamento, sendo, dessa forma, honesto com o leitor e assumindo a intenção de ser o mais coerente possível. É uma obra muito importante para ciência política, apesar de não se aprofundar nos temas abordados. Recomendo demais para quem se interessa pelos assuntos tratados.