Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1164 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Laura 25/04/2022

Excepcional
Ter lido com a minha professora como guia foi fundamental pra entender certas partes do livro. Todos deveriam ler, eu gostei demais.
comentários(0)comente



Pedro 23/04/2022

Fenomenal e de fácil compreensão!
Dom Quixote, apesar de seus séculos de existência, é uma obra ainda acessível ao grande público (pelo menos na edição e tradução da Penguin Companhia).
Dom Quixote é um personagem muitíssimo carismático, que com seus delírios acerca da cavalaria andante encanta todos que passam por seu caminho, tal qual os magos de suas histórias mirabolantes.
Os trechos mais icônicos da história, como a aventura do moinho tido como dragão, estão no primeiro terço do primeiro volume, mas já lhe adianto: as partes mais interessantes da história se encontram no final do tomo, quando todos os personagens da aventura estão reunidos com o Cavaleiro da Triste Figura, pois mesmo que riam dos disparates do nosso herói desatinado, fazem boa companhia ao protagonista.
Dom Quixote, intencionalmente ou não, muda a vida dos diversos personagens singulares que topam com ele, com sua forma mágica de encarar o mundo.
Dom Quixote não só mudou a literatura mundial como permanece sendo história muito divertida de se ler, recomendo a todos os públicos.

site: meu twitter é https://twitter.com/pkthunderblight
comentários(0)comente



Ana Negherbon 22/04/2022

Esperava mais
Eu sinceramente esperava mais. Eu sei que não é a obra completa, mas em vez de me fazer ter vontade de ler a original, me fez ver que só ter lido essa já foi o suficiente. As ilustrações são incríveis!
comentários(0)comente



Ana 15/04/2022

Não é atoa que é um clássico
Primeiro livro que dei boas risadas! Muito gostoso de ler. Quem dera se hoje em dia tivéssemos pessoas tão afáveis umas com as outras, mesmo quando a outra demonstra uns "defeitos" dessas proporções como os do Dom Quixote. Adorei, merece toda a fama que tem!
comentários(0)comente



Johniere 12/04/2022

Um lugar onde o bem e o mal pareça não mais coadunar suas forças. Uma espécie de limbo geográfico, desprezado de elementos e poderes extraterrenos. Na cova rasa da lógica humana, contextualizada em uma práxis precarizada por um subtrabalho, a complexa relação entre vida e morte se torna apenas o carregar de corpos de um lado a outro, em um transitar esvaziado, até certo ponto, de qualquer emoção, ao não ser aquela de cumprir uma tarefa árdua, fétida, quase solitária, acima de tudo, altamente burocrática no tratamento da corporeidade sob vacância da vida. Contudo, necessária. É uma forma de ofertar um pouco de dignidade ao dar um destino final a tais corpos mortos e desprezados ao longo das estradas.
Dessa espacialidade, nos emerge a personagem central do romance de Ana Paula Maia: Edgar Wilson, homem simples, taciturno, de poucos amigos, ao não ser o excomungado padre Tomás, colega de profissão. Porém, tudo muda quando Edgar encontra um corpo muito diferente daqueles que ele está acostumado a recolher nas rodovias.
"Enterre seus mortos" é um livro que traz ao leitor uma atmosfera diferenciada e que causa uma mistura de sensações: horror, agonia ao descrever o modo como os recolhedores jogam os animais na máquina de moer, a imagem dos abutres bicando cadáveres até a chegada de Edgar Wilson para conduzi-los ao galpão onde fica a etapa final do seu trabalho. A apresentação para o leitor da existência desse tipo de função empregatícia é um ponto importante do enredo escolhido pela autora. Além disso, Ana Maia nos apresenta uma escrita concisa, bem construída literariamente. Ela nos faz compreender que há também que um " céu se torna ainda mais áspero e cinzento, como se algo o estivesse pressionando para baixo e vedando a luz do sol. Para qualquer lado que se olha a vegetação não reluz... (p.22)."
Ler "Enterre seus mortos" é ficar diante uma propositura narrativa deslocante. E que implode o nosso mundo de literatura recheada de marasmos ou de modismos. É estar diante de uma escrita curiosa e autêntica. Por isso, o DIANTE DA ESTANTE sugere a leitura desse romance, que consegue um lugar importante na estante das obras literárias de qualidade na contemporaneidade.
@johniere81
comentários(0)comente



g4bis0 09/04/2022

Superou minhas expectativas
Eu acabei lendo pq iria fazer uma prova, achei q o livro ia ser chato e com uma linguagem super difícil. Mas na real ela Passa uma lição para refletir
comentários(0)comente



Jorge.Raitz 08/04/2022

Um clássico
Desde muito tempo queria ler esse livro, a leitura é um pouco difícil, porém depois que você se adequa a forma da escrita o livro desenvolve bem, muito bom!
comentários(0)comente



Michel.Garcia 06/04/2022

Estória divertida e reflexiva
A tradução deste livro é um pouco difícil de ler, pois usa um português arcaico, sendo necessário se acostumar com a linguagem e o estilo de escrita. Cervantes coloca elementos de sua vida na estória e se utiliza de muito humor e sarcasmo. Denunciou brilhantemente a publicação de uma falsa continuação de Dom Quixote na segunda parte do livro.
Muitos dizem que Dom Quixote é o símbolo do idealista que luta por causas perdidas. Para mim é o idealista que se perdeu em uma ideia a ponto de distorcer a realidade. Se torna o senhor da verdade e mostra até uma parcela de arrogância. Se torna muitas vezes perigoso e, em outras, alvo de chacota. Mas por outro lado tem grande desejo de ajudar e mostra discernimento em outros assuntos. É quase uma contradição ambulante.
Seu fiel escudeiro é uma mistura de rústico, tolo, sábio, ganancioso e muito divertido.
Essa dupla garante uma estória rica e divertida, vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Betânia 05/04/2022

Dom Quixote
Longo, prolixo, difícil e cansativo, infelizmente. Uma história repleta de outras histórias, ricas em detalhes e de linguagem trabalhosa. Cervantes que me desculpe mas o livro foi pra mim um desafio de meses pra conseguir terminar. Ufa.
comentários(0)comente



Rosangela Max 30/03/2022

Muito bom, mas não é o tipo de Clássico que aprecio.
Dom Quixote seria o paciente perfeito para o Alienista de Machado de Assis.
Nunca li sobre um personagem mais doido. É tanta loucura que chega a ser divertido ler sobre as aventuras desse homem , que acha que tem como missão de vida ?andar pelo mundo reparando afrontas e desfazendo agravos?, segundo sua própria definição.
Quem sofre com tudo isso é Sancho Pança que, intercalando entre momentos de sanidade e loucura, acaba se revelando tão ingênuo quanto seu amo.
Gostei do primeiro volume. Já quanto ao segundo, achei chatinho. Para esse, a leitura se arrastou.
Para quem curte ler clássicos, é o tipo de leitura obrigatória, mas não significa que temos que adorar. Gostei da experiência, mas não entrou para os meus favoritos.
Sempre que pretendo ler um Clássico, escolho com cuidado a tradução da obra.
Não sou nenhuma erudita, então dou preferência a traduções direta do idioma original e que sejam de fácil entendimento para que eu possa desfrutar, da melhor forma possível, a leitura. Afinal, não é porque é um clássico que deva ser ?sofrido?.
A edição da Ed. Penguin foi a escolha perfeita para isso. Clara, compreensível e sem comprometer a história.
Excelente trabalho de tradução de Ernani Ssó! Super recomendo esta edição!
Bruno Oliveira 30/03/2022minha estante
Então, quando eu enfim encarar esse catatau, vou procurar essa mesma edição! A Penguin sempre manda bem, né? :)


Alex 30/03/2022minha estante
Esse livro é desconcertante de tão louco. A primeira vez que tentei desisti. Anos depois li uma biografia do Cervantes, e depois veio Dom Quixote, então tudo fez sentido.


Rosangela Max 30/03/2022minha estante
Ler esta história é uma aventura que vale a pena. As edições da Penguin são simples, mas de muita qualidade. As traduções também são ótimas. ??


Pati 30/03/2022minha estante
Obrigada pelas indicações. Irei procurar esse para ler.


JurúMontalvao 06/04/2022minha estante
??
tbm curti bem mais o livro 1 e achei o livro 2 mais arrastado mesmo




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cintia295 26/03/2022

Vou tentar explicar o que senti lendo esse livro e um pouco dos personagens principais.
Resumindo geral o livro me decepcionou não era isso que EU esperava, e foi uma leitura difícil, palavras complicadas, passagens algumas bem interessantes outras bem maçantes. Personagens principais e secundários não muito cativantes. O único que salva em ser cativante é o Sancho. Logo falo mais deles. Não consigo considerar esse livro fluído, pois se parava de ler dava preguiça de continuar. Então li todos os dias um pouco e consegui.

Sobre os personagens um misto de sentimentos o Dom Quixote rabugento kkk, me irritou muito. Mas quando sacanearam ele ficava brava. Ele foi muito zombado, bateram nele, riram, fizeram muitas coisas.
Sancho foi o que mais gostei e acho q ele foi feito para ser o oposto do Quixote, para ser mais leve, divertido, entrar nas "doidera" do chefe. Que também sofreu coitado.
A amizade desses dois foi linda, um o oposto do outro, mas que juntos deram certo.

Um dia irei reler esse livro, acredito que essa história cresce a cada vez que si lê. Mas por enquanto me sinto decepcionada fui com muita expectativa, tinha certeza que ia ser favorito da vida e não foi.
comentários(0)comente

Luciane83 26/03/2022minha estante
Também fiquei decepcionada com a obra. Aos meus olhos, em dados momentos quem salvava a história era Sancho, único personagem me cativou. Assim como você, acreditava que seria um favorito, até me questionei em algum momento se estaria lendo errado kkkk


Jamile.Almeida 26/03/2022minha estante
Ainda não cheguei ao final. Mas sem duvida, cada leitura em cada pessoa é uma experiência. E sou apaixonada pelos personagens e sagacidade da obra! Hehehe


Cintia295 26/03/2022minha estante
Nossa que bom saber disso, estava me sentindo a única que se decepcionou kkkk.


Cintia295 26/03/2022minha estante
Jamile fiquei chateada de não ter gostado tanto assim. Estou realmente decepcionada


Jamile.Almeida 26/03/2022minha estante
Faz parte!




Rony Diego 21/03/2022

O primeiro romance moderno
Na disciplina de Saúde Mental no curso de Psicologia muitos dos textos mencionam essa obra atemporal, e foi muito interessante percorrer com Dom Quixote e Sancho Pança suas aventuras e a jornada através da "loucura".
comentários(0)comente



Gabis 19/03/2022

Um clássico de fácil acesso
Sempre quis ler Dom Quixote, mas a fama de ser um livro difícil me afastava. Comprei essa edição em uma feira de livros, e a leitura foi muito agradável e fácil.

A história de Dom Quixote vem de um período mais realista, em que histórias de cavaleiros salvando donzelas mais geravam piadas do que comoção.

Por tanto, pra minha surpresa, o resumo da vida do autor na última página do livro possui muito mais ação e intempéries do que a vida seu personagem.
comentários(0)comente



1164 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR