Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1164 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Matheus 02/12/2021

Obrigatório
Não é à toa que muitos o consideram como o melhor livro da história. Considerando que foi escrito há mais de 400 anos, é ainda mais admirável.

Livro excelente, dividido em capítulos curtos. Mesmo sendo extremamente longo (versão original, dois volumes), a divisão faz com que seja de fácil consumo, além de ser divertidíssimo.


Só considerei que o volume 2 ficou um pouquinho aquém do volume 1, mas nada que desabone o livro.

Dá pra fazer um esforço e ler a versão completa, vale a pena demais. Pra quem gosta de ler, é simplesmente obrigatório.
comentários(0)comente



Lizzy 02/12/2021

Escola é o lar da leitura ?
A escola me recomendou ( obrigou) a leitura deste livro, é muito bom, pr quem entende, esse alguém não sou eu que nem concluiu o ensino fundamental, infelizmente mais um tiro que saiu pela culatra.
biathomas 01/01/2022minha estante
Aaa tb tive q ler esse livro




Bia 02/12/2021

Meu querido Dom Quixote de Lá Mancha
Confesso que no início não acreditava que iria me apaixonar pelas façanhas do cavaleiro da triste figura; Um louco, poeta, apaixonado, culto e bravo. Suas histórias em cima de Roscinante e ao lado de Sancho foram as mais, divertidas e diferentes que já li! Me tirou ótimas risadas e deixa comigo a saudade e o prazer de ler Alonso em suas aventuras. Apesar de ter lido a adaptação do real livro de Dom Quixote, foi especial demais, aconselho à todos a lerem o Dom Quixote e seu amor pela Cavalaria.
comentários(0)comente



Matheus.Carneiro 27/11/2021

Todo mundo tem um pouco de Dom Quixote em si e muito por conta do quanto esse personagem influenciou muito do que foi produzido ao longo do tempo. Apesar da versão simplificada, uma baita de uma história que merece ser lida por todos e todas.
comentários(0)comente



Maria.Teresa 25/11/2021

Um verdadeiro classico
Eu admito que não estava esperando muita coisa do livro, eu tenho um certo preconceito com clássicos mas como estou tentando dar mais uma chance a eles, tentei e não me arrependo. O livro é maravilhoso, o Cervantes é um dos melhores autores que já vi construindo cenas de comédia, em algumas ri tanto que quase perdi o fôlego. Os personagens são maravilhosos, o Dom Quixote e o Sancho são demais, em vários momentos você não sabe se sente pena ou se ri.
Sobre a leitura, não achei ela difícil, na verdade dos clássicos achei o mais fácil (e muito se deve a essa tradução), em nenhum momento fiquei cansada.
Recomendo a todos esse livro e não vejo a hora de ler o Volume II.
comentários(0)comente



Eduardo 08/11/2021

Resenha da adaptação de Federico Jeanmaire e Ángeles Durini
Li a versão adaptada por Federico Jeanmaire e Ángeles Durini publicada pela Martins Fontes para trabalhar com meus alunos de primeiro ano de ensino médio. Tinha lido antes apenas o primeiro volume da história na versão publicada pela Editora 34, que inclusive serve de base para esta adaptação.

Fiquei com ótima impressão do texto dessa adaptação: o texto consegue manter o aspecto humorístico do original e me arrancou várias risadas. Do mesmo modo, o final contém forte carga emocional. O lado negativo, mas esperado, é que em favor de abreviar e facilitar do texto o livro acaba perdendo em densidade tanto nos diálogos quanto nas descrições. É um livro muito cheio de eventos, então muitas vezes a impressão é de que vários deles foram mantidos em uma forma encurtada, mantendo a coesão da obra, mas tornando-se muito focados no enredo, sem tempo para o texto desenvolver o interesse e a graça de cada evento mencionado.

Minha impressão enquanto professor foi de que os alunos gostaram do livro e se divertiram bastante com ele. No entanto, o livro não provocou um desafio de leitura o suficiente, foi um tipo de leitura que eles deram conta muito tranquilamente, o que não ajudou muito em prepará-los para leituras mais difíceis que virão em seguida. Sendo assim, recomendo o livro para leitores jovens, mas especialmente os do Ensino Fundamental II. Para o primeiro ano do ensino médio achei ele interessante por dar a conhecer uma grande obra literária, mas em termos de exercitar a capacidade de leitura dos alunos fica a desejar. Deixemos ele para os leitores um pouco mais novos, que poderão aproveitar melhor a leitura.
comentários(0)comente



Alberto.Rodrigo 05/11/2021

Aventuras de Dom Quixote
Hilário, engraçado, filosófico; assim defino o personagem de Dom Quixote de La Mancha.

Sendo um livro épico literatura universal, esse clássico me cativou bastante.
Com um ar bem cômico, nas entrelinhas do livro é possível perceber os insights de Miguel de Cervantes ao retratar as aventuras do Fidalgo e de seu companheiro Sancho Pança.

Para quem ama literatura, recomendo muito a leitura desta obra. ??
comentários(0)comente



Lu Persuhn 01/11/2021

Avançado pro seu tempo
A meu ver essa obra ficou tão famosa por estar muito avante de seu tempo, uma paródia sobre cavalaria naquela época foi genial.
Esse tipo de leitura não faz muito meu estilo, mas nem por isso deixa de ser boa.
A mente humana é algo muito complexo, a loucura pode te levar a fazer coisas indescritíveis. Acredito que o fidalgo em questão se refugiou nas histórias fictícias que tanto amava e criou um mundo com mais significado para o seu viver.
comentários(0)comente



Diego 30/10/2021

Que livro incrível!

Totalmente diferente do que eu esperava, não diria que é um livro muito fluido, há frases enormes que, para mim, faz a dinâmica do livro dar uma caída. Mesmo assim, o livro tem várias cenas que me fizeram gargalhar de verdade e tramas secundárias bem construídas (um pouco prolixas e repetitivas, é verdade). O final perdeu um pouco do ritmo, o que não prejudicou a experiência de leitura como um todo.

O D Quixote e o Sancho Pança oferecem um contraste interessante, o primeiro é um fidalgo bem instruído e conhecedor do mundo, e um tanto biruta também; Sancho, por sua vez, é simples, do campo e iletrado, mas tem uma sabedoria oriunda da experiência e dos ditos populares, minhas passagens favoritas envolvem, invariavelmente, o fiel escudeiro.

De modo geral, o livro foi uma agradável surpresa, ansioso por começar Quixote II, que dizem ser melhor ainda.
comentários(0)comente



Diego 30/10/2021

Foi uma aventura divertida e desafiadora ler este calhamaço, mas que valeu muito a pena. Comecei a parte I sem saber muito do que esperar, além das conhecidas situações espalhafatosas que D Quixote se metia, mas foi muito além disso, especialmente com a parte II.

Concordo com a maioria das resenhas, a parte II é melhor trabalhada e acho genial a intertextualidade presente ao longo do texto, seja criticando o Quixote apócrifo ou os críticos da que falaram mal da parte I; o que mais me surpreendeu foi o desenvolvimento do Sancho Pança, deixou simplesmente de ser um bobalhão e personagem de apoio para ter um protagonismo significante e um certo senso crítico, inclusive em relação a seu amo. Mas o personagem do Quixote estava muito mais apático, sem tantas loucuras e ilusões e interpretações erradas (exceto pela cena de Montesinos). As histórias paralelas na parte II são mais relevantes ao contexto da história principal do que àquelas presentes na parte I, que muitas vezes eu mesmo achei que fosse "para encher linguiça", algo que o próprio Cervantes faz referência na parte II.

Apesar do brilhantismo da história e, agora, eu entender o porquê de ser um clássico que resiste aos séculos, achei o final um pouco anticlimático e um tanto quanto corrido; mesmo assim, não tira o valor da obra e do que ela se propõe. Vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Carlos.Abreu 26/10/2021

Um clássico
Clássico sempre é clássico. Por mais que seja conhecido a história vale ser lida. Ainda mais quando estamos falando de um escritor como Cervantes.
comentários(0)comente



Rafaella270 24/10/2021

Foi uma leitura difícil, porque esta em um espanhol antigo, mas é uma história muito divertida e surpreendente.
comentários(0)comente



J^! 22/10/2021

Clássico é isso!
Sensacional. Muito ouve-se falar em Dom Quixote mas é só na leitura que a grandeza se mostra e é possível reconhecer o que é um clássico.
comentários(0)comente



biathomas 21/10/2021

Livro da escola
Tive q ler por causa da escola e muita gnt me disse q era horrível e q eu iria odiar, mas eu adorei ksksks
Achei o personagem Dom Quixote chato e a linguagem chata, mas o livro é mto bom
comentários(0)comente



Monique 19/10/2021

Fiquei decepcionada porque esse livro tem uma linguagem muito difícil de ler. A história é um pouco confusa, mas acho que consegui entender bem o que ela queria dizer.
comentários(0)comente



1164 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR