El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha Tomo 3

El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha Tomo 3 Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1164 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Victor.Almeida 16/03/2022

Fraquinho
Achei fraquinho para quem conhece e ama este romance do Cervantes. Os desenhos sao razoaveis mas a historia deixa muito a dever ao original. Decepcionado
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marivaldo84 10/03/2022

Um dos maiores clássico de todos os tempos. Essa edição em particular com tradução de Ernani Ssó é uma das melhores que já vi.
comentários(0)comente



Lary. 07/03/2022

Dom Quixote de la Mancha, o Cavaleiro da Triste Figura!
Finalmente conheci Dom Quixote de la Mancha, o Cavaleiro da Triste Figura e Cavaleiro dos Leões, junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança.
No começo eu achei normal, nada que tivesse conseguido minha atenção. Quando as "aventuras" começaram, eu pensei "nossa, ele só tá causando encrenca, um louco fazendo loucuras" mas com o decorrer dos acontecimentos, percebi que quem era chamado de louco, provavelmente era o mais lúcido entre eles. Pessoas que zombam dos outros, que se divertem com a vergonha alheia, não são sãs, coerentes.
Enfim, a trama do livro lembra muito história de pescador, ou até mesmo histórias que os avós contam para os netos de seus "grandes feitos" na juventude.
comentários(0)comente



Dansd1 07/03/2022

Divertido
Uma boa estória para relaxar. Dom Quixote me lembra aqueles bêbados cheios de estória. Você sabe que é me tira, mesmo assim para para ouvir.
comentários(0)comente



Aline.Boaventura 05/03/2022

Dom Quixote, Miguel de Cervantes
Obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, traduzida para o português. É um livro de ficção que conta as aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança. Publicado em Madrid em 1605, e somente em 1973 no Brasil. Cervantes fez uma sátira aos romances de cavalaria e com isso sua obra tornou-se o primeiro romance moderno que exerce influência até os dias de hoje.
Dividido em duas partes, a narrativa é um tanto quanto engraçada, pois o que era para ser repleto de batalhas se torna um emaranhado de lutas mal sucedidas.
"Lendo sem parar, o pobre cavaleiro chegou a ponto de passar as noites em claro e os dias no escuro. Assim, de tanto ler e pouco dormir, se lhe secaram os miolos, de modo que perdeu o juízo. A sua imaginação foi dominada por tudo o que lia nos livros: encantamentos, feitiçarias, batalhas, desafios, ferimentos, amores e disparates impossíveis."
Dessa forma, o escritor faz com que cada leitor interprete a leitura a sua maneira. Dom Quixote faz com que você embarque na história junto com ele, mas não somente pelas batalhas como também pelo entretenimento e as passagens cômicas dos dois amigos.
comentários(0)comente



lii 03/03/2022

eu achei o livro muito bom, de verdade! mas não é um livro que eu olhe e fala "nossa vou ler novamente" porque não é um tema de livro que eu goste ou me interesse muito. eu tô lendo essa versão por conta da escola, mas tem várias outras versões que por mim são muito melhores para aprofundar melhor na história de Dom Quixote.
comentários(0)comente



Du Du 02/03/2022

Essa é uma fiel adaptação de Dom Quixote. Muito bem feita. Inclusive, no início mesmo diz que é fiel, só retirando partes "menos importantes".
Como já li o original, consigo fazer essa comparação.

A linguagem de mantém e Gullart foi muito feliz no seu trabalho.
A história de um homem que vive a história de cavalaria, de forma louca e ilusória. Ao mesmo tempo que é engraçada, é irônica e triste.

Vale a pena tanto o original quanto essa adaptação.
comentários(0)comente



PriPaiva 01/03/2022

Clássico dos clássicos.
FINALMENTE UM CLÁSSICO A MENOS NA MINHA LISTA DE LIVROS PARA LER NA VIDA!

Essa edição é uma das melhores traduções entre as que pesquisei para leitura.

Em alguns momentos achei a leitura meio enfadonha e em outros divertida e me prendeu bastante. Com altos e baixos, Dom Quixote é uma leitura clássica importante da literatura mundial.

O nosso protagonista é bem loucaço!....rs
Em contrapartida seu escudeiro, Sancho, é sério e realista.

Finalmente pude ler sobre a luta com os Moinhos, que
eram gigantes, supostamente transformados em moinhos...rs

"Lutar com moinhos de vento" tornou-se, o paradigma da luta inútil. Mesmo que para quem lute seja muito importante.

"A história do fidalgo que perde o juízo e parte pelo país para lutar em nome da justiça contém elementos que iriam dar início à tradição do romance moderno - o humor, as digressões e reflexões de toda ordem, a oralidade nas falas, a metalinguagem - marcariam o fim da Idade Média na literatura."

Com várias histórias dentro da história, algumas com lições, outras não, no fim acabam por prender o leitor até a última página.

No todo, ver a luta interna do fidalgo para transpor o seu eu em busca de seus ideais é bem interessante. Mesmo que muitas de suas atitudes se tornem vergonhosas e patéticas, ele leva até o fim sua luta.

Gostei muito de ler este clássico!
Luciana 02/03/2022minha estante
Também estou na vibe de querer ler clássicos que todo mundo já ouviu falar, mas nem todos leram.


PriPaiva 03/03/2022minha estante
Exatamente, Luciana. A vida é curta e acho que nem dá pra ler todos os clássicos existentes....rsrsrs




Illana2 01/03/2022

Ao malandrino Miguel de Merlim
Há muito o que dizer de Dom Quixote, de modo que peço desculpas a quem se atrever a ler esta resenha, nada singela (como às aventuras do bom fidalgo). Por mais, não posso eu ser sucinta a algo que considero de tanta estima.

Para começar, não compreendo como alguém possa dar menos que 5 estrelas para o livro. Não por ser um "clássico", mas sim pela real riqueza que o livro resguarda.

Ou seja, pouco me importam sua reputação e renome, se não me fosse atestado seu engenho (palavra essa que me apeguei após a leitura) no conteúdo do livro.

Para mais, não sei muito por onde começar para que aqui me entenda. Mas tentarei da melhor forma que posso:

Primeiramente, há de se tomar ciência que Dom Quixote possui 2 tomos (no original). O qual é o que aqui se trata minha resenha.

Deveras difícil de o ler, não por incompetência do escritor, mas sim pela distância que o lemos de quando este foi escrito, muito provável é que, além de demorar, pelo meio do caminho, pense-se muito em desistir pelos muitos fatores que se vão apresentando dificultosos à leitura. Dentre eles podemos citar os rifões, o palavreado, as citações e tudo o mais que da época eram comuns e bem sabidos.

Entretanto, te acalento aqui que perseveres na peleja desta leitura, pois breve é o momento em que você se acostumará com a escrita e logo te a tornará tão aprazível quanto todas as que teve até o momento!

Voltando, o livro possui tomos, escritos em anos diferentes, mas separados por acontecimentos na vida do autor que influenciam diretamente o segundo tomo do engenhoso fidalgo!

Por tanto, devemos analisar a narrativa do livro de forma separada entre o primeiro e segundo tomo.

O primeiro muito mais livre e "inocente", onde a narrativa de Dom Quixote encontra todo seu esplendor. Enquanto o segundo se debruça sobre um assunto pendente para Cervantes, que o escreve mais em uma tentativa de salvar seu personagem de um escritor malandrino e vilanesco que o tentara vituperar.

Portanto, basta a saber que, aquele Dom Quixote que nos entrou a todos no conhecimento coletivo, é o herói, de sua maneira, do primeiro tomo.

O interessante é observar que, quando Cervantes escreveu Dom Quixote (primeiro tomo), tinha clara e designa intenção de narrar as peripécias de um herói às avessas, que divertisse a quem lesse e amolasse a quem servisse. Visto que escolhera seu herói para galhofar uma certa classe de sua época.

Escolhera para tal um fidalgo, ex-nobre, numa Espanha em que estes títulos estavam em declínio e já não faziam sentido na conjuntura social da época. Ou seja, uma nobreza decadente.

E por herói, nosso bravo fidalgo, em profundo vitupério à realidade que o cercava, anseou e ousou rememorar os tempos onde seu título era nobre e insigne. Evocando portanto os tempos memoráveis da nobre cavalaria andante!

E assim, tomou as rédeas e decidiu sair-se ao mundo catando sua morta fidalguia.

No primeiro tomo, podemos ter por clara o tom jocoso e zomebeteiro de Cervantes. As aventuras que de tudo saíam às avessas do herói. A relação risível entre Fidalgo e Escudeiro. Aqui se encontra às claras as inicias intenções que tinham o autor.

Já no segundo livro, o feitiço vira contra o feiticeiro. É no segundo livro, segundo tomo, que para mim se torna melindrosa as intenções de Cervantes. Não entendo, pois, se o mesmo se arrependeu e decidiu dar outro rumo à história, ou se, como muitas vezes acontece, a força do herói e sua narrativa, mesmo que criado na mente de um, acabava se tornando maior e mais viva do que se pode controlar.

É no segundo livro que, para mim, Dom Quixite se torna um herói sonhador e não mais um louco anacrônico ao seu tempo.

O fim do livro, por incrível que pareça, o escritor deixa extensa sua intenção. E por isso digo que o feitiço se tornou contra ti, feiticeiro.

Pois aqui, Dom Quixote passa a ser senão a mais tenra flor da fidalguia e dos mentecaptos que tem a coragem de se atrever à desbravar o mundo com seu sonho, contra todos àqueles que a ele se escarneiam.

Pois aqui, malandrino e desleal Cervantes, é que perdes a causa. Tentando amofinar todos os livros de cavalaria, escreveu o melhor de todos os cavaleiros andantes! O mais nobre, liberal, fidalgo, justo e irresistível dos tais.

E assim, obrigada. Pois agora quero também eu pertencer à nobre casta da cavalaria andante!
comentários(0)comente



rafael.rocha 27/02/2022

Em suas páginas, a novela traz o relato das aventuras e infortúnios de Dom Quixote, que era um homem de meia-idade e um amante das novelas de cavalaria.

Assim, tornou-se um cavaleiro andante, munido de uma armadura enferrujada e de um cavalo, o Rocinante. Nesse processo, ele recrutou Sancho Pança como seu fiel escudeiro. Além disso, como qualquer cavaleiro, ele tinha uma amada cujo nome é Dulcineia.

Em seu mundo de aventura e fantasias, o que era banal no cotidiano acabava se tornando uma aventura extraordinária.

Por exemplo, moinhos de vento se transformavam em gigantes, que os heróis da história tiveram que enfrentar.
comentários(0)comente



belapires 24/02/2022

Dom Quixote
Nao estava esperando muita coisa desse, li por causa da escola mas achei a história boa e engraçada, não é aquilo tudo mas mesmo assim é bom.
comentários(0)comente



val 22/02/2022

O inocente d.quixote
Encara a vida com muita imaginação e torna-a interessante e vive aventuras e diverte as pessoas que o acham louco, mas talvez seja apenas inocente demais para um mundo tão louco que ele quer consertar. Sancho um sábio ignorante, um cômico e fiel ao seu amo. Você acaba se apegando a eles.
comentários(0)comente



Evelize Volpi 20/02/2022

Um dos Clássicos da Literatura Mundial.
Leitura Maravilhosa e com muita reflexão.
Salve Miguel de Cervantes!
comentários(0)comente



carolina macedo 10/02/2022

essa foi uma leitura espetacular, com toda certeza vou levar essa história para toda a vida! foi uma experiência divertida e agradável, diferente de tudo que já li.
comentários(0)comente



1164 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR