Lathos 17/11/2024
Belas Trapalhadas
Dom Quixote de la Mancha foi escrito por Miguel de Cervantes como uma sátira aos vários contos de cavalaria que estavam sendo publicados em seu tempo. Este tipo de literatura que estava cada vez mais popular, não causava bem ou trazia bons ensinamentos segundo Cervantes, que cita um caso onde um homem chega a sua casa e encontra sua mulher e filhas chorando pela morte de um personagem de tais livros.
Dom Quixote visa trazer a realidade como seria se um homem decidisse se tornar cavaleiro andante na Espanha contemporânea (entre 1500 e 1600), para isso surge Dom Quixote, um fidalgo que ao ler tantos livros de cavalaria, enlouquece e decide se tornar um herói como o dos livros, junto de seu fiel, tolo e cobiçoso escudeiro, Sancho Pança.
Assim acompanhamos as trapalhadas em que os dois se metem, a maioria onde ambos saem em prejuízo, machucados ou moídos. Mas nem tudo são trapalhadas, Cervantes usa de sua própria vida para embelezar sua história, trazendo acontecimentos da batalha de Lepanto e do cárcere que foi vitima na mão dos mouros. Além disso traz também histórias de amor como de Cardênio e Lucinda, e a tragédia de Crisóstomo.
No fim Cervantes, embora tenha morrido fora da fama, conseguiu nos trazer uma das obras mais vendidas de toda a humanidade, retratando muito bem o comportamento humano e nos trazendo divertimento com suas personagens excêntricas, que em suas loucas aventuras nos ensinam mais sobre o mundo.