Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


669 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


odavy 15/07/2023

Noite na Taverna
Foi uma boa experiência ler esse livro, acredito que vou lembrar dele pois é meu primeiro livro brasileiro que li de fato, adorei ver o 3° e 4° conto do livro e não tenho muito o que comentar, o fato de eu não entender algumas partes descontou na minha experiência e nota, entretanto foi uma boa experiência
comentários(0)comente



VitAria229 24/04/2024

LITERATURA CLÁSSICA BRASILEIRA É NECESSÁRIA
Não tem muuto oque falar, apenas indicar essa leitura mesmo, tanto pelo prazer da leitura, quanto pra estudo(enem) e conhecimento geral.
SE ALERTAM AOS GATILHOS ANTES SE FOREM MUITO SENSÍVEIS
comentários(0)comente



Amanda2417 29/04/2024

POV: homem
Esse livro reforça o quanto o homem pode ser podre, insalubre, cruel e tudo de ruim que há.

A narrativa nos traz um grupo de amigos em uma taverna (bar), no qual todos vivem uma vida boêmia, conversando sobre as aventuras que viveram durante sua vida e bebendo como se não houvesse amanhã. Os temas abordados nas mesmas são muitos como por exemplo adultério, violência, m0rtes, amor, luto, bebida, entre outros.

O livro é um clássico da Segunda Geração do Romantismo, trazendo consigo as características do mesmo, um ar sombrio, mórbido, depressivo, tedioso, triste e egocêntrico.

Gostei do livro, recomendo para quem gostaria de conhecer essa era ?Ultrarromântica? e mais sobre a literatura brasileira.
comentários(0)comente



johannbsf 30/04/2024

A parte do "noite na taverna" achei relativamente fraca no livro, porém "macário" consegue ser primoroso no seu desenvolvimento.

Macário é um romântico, no pior sentido da palavra, que se encontra com o diabo em pessoa, servindo de.... bússola moral para Macário. O mais engraçado é a insatisfação de Macário com a vida, pois por mais que seu amigo de chifres lhe ofereça tudo, seu tédio é maior que as ambições.

Macário é o exemplo do "mal do século" aquela onda do romantismo literário do século XIX.
comentários(0)comente



Maitê 09/11/2020

Estranho e cheio de mistérios fantásticos. Cada personagem bebãdo nessa mesa de bar, contando seus contos, que parecem muito fantasias irreais, até que no final temos a prova da veracidade de uma forma chocante.
comentários(0)comente



deacva 05/09/2021

O contexto histórico, as influências e a própria vida do autor são muito interessantes.
Durante a leitura, pesquisei sobre essa parte, e enriqueceu bastante a minha experiência de leitura.
Em contrapartida, não consegui me envolver com a história. Além de trágicos, os contos envolvem temas bem pesados como necrofilia, estupro, assassinato, traições, dentre outros.
comentários(0)comente



Pietra.Scorzato 16/04/2023

A moda é pegar casada
Que obra maluca!
Cheia de personagens e que gera uma confusão na cabeça do leitor, Noite na Taverna é um livro muito engraçado, doido e absurdo até.
Li por conta do vestibular e achei uma leitura até tranquila, mas com um final estranho e difícil de entender (precisei ler 2 vezes o último capítulo pra entender a cena)
Ri muito durante a leitura, mas é aquele rir pra não chorar, de tanto absurdo. Aborda temas como incesto, canibalismo, sequestro, abuso, obsessão, necrofilia, pedofilia, etc...
Esse livro não poderia ser menos do q da escola Romantista!
Geovana777 25/07/2023minha estante
Procurando a graça até hoje




spoiler visualizar
Bruno 03/06/2022minha estante
Ótima resenha!




Ali 31/05/2022

Sinistro!
Cada conto é melhor que o outro, em um nível absurdo de sinistro! É tão bizarro que fica muito bom e MEU DEUS, o final é MUITO inesperado, esse plot Twist que tem é simplesmente fantástico.
comentários(0)comente



mariana113 20/04/2023

Livros de vestibular
Confesso que não teria feito a leitura desse livro se não fosse pela UFPR, entretanto, foi o que mais gostei de fazer a leitura até agora.
Fazendo parte do romantismo, o livro tem uma linguagem rebuscada, e trata de temas como amor, traição e até mesmo suicídio. Um dos últimos capítulos apresenta uma linguagem de certa forma até desconexa com os outros, e cheguei a perceber até uma analogia ao trovadorismo, mas talvez seja só minha cabeça de vestibulanda!
No mais, foi uma experiência diferente!
comentários(0)comente



pam.ggs 20/10/2020

Histórinhas de terror
Se foram reais ou não, o que importa é como elas são macabras. Embora uma leitura relativamente difícil por conta do período em que fora escrita, Álvares de Azevedo, um dos nossos melhores escritores do Ultrarromantismo, conseguiu nesse livro prender o leitor com um cenário sinistro misturado com os anseios e tragédias da Segunda Fase do Romantismo, o "Mal do Século.
comentários(0)comente



pessoabiaah 15/08/2021

Quase morri pra ler
Jesus, que livro chato... É uma leitura que se arrasta demais, apesar da história ter potencial. Me desculpem aos leitores que gostam desse livro
comentários(0)comente



André Almeida 06/11/2021

Um livro sem escrúpulos e ao mesmo tempo pensante
Noite na Taverna é uma história cheia de acontecimentos escrúpulos e violências de vários tipos. Os narradores parecem não possuírem empatia, o que provavelmente reflete suas convicções filosóficas e caminhos de vida. A violência geralmente ocorre contra mulheres, principalmente porque o livro busca tratar do amor, porém o amor carnal que somente busca a saciar a necessidade do gozo.
Para quem buscar ler esta obra, índico fortemente que seja lida com a visão de dois séculos atrás, ou seja, tendo em mente que muitas regras de conduta atuais não existiam e muitas ideias já estabelecidas nem se quer eram discutidas.
Em geral é um ótimo livro para quem busca algo chocante, de teor gótico ou até mesmo com ideias um pouco eróticas.
comentários(0)comente



MaferHs 13/03/2024

Noite na taverna
Um livro bom, poemas, uma leitura intrigante, onde se passa em uma taverna onde um grupo de amigos compartilham histórias com temas de amor, morte e decadência, mostrando os abismos da alma humana. Solfieri é um dos capítulos que mais me intrigou
comentários(0)comente



yvnvitx 16/12/2021

Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo
Noite na taverna, clássico gótico do ultraromântico Álvares de Azevedo é uma obra póstuma que conta uma noite onde alguns amigos muito bêbados se juntam numa taverna para contar histórias regadas de muito sangue, morte, incesto, necrofilia e toda sorte de ATROCIDADES.

O livro é bem curto, possui 6 capítulos, 5 deles se tratam dos contos relatados pelos jovens e o último, nada mais é do que a conclusão surpreendente da obra.

Gostei bastante da leitura, achei um livro muito atmosférico, realmente te passa uma vibe Século XIX e você se sente junto dos protagonistas explorando o passado pertubador deles.

Os contos, além do conteúdo bem pesado já citado, é carregado de romantismo e idealizações exageradas sobre a vida, o amor e a própria morte, muita citada no livro. Pontos também positivos pra mim, que sou grande fã do romantismo na literatura.

Um dos únicos defeitos do livro ao meu ver, é o final um pouco apressado, parece que toda a construção dramática do último conto, de Johann acabou nos levando a um final que foi contado de forma muito rápida, deixando a desejar no fator do clímax.

Não é uma leitura pra todos, além de possuir uma linguagem bem rebuscada (o que dificultou a minha leitura), o livro é muito pesado, são temas bem sensíveis, precisa ter estômago pra ler.

Se você gostar de romantismo com uma pitada de horror, vai adorar, assim como eu.
comentários(0)comente



669 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR