yvnvitx 16/12/2021
Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo
Noite na taverna, clássico gótico do ultraromântico Álvares de Azevedo é uma obra póstuma que conta uma noite onde alguns amigos muito bêbados se juntam numa taverna para contar histórias regadas de muito sangue, morte, incesto, necrofilia e toda sorte de ATROCIDADES.
O livro é bem curto, possui 6 capítulos, 5 deles se tratam dos contos relatados pelos jovens e o último, nada mais é do que a conclusão surpreendente da obra.
Gostei bastante da leitura, achei um livro muito atmosférico, realmente te passa uma vibe Século XIX e você se sente junto dos protagonistas explorando o passado pertubador deles.
Os contos, além do conteúdo bem pesado já citado, é carregado de romantismo e idealizações exageradas sobre a vida, o amor e a própria morte, muita citada no livro. Pontos também positivos pra mim, que sou grande fã do romantismo na literatura.
Um dos únicos defeitos do livro ao meu ver, é o final um pouco apressado, parece que toda a construção dramática do último conto, de Johann acabou nos levando a um final que foi contado de forma muito rápida, deixando a desejar no fator do clímax.
Não é uma leitura pra todos, além de possuir uma linguagem bem rebuscada (o que dificultou a minha leitura), o livro é muito pesado, são temas bem sensíveis, precisa ter estômago pra ler.
Se você gostar de romantismo com uma pitada de horror, vai adorar, assim como eu.