Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


669 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


nivylarue 13/11/2024

Quem deixou brasileiro fazer literatura gotica?
Um clássico da literatura brasileira, publicado em 1855, composta por uma coletânea de contos, macabros, com temas pesados e de horror.

Um livro que eu particularmente nao sinto nem vontade de falar sobre, por motivos de que a surpresa ao ler as paginas é um sabor único.

O livro tem inicialmente o narrado em terceira pessoa, apresentando todos os personagens presentes no recinto, e ao longo dos contos eles são narrados em primeira pessoa. Cada conto mais macabro que o outro, envolvendo morte, traição, amores, fantasia, paixão e etc.

Algo interessante sobre o livro é a falta de perspectiva de tempo que você tem da história, ja que é todo contado como se fossem em falshbacks.

É um livro de escrita muito complexa, eu admito, mas não é impossível de se ler como outros clássicos. É um livro que vale muito a pena ler, revira o estômago, e é chocante. É aquele tipo que acaba com seu psicológico mas você da 5 estrelas.

Dito todas essas coisas, descobri recentemente que essa obra é retratada como literatura gotica brasileira, e falo com todas as letras. Brasileiro não sabe brincar.
comentários(0)comente



Aline Anjos 10/11/2024

Noite na taverna
Incrível.
Clássico do terror, cada conto é incrível e arrepiante. A franqueza e a naturalidade que são descritos os fatos choca e prende a atenção.
comentários(0)comente



Yannis.daniela 03/11/2024

Odiei kkkk, minha cabeça não consegue compreender o tanto de absurdo que tem nesse livro, mesmo que seja muito antigo e a sociedade não fosse a mesma de hoje.
Não indico, tem necrofilia, abuso e muita nojeira.
Sem falar que eu não entendi nada ?
comentários(0)comente



Mars from Mars 03/11/2024

O que você faria se ninguém estivesse te olhando?
Crualidade, uma mistura carnal entre o cérne que define as ações de um homem com a inefável natureza cruel que não o abandona.

Álvares retrata o caráter voraz e podre que acerca os homens desde os primórdios, respondendo a uma pergunta que ecoa na mente de todos durante pensamentos intrusivos: o que você faria se ninguém estivesse olhando?

Como seres sociais e graduados em ética e moralidades, condenamos nossas próprias ações para que não sejam danosas aos outros, como sociedade. Mas, até que ponto nossa ética e moral reverbera em nós e quando passa a ser apenas temor aos olhos de pesar alheios?

Como homens de elevado nível econômico e prestígio social, os companheiros de "Noite na Taverna" se reúnem para expurgar suas vísceras e demônios, deglotindo seus próprios filtros através do álcool e tratando de temas mórbidos e desumanos com a naturalidade que falha em expor muito mais do que apenas histórias.
comentários(0)comente



Dulci 31/10/2024

Uma mistura de romance e terror
Bem gotico!!uma taverna, um grupo de amigos compartilhando seus infortúnios, e um desejo de morte como única forma de apaziguar o sofrimento e espiar a culpa pelos pecados mais inimagináveis.
comentários(0)comente



skuser02844 28/10/2024

Gabarito do Código Penal
Uma obra difícil de ler. Primeiro por causa de sua linguagem rebuscada. A edição que eu li tinha termos que já caíram em desuso a muito tempo, o que tornou a leitura extremamente complicada, tirando toda a fluidez que poderia ter e afetando minha compreensão geral da história.

Segundo por seus tópicos pesados. Normalmente livros com temas de abuso não me abalam de forma considerável, mas esse me deixou extremamente desconfortável. Logo nas primeiras histórias o leitor já é apresentado com os piores lados do ser humano, mostrando como um homem pode ser repugnante e insensível. Misoginia, abuso, assassinato, incesto, canibalismo, sequestro... A cada página que passava eu sentia uma angústia cada vez maior, e por esse motivo levei tanto tempo para terminar um livro tão curto.

Apesar disso tudo, não consigo negar que as histórias de modo geral são interessantes, normalmente contando com desfechos surpreendentes. Creio que em uma edição mais atualizada e com consciência dos temas abordados, essa seria uma leitura mais proveitosa.
Ju_allencar 28/10/2024minha estante
Odiei essa bomba


fabianajarro 28/10/2024minha estante
"gabarito do código penal" KKKK amei vou usar


nath191 28/10/2024minha estante
Eu adorei o título da resenha kkkkkk




Wagner 18/10/2024

Me senti tão impactado com este livro que parece praticamente um reflexoescrito para um eu presente, sensacional para todas as idades.
comentários(0)comente



Bianca 17/10/2024

Alvares de Azevedo realmente sabia das coisas, nao existe criatura mais pavorosa do que o ser humano.
comentários(0)comente



dmfg85 17/10/2024

Complicado...
Olha, eu realmente sou o tipo de pessoa q não é nada moralista com arte em geral, super consigo separar a obra do artista, levar em consideração contextos históricos, etc, mas a magnitude da misoginia desse aqui, minha nossa, incomodou demais...
comentários(0)comente



Áquila 14/10/2024

Exageros?
Histórias escabrosas que parecem disputar o maior exagero entre companheiros de farra, o livro aponta para uma história que parece ter acontecido e surpreende com um final tenso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



obcecada pelo harry 12/10/2024

Péssimo
Talvez por ser póstumo, o livro não tem coerência no que fala e parece que faltou desenvolver algumas partes... Machado de Assis até pontuou isso quando leu!
A obra é pesada, cheia de crimes do pior tipo...
Não consegui apreciar a leitura, principalmente sabendo que o Álvares de Azevedo realmente fez grande parte das coisas que ele mostra aqui, como se já não fosse suficiente. Apesar de amar histórias clássicas e sombrias, eu associo sim o autor à obra e não gosto de dar palco pra quem é ou foi problemático, se não fosse por um projeto da escola eu nunca teria me interessado por essa obra.
comentários(0)comente



elivs 02/10/2024

"Coitada! Um poeta a amaria de joelhos"
Apesar da boa avaliação que eu dei, devo dizer que eu não sei o quanto gostei do livro. Acho essencial ler sabendo que é um livro de horror, que foi escrito com o intuito não de romantizar, mas de horrorizar. O meu problema aqui é que em alguns momentos não sei quanto disso é verdade, o que me incomoda um pouco. Eu sei muito pouco do autor, então tive que ler torcendo pra que determinados elementos fossem uma crítica e não simplesmente algo que ele colocou que gostou, porque, sendo honesta, eu poderia descrever esse livro como cinco homens que narram como acabaram com a vida de algumas mulheres kkkkkk. Claro que a história não é só isso, eu achei bastante interessante a forma como a história é construída e, caso tenha sido feita da forma como eu tô pensando, Álvares de Azevedo era um gênio! No entanto, talvez por ele ser tão jovem quando escreveu esse livro, talvez por ter sido escrito em uma época muito diferente da minha, em alguns momentos eu acho a escrita um pouco amadora, diferente de outros clássicos que eu li, mas não que isso tenha deixado a história menos emocionante e horrorizante, claro. Acredito que o autor tenha cumprido seu objetivo, e realmente, em momento algum tive vontade de abandonar o livro (mesmo que alguns capítulos tenham feito meu sangue ferver de raiva). É isso!
comentários(0)comente



Julia 01/10/2024

O livro possui não só dois contos de Noite na taverna como também releitura de seus contos por outros literatos. Não é uma leitura fácil, mas você compreende o enredo.
comentários(0)comente



Gui 01/10/2024

A vida poderia ser uma eterna Noite na Taverna
Esse é um daqueles livros clássicos que me fazem amar clássicos. Um monte de bêbados reunidos contando suas histórias sobre amor, mulheres etéreas e morte (com muito sangue). Álvares de Azevedo foi um autor que morreu jovem, mas marcou a escrita com uma marca muito forte no romantismo e, claro, por suas histórias polêmicas, e Noite na Taverna é um ótimo exemplo disso. Curto, muito imagético e divertido.
comentários(0)comente



669 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR