Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert




Resenhas - Madame Bovary


1208 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


_mariaHst 20/01/2022

Madame Bovary
Meu erro foi ter começado o ano com esse.
O livro é bom? Sim, mas é classico então obvio que ia ter muita narração e pouco dialogo e eu ia achar chato. Mas é bom.

A Emma ao mesmo tempo que é de boa é muito odiavel/insuportavel e o coitado do Charles só sofreu a vida toda
comentários(0)comente



leiturasdaursula 11/01/2022

Misto de emoções
O livro é intenso, mas a narrativa me entediou em alguns momentos. Eu não consegui me conectar com a história desde o início e achei a Emma mimada e egoísta, mas entendo sua situação, visto que na época a mulher não tinha muitas opções. O casamento de Emma e Charles carece de diálogo, já que Charles, embora apaixonado e devoto a Emma, é alheio aos seus sentimentos e ambições. Emma, por outro lado, ao invés de tentar um diálogo com o marido, opta pelo adultério. O livro é cansativo em alguns momentos e os personagens são egoístas, imprudentes e que me provocaram raiva! Odiei Emma e seu completo desprezo pelo marido e pela maternidade. Mas será que faria diferente? Hoje temos meios de evitar uma gravidez, além de a mulher ter o direito ao divórcio e à liberdade financeira. Emma Idealizou um mundo perfeito e tentou viver de fantasia... É um livro polêmico, intenso e que desperta muitas emoções. Porém a narrativa foi entediante em alguns momentos e o final me decepcionou, por isso dei 3 estrelas.
comentários(0)comente



Simone 10/01/2022

Um clássico, não se pode negar a escrita perfeita de Flaubert, e sua crítica ao Romantismo e ao Clérigo.

Mas achei o livro chatíssimo, uma leitura com muitos detalhes e diálogos que para mim não fizeram diferença nenhuma ao longo da história.
Não consegui me conectar com nenhum personagem.
Entendo o valor e o peso desta obra, mas não consegui em nenhum momento sentir empatia por Emma, uma personagem tão fútil, mimada, egocêntrica e inconsequente, tão sonhadora que chega a beirar a loucura, eu a achei insuportável. Acho que nunca me senti assim com uma personagem principal.

Ela vivia em seus sonhos, e não encarava a realidade de fato.
Charles seu esposo, é um pobre coitado, sem um pingo de personalidade, que amava sua esposa e fazia tudo por ela, satisfazendo todos os seus caprichos e totalmente manipulável.
Simplesmente Emma criou um mundo perfeito em sua cabeça e queria tornar aquilo realidade, esquecendo muitas vezes do que é real de verdade.
Enfim precisei de grande esforço para terminar a leitura, mas até entendo que o livro porque o livro se tornou bastante polêmico na época, mas particularmente não me conectei com a leitura.
comentários(0)comente



Maristela 06/01/2022

Madame bovary tem muitos sonhos a realizar, tem um marido que a ama mais que tudo e uma filha, mas ela busca sempre algo mais em seus sonhos.
comentários(0)comente



ThayThay0 05/01/2022

Dropei
Livro péssimo do começo ao fim, Ema é uma personagem irritante e mesquinha. Carlos é submisso e não tem pro atividade nenhuma nesse casamento, além do começo no qual o bonito fez altas juras de amor pensando no dote. Um clássico que não me agrada, mesmo o autor escrevendo muito bem.
comentários(0)comente



Nat 04/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Classicão de peso. Consigo entender porque foi tão polêmico na época do lançamento. Porém, para hoje em dia, é um enredo comum. Muito bem escrito, mas com personagens um tanto rasos. Além do livro falar muito mais do marido do que de fato da Emma. Ainda assim, vale a pena a leitura.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
comentários(0)comente



Maria Fileto 31/12/2021

Esse foi um dos livros complicados para ler esse ano.

Foi bem sofrível acompanhar as ?loucuras? de Emma Bovary
comentários(0)comente



Felipe 29/12/2021

Poesia em prosa
Ler Flaubert é como ler poesia em formato de prosa. Cada frase tem beleza e lirismo. Tive vontade de engatar no francês só pra poder ler o original.
comentários(0)comente



Pam 28/12/2021

As Doces Ilusões
A história começa contando a vida de Charles Bovary, que podemos pular para o título do livro que é o que realmente nos interessa, quando conhece e se apaixona por Emma, uma mulher comum, mas muito sonhadora.
Emma é uma mulher de seu tempo, criada em convento de freiras que lia muitos romances, mas diferente dos comentários que ouvi a respeito da personagem, não a julgo como fútil, e sim alguém de sua época(inocente e sonhadora) alguém complexa.
Emma sonhava com um "amor ideal" do qual ela tanto lia nos romances, repudiava todo tipo de realidade e tentou viver de ideais, em meio a perdas ela nunca desistiu desse "ideal", mesmo sofrendo com a realidade.
Acredito que na primeira traição ela foi muito ingenuamente iludida pela falta de maturidade, mas quando ela reencontra o amante já mais velha, a gente passa a ver que ela mudou e encara a realidade de forma mais maliciosa, tanto que acaba fazendo dividas e no final não sabe como sair do próprio buraco em que se meteu e tenta de tudo para poder se livrar das dívidas, inclusive prostituição, mas acaba desistindo por seu pudor de "mulher honrada de época".
Entre a ingenuidade e malícia, Emma enfrenta adversidades em sua vida de forma a viver em um mundo próprio que ela criou com seu amante, mas acaba encurralada nesse mundo no final, e sem saída escolhe no turbilhão de emoções sua catarse trágica.

Flaubert aqui nos cativa com a sua forma de escrita, que prende o leitor até o final.
Aliás o autor chegou a dizer que era a própria "Madame Bovary" em sua vida pessoal.
comentários(0)comente



gabrieus 28/12/2021

Um livro que discute a problemática da instituição casamento, ressaltando a fraqueza de ideias românticas diante da transitoriedade do tempo. Além disso, o autor expõe outros conflitos que refletiam a realidade de sua época, como o choque da ciência com a religião depois do Iluminismo. A protagonista, Emma Bovary, escandalizou sua época por ser uma personagem feminina com desejos sexuais e que não era só espectadora da própria vida, ela tomava ações, diferentemente das personagens femininas estereotipadas, sempre lânguidas e ingênuas até então. Ela é, sem dúvida, um dos personagens mais marcantes da minha vida, sonhadora, amante de livros, melancólica... ela é fascinante! Fiquei com pena do Charles, mas o preço por se casar geralmente é esse mesmo, não tirando a culpa da Emma, é claro. Além disso, os diálogos são incríveis e são o resultado do trabalho exaustivo do Flaubert. Esse livro é espetacular! Leiam.
comentários(0)comente



Cayo.Fellype 27/12/2021

Ler clássicos por espontânea vontade está sendo bem interessante pra mim. Esse é um livro que foi passado na faculdade, mas acabei não lendo, somente vendo o filme. Decidi ler agr e me surpreendi. Se hoje já seria uma grande polêmica um livro lançado com os temas abordados, imagina como deve ter sido quando foi realmente publicado, não é atoa que na época o autor foi até levado ao tribunal. Eu realmente gostei bastante do livro, mas tinha preguiça da personagem Emma com toda aquela melancolia, de achar que sempre viveria um conto de fadas e tudo o mais. Mas para quem gosta de um bom romance clássico, é um ótimo livro.
comentários(0)comente



Sergio.Silva 27/12/2021

Se Madame Bovary vivesse nos dias de hoje.
Como seria este romance nos dias atuais? Um reflexão um tanto provocadora, muita coisa mudou na condição social da mulher, podemos dizer que a mulher de hoje tem mais espaço na sociedade do que Madame Bovary do século dezoito, com certeza podemos enumerar diversos avanços, entretanto, também podemos dizer que muita coisa não mudou, até por questões biológicas, a mulher continua dando a luz, continua assumindo a administração do lar dentre outros papéis. O livro também trata de desafios ainda presentes em nossa sociedade, o tema do suicídio, da escolha de uma profissão, do bulling nas escolas, do atendimento de saúde, da especulação financeira. Um livro com muitas possibilidades de reflexão.
comentários(0)comente



Millagms 25/12/2021

Me surpreendi
No início eu estava com medo de ser uma leitura muito complicada e se eu viesse aqui e dissesse que foi fácil eu estaria mentindo mas estou muito feliz de não ter desistido nos primeiros capítulos. Muitas cenas são realmente bem detalhadas, o tipo de livro que fica duas páginas falando de como o sol brilha mas eu acredito que isso seja uma característica muito forte da escrita do autor e acrescenta um tom único a leitura, também aprecio muito a ironia presente em muitos momentos da obra. No geral gostei bastante e espero poder fazer uma releitura daqui a alguns anos. Eu acho que vale muito a pena dar uma chance para Madame Bovary e se não for o seu estilo de livro está tudo bem :)
comentários(0)comente



Marcio Claver 17/12/2021

Madame Bovary
Os livros de Flaubert são conhecidos pela sua precisão, na escolha do vocabulário, sintaxe e estrutura do enredo. A publicação chocou a sociedade francesa e foi motivo para o autor ir parar nos tribunais. Ele foi acusado de imoralidade, e ao final do processo, ele foi absolvido, mas fez questão de polemizar dizendo: “Madame Bovary sou eu”.
comentários(0)comente



Rutinha100czs 17/12/2021

Gosto muito dessa história. Eça de Queiroz revela muito da frivolidade da vida naquela época, além de criticar a hipocrisia da sociedade.
comentários(0)comente



1208 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |