Paty 28/09/2021Um livro horrívelEu vi que uma editora colocou esse livro como sendo um livro romântico. Eu discordo bastante porque aqui só tem desgraça e nada de coisas realmente românticas.
Aqui nós temos a Emma, a Madame Bovary, uma das personagens mais chatas, egoístas que eu já vi no meu parco arsenal de literatura. Para mim, ela basicamente estragou a história inteira. Conversei com a minha professora sobre, e foi bacana porque minha professora ama esse livro e ama a Emma. Ela apresentou vários pontos nos quais eu não tinha pensado a respeito da coisa toda, mas nada me fez sentir menos irritada com a Emma e com tudo o que ela fez. Ela foi uma pessoa muito terrível no decorrer da história. Eu entendo que não teve ninguém pra ensinar os caminhos das pedras de uma vida em que não existem cavaleiros dourados, mas teve outros pontos que me revoltaram bastante. Tudo bem ser sonhadora, eu sou sonhadora, não tem nada errado com ficar imaginando as coisas, sabe, não é ela ser sonhadora que estraga tudo. O que estraga tudo é que ela é otária demais em tudo o que ela faz. É uma pessoa irresponsável, ela nunca cresceu realmente, nunca se tornou adulta. Uma coisa é que ela foi uma péssima mãe em todos os sentidos possíveis. Outra coisa é que ela não sabia administrar o dinheiro da casa que já era pouco. Minha professora argumentou que naquela época não tinha um pensamento como economizar ou administrar dinheiro da mesma forma que fazemos hoje. Tudo bem, entendo isso, mas a pessoa não parar de fazer dívida quando sabe que tem mais outras tantas dívidas que não foram quitadas não é uma coisa de época, é uma coisa de gente idiota. Ela já tinha N números de dívidas com o vendedor e ela não deixava, em momento algum, de fazer ainda mais dívidas e isso acabou ferrando o futuro da própria filha. Isso é revoltante de uma forma que, para mim, não tem como defender a mulher.
A verdade é que tem outros pontos, mas não estou com muita paciência para ficar só falando mal e criticando. Esse livro me tirou muito da minha pouca boa vontade e não quero me estender demais nisso. E o livro é chato por si só porque não acontece nada, e todo o momento eu só queria que os adultérios dela fossem descobertos e ela fosse, sei lá, excomungada, sentenciada à morte ou sei lá. Odiei ela do começo ao fim.