Geise @leiturasdageh 18/05/2019O QUE É SER FELIZ PARA VOCÊ? QUAL SUA DEFINIÇÃO DE FELICIDADE?A leitura de Madame Bovary, não foi uma leitura fácil para mim. Tive por diversas vezes, dificuldade em compreender o sentido de alguns diálogos e acontecimentos. Temos aqui uma linguagem bem formal. Porém esse fato, não fez com que eu desistisse da leitura, e conforme fui avançando, embora nem sempre compreendendo, a história foi me envolvendo e muito.
A história de Charles Bovary e sua esposa Emma, é uma história que levanta muitos questionamentos e reflexões. Principalmente, em relação ao sentido da palavra “FELICIDADE” e como sua definição para alguns, é tão complexa.
Emma Bovary é uma amante dos livros. E ela acredita que aquela felicidade encontrada em muitos dos romances que leu, é algo que ela pode viver também. Ela acredita no “felizes para sempre”. Uma mulher sonhadora. E quando Charles Bovary cruza seu caminho, ela vê a chance de se casar e viver sua tão desejada felicidade. Como ela estava empolgada por isso. Mas, quando o casamento acontece e os dias foram passando, uma grande frustração chegou e com ela a pergunta: Onde está aquela felicidade que encontrei inúmeras vezes nos casamentos das histórias que li?
Emma engravida, e torce para que seja um menino, pois assim novamente, como nas histórias que leu, um filho trará grande felicidades. Como era lindo a maternidade em seus livros! Mas, como já podemos imaginar, não foi isso que aconteceu. E mais uma vez, ela está totalmente frustrada.
Pois é, Emma, infelizmente, não tinha consciência que a vida real, nem sempre era um conto de fadas. E nisso ela começa a criar ideias que se ela morar em outro lugar, que se ela frequentar grandes festas, que se ela tiver as melhores roupas e a melhor decoração, e que se ela tiver um amante, ai sim ela será feliz. E assim começa as desgraças na vida de Emma.
Para mim, o problema de Emma era desejar tanto viver a felicidade de personagens, que acabou não percebendo que a sua felicidade estava em suas mãos. Deixou de viver momentos maravilhosos ao lado do seu marido e filha, porque acreditava que a felicidade não estava nesses momentos e sim em algo mais longe e mais caro. Foi muito angustiante acompanhá-la nessa busca incessante por algo que estava tão próximo dela e ela não conseguia perceber.
Apesar de a história ter como personagem principal Emma, na verdade o livro, Madame Bovary, nos conta a história de Charles Bovary, de sua infância ao fim da vida.
O livro aborda outros temas importantes e nos prova que é fato que, “o que plantamos é o que colhemos”. A forma como o autor nos mostra isso, é assustador.
Enfim, Madame Bovary é uma leitura que ficará em minha mente por um bom tempo. Foi muito bom, saber por mim mesmo, a importância tão mencionada em relação a essa obra.