Paula.Costa 25/06/2023
Ótima leitura, principalmente quando se tem o contexto histórico. Deixei pra ir atrás do contexto só após terminar e senti que tivesse feito isso antes teria aproveitado mais a leitura.
Numa leitura rasa, é um livro sobre uma mulher adúltera, inconsequente e egoísta. Emma é tudo isso mesmo, mas é muito mais que isso. Ela é humana, tem desejos e dá vazão a esses desejos, comete erros, é sonhadora e romântica. Vive um casamento frustrado, com um homem que, apesar de amá-la e ser bondoso, é apático e conformado o que a frustra profundamente e é a partir dessa frustração e por sonhar viver um grande amor como os dos romances que ela lê, que ela se lança numa vida de adultério e mentiras. É importante ter em mente que é um livro escrito no século XIX, que o autor foi inclusive, processado por tê-lo escrito, tamanho o tabu que esse tema representava.
As discussões que se apresentam a partir dele são infinitas. Muita gente tem um ranço gigante e nem dá uma chance a essa leitura pq uma protagonista que erra? Ainda mais uma mulher, esposa e mãe, que absurdo! Mas é uma leitura que eu recomendo. Só fica uma pergunta, será que se Emma fosse um homem ele seria tão odiado e esse livro seria considerado tão polêmico?
(Ps. Estejam preparados pra uma narrativa lenta, extremamente descritiva que hora é interessante por vc conseguir se transportar para o cenário descrito, hora é cansativo pq é só uma sala, precisava mesmo 2 páginas para descrevê-la? Enfim, é uma característica do autor. Demora um pouco pra engrenar, até uns 30% do livro quase desisti, mas valeu a pena ter perseverado pq é um livro incrível demais)