Brubis 11/03/2023
Atordoante
- Resumo do livro:
O livro conta a história de Emma Rouault, uma mulher do interior da França muito à frente de seu tempo, que sonha com uma vida emocionate, cheia de aventuras, digna de fanfic. Entretanto, ela casa com Charles Bovary, sujeito medíocre e sem ambições, que leva uma vida pacata e sem luxos. Assim, cansada da monotomia, Emma se envolve com vários amantes e, ao decorrer da história, vemos o seu definho mental.
- Minha opinião:
O estilo de escrita Flaubert é bem interessante, pois o narrador alterna entre a visão interna (mente do personagem) e a externa (narração dos fatos), que, por sua vez, se misturam. Além disso, ele utiliza da licença poética para dar mais ênfase e emoção às passagens. Não acho que seja uma leitura fácil, mas, comparada a outros clássicos, ela é mais simples.
Quanto a história, ela tem altos e baixos. Algumas partes são chatas, porque tem muita descrição do ambiente e a Emma se torna repetitiva, sempre reclamando das mesmas coisas. Mas tem partes interessantes de se ler. Achei os personagens principais muito bem construídos também. Você se envolve bastante com a história e quer saber o que vai acontecer com os personagens. Tem algumas críticas à sociedade também, e é impossível esquecer Emma Bovary, apesar de você se estressar algumas vezes com a personagem, porque ela possui sentimentos muito reais.
Porém, acredito que o livro tenha sido mais impactante na época em que foi lançado. Hoje em dia as coisas escritas nele são mais normalizadas.